Internacional semba - (In) Continente, Domingo 29, Zona Franca no Bartô LISBOA

Banda angolana com sembas para dançar e rasgar a sala na passada. A estória da música de resistência dos anos 60 aos nossos dias.  Muxima de Angola.
BARTO (CHAPITO), dia 29 de julho das 22h às 2h
Entrada livre

web

27.07.2012 | par herminiobovino | música, música angolana, semba

Workshop Danças no b.leza, 22 de julho, LISBOA

O Semba, como é dançado hoje em dia na capital angolana

A evolução do Semba, ao longo dos quase 60 anos da sua existência, foi contínua, consequente e mesmo impressionante. De uma dança com os passos simples e limitados (o que não quer dizer pouco expressivos), transformou-se numa das danças mais sofisticadas e ricas em figuras, posturas e movimentos, de todas as danças angolanas.
A arte de execução do Semba actual, requer, para além da aptidão de acompanhar o ritmo rápido e vivo que caracteriza a maioria das músicas, uma grande capacidade de improvisação, criação, imaginação e sensualidade. Os dançarinos do Semba são como os músicos-virtuosos – impressionam com a facilidade com que transformam os elementos básicos, (no caso da dança: os passos e as figuras), num espectáculo brilhante e deslumbrante, numa verdadeira festa para os olhos dos espectadores.
Os próximos convidados de danças no b.leza são verdadeiros virtuosos do Semba. Jovens, mas com a grande experiência como bailarinos, conseguem sempre emocionar o púlico que assiste às suas apresentações. A Bernadeth e o Dilson vivem em Angola, conhecem as útlimas tendências tanto na área da música, como da dança. E, para além dos conhecimentos, possuem uma grande capacidade de transmiti-los. Após o workshop e a conversa, a festa continuará com os sons dos melhores sembas escolhidos por Calú Moreira.

Convidados
BERNADETH e DILSON (Angola)
Vencedores de AfricAdançar 2009
22 de julho, 21h30.

 

b.leza
Rua Cintura do Porto de Lisboa, armazém b (Cais do Sodré)
info: 963612816 ou info@dancas.pt

19.07.2012 | par candela | africadançar, angola, B.Leza, Bernadeth e Dilson, semba, workshop

Viseu | 30 Junho| Noite Afro- Latina

26.06.2012 | par joanapereira | danças, Funáná, kizomba, kuduro, Portugal, semba, Viseu

O Fado, o Jazz e o Semba, em LUANDA

Instituto Camões - Centro Cultural Português em Luanda apresenta a Conferência “O Fado, o Jazz e o Semba”  que contará com a presença dos artistas  a  Carlos do Carmo, Afrikanitha e Paulo Flores, que terá lugar no dia 31.03.2011, pelas 18H30, no Auditório Pepetela.

30.03.2011 | par martalanca | fado, jazz, semba

Paulo Flores I Raíz da Alma (2010) - pt

CENTRO CULTURAL DE BELÉM - Lisboa
24 OUTUBRO | 21H00
CASA DA MÚSICA - Porto
26 OUTUBRO | 21H30

Paulo Flores, foto de José FernandesPaulo Flores, foto de José Fernandes

PAULO FLORES é hoje em dia considerado como uma das mais importantes figuras no panorama musical angolano. Com mais de 20 anos de carreira, continua a ser um defensor incansável do Semba.
Ex-Combatentes (“Viagens”, “Sembas” e “ Ilhas”) foi o espectáculo que apresentou o ano passado em Portugal e onde o artista sintetizava as experiências de vida ao longo da sua vasta carreira. No entanto, neste concerto PAULO FLORES abria já uma nova abordagem musical.
Um ano depois PAULO FLORES regressa a Lisboa e Porto com um novíssimo espectáculo RAIZ DA ALMA. Aqui o artista procura com o Semba as palavras e as melodias, o pensamento, as novas estéticas e os conteúdos de uma lembrança literária recente, visual, auditiva que permite reconstruir as afinidades alicerçadas na memória que vai sendo apagada na sociedade moderna.
Neste trabalho PAULO FLORES revisita o Semba tradicional de Angola em busca dos seus segmentos rítmicos originais; uma homenagem a um dos estilos musicais angolanos mais populares e um contributo para a salvaguarda do património musical angolano.

You are missing some Flash content that should appear here! Perhaps your browser cannot display it, or maybe it did not initialize correctly.

 

vídeo de Sérgio Afonso

10.10.2010 | par martalanca | música angolana, Paulo Flores, semba