3º Encontro com a Cultura sob o tema Arquivo e Tradição Oral na Guiné-Bissau

No próximo dia 13 de abril, iremos realizar o 3º Encontro com a Cultura sob o tema Arquivo e Tradição Oral na Guiné-Bissau, na Sala 1 da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. Esta atividade será dinamizada no âmbito do projeto “Ur-GENTE – Centro de Artes Cénicas Transdisciplinar de Bissau” apoiado pelo PROCULTURA (financiado pela União Europeia e gerido e cofinanciado pelo Camões, IP.), e implementado na Guiné-Bissau pela ONGD VIDA, em estreita parceria com diversas entidades.

Os “Encontros com a Cultura” são uma atividade integrada neste projeto, tendo iniciado em novembro de 2022 na Guiné-Bissau. Com frequência regular, reúnem um coletivo diversificado que se encontra – em presença ou digitalmente – para debater, refletir e gerar novos olhares que resultam do cruzamento que interliga o contexto e vozes da Guiné-Bissau, ao mundo. Com foco em temáticas relacionadas com as áreas artísticas, culturais e sociais, pretendem gerar um movimento contínuo de pensamento, que inspire ações democráticas e inclusivas no planeamento e no desenho estratégico da política cultural da Guiné-Bissau. O 3º Encontro com a Cultura conta com a parceria do Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e será dinamizado a partir da Fundação Calouste Gulbenkian em simultâneo com o Centro Cultural Português em Bissau.

Muito gostaríamos de contar com a sua participação! Para se inscrever (apenas para quem assiste presencialmente desde Lisboa), deverá preencher o formulário aqui.


12.04.2023 | par mariadias | cultura, Guiné Bissau, ONGD Vida, tradição oral

NA SOMBRA DO EMBONDEIRO. Contos, Poesia, Musica.

Quatro histórias da tradição oral moçambicana e cinco poemas foram adaptados aos ritmos musicais com instrumentos tradicionais. Rafo Díaz, reconhecido narrador de histórias de nacionalidade peruana, e Luka Mukhavele, professor e pesquisador de música tradicional de Moçambique, juntaram-se, para oferecer ao público de Maputo um espectáculo familiar, único e diferente.

Acompanhados pelos músicos Amminadab Jean de Haiti no violino e na Viola, Simas de Moçambique na Percussão e bateria, Paulo Makuma no baixo eléctrico e Laurent Roquier na Trompete. Luka e Rafo, convidam-nos a realizar uma viagem, pelos extravasados reinos da imaginação popular. 

Sexta feira 01 de Abril- 18h30. ICMA.

Instituto Cultural Moçambique - Alemanha.

89, Rua Carlos Albers. Maputo.

Valor 150mt.  Entrada Limitada.

  

Contato: 828 897 805  rafodiaz@yahoo.com 

 

TEMPORADA MES DE MAIO

01 de Maio. Feria do Livro Maputo. Parque dos Continuadores. 

Sábados 07, 14, 21, 28 de Maio. / 18h30

 

RESTAURANTE, LOUNGE & BAR

Av. Marginal 60. Frente a praia das acácias Bairro do Triunfo. 

27.03.2011 | par martalanca | Moçambique, tradição oral