Inquietudes – Conversa sobre herança colonial

Sexta-feira, 12 de Maio, 18h30, em Lisboa, no Hangar

Conversa com Paulo Moreira (INSTITUTO), Isabel Stein (InterStruct Collective), Claudia Henriques (Associação Luso-Africana Ponto nos Is) e Nuno Coelho (Univ. Coimbra, CEIS20RAMPA); e jantar convívio aberto ao público.

Desde 2020, um grupo de entidades e coletivos do Porto tem vindo a desenvolver uma série de projetos colaborativos sobre a herança colonial nos seus contextos. Essas iniciativas têm permitido construir uma reflexão ampla sobre os efeitos desses legados na sociedade atual, aos níveis social, político e urbano. Este evento pretende apresentar os processos, resultados e desdobramentos deste trabalho, e cruzar essas experiências com indivíduos e grupos envolvidos nas lutas particulares do contexto lisboeta.

Em plena pandemia, dedicámo-nos a desvendar, pensar e questionar os vestígios – materiais e imateriais – do passado colonial e suas manifestações nas nossas cidades: desde os monumentos e espaço público, até aos valores culturais e históricos. Ouviram-se testemunhos de várias disciplinas, e a partir de diferentes geografias. O ciclo de debates “Pós-Amnésia – Desvendando Manifestações Coloniais”, realizado em 2021, ganhou vida e inspirou novas iniciativas: publicação, programa público, oficina, projetos de criação artística. Alianças e cumplicidades levaram ao projeto “ThisPlace – Stories of displaced people in Chernihiv, Diyarbakır, and Porto”, realizado entre 2021 e 2022, uma reflexão sobre comunidades deslocadas, discriminadas ou marginalizadas em Ucrânia, Turquia e Portugal.

O projeto foi desenvolvido no âmbito do VAHA (VAHA hubs), uma iniciativa da Anadolu Kültür e MitOst e.V. financiada pela Stiftung Mercator e pela European Cultural Foundation.

 

 

12.05.2023 | par mariadias | colonialismo, conversa, cultura, herança, inquietudes

Panorama #22

Exposições, sessões de cinema e concertos abrem ao público na Escola das Artes


Entre 16 e 17 de setembro, a Escola das Artes vai apresentar os projetos artísticos dos estudantes finalistas em exposições, sessões de cinema, concertos e conversas. Um momento de partilha onde também será apresentado o Anuário 21-22. A entrada é gratuita e as sessões vão decorrer em vários espaços da Escola das Artes da Universidade Católica no Porto.

O que une todas e todos é a forma como cada um dos projetos finais que agora apresenta, e que simbolicamente são o elemento de conclusão da sua passagem por esta universidade, expressam a diversidade, a liberdade e a permanente experimentação artísticas, que são valores axiais do projeto pedagógico e cultural da EA,” salienta Nuno Crespo, diretor da Escola das Artes, reforçando que “O Panorama #22 não celebra unicamente o percurso que os finalistas fizeram na Escola das Artes da Universidade Católica, mas projeta-os no futuro.”

Entre concertos, performances musicais, exposições e talks, a comunidade da Escola das Artes da Universidade Católica irá mostrar os trabalhos dos seus estudantes finalistas nas mais diferentes áreas: Conservação e Restauro; Animação; Cinema; Fotografia; Indústrias Criativas; New Media Art; Sound, Art e Design; e Som e Imagem.

Mais informações.

13.09.2022 | par Alícia Gaspar | anuário, cinema, concerto, conversa, Escola de Artes, exposição, panorama, universidade católica do porto

Nasce um novo hub no Porto que explora a herança colonial da cidade

Através de uma parceria entre o INSTITUTO, o colectivo InterStruct e a Rampa, nasce na cidade do Porto um hub ao abrigo da iniciativa VAHA, uma rede de diálogo composta por organizações culturais da Turquia e de outros países europeus que visa sensibilizar e emancipar a sociedade civil face aos mais diversos desafios sociais e políticos. 

O primeiro resultado dessa sinergia traduz-se num ciclo de conversas virtuais sobre os vestígios da herança colonial da cidade do Porto, com o título de “Pós-Amnésia: Desmontando Manifestações Coloniais”. Dedicado a desvendar, pensar e questionar os vestígios - materiais e imateriais - do passado colonial da cidade, este ciclo é constituído por três debates com especialistas de várias áreas que partilham as suas experiências a partir de diferentes geografias. 

O primeiro debate, “Monumentos e Memoriais” acontece a 25 de fevereiro (19h00) e conta com a participação de Beatriz Gomes Dias / DJASS, Bárbara Neves Alves e Felipe Moreira. Será moderado por Mamadou Ba

O segundo debate, “Rotas e Toponímia”, será marcado pela participação de Cartografia Negra (São Paulo), African Lisbon Tour (Lisboa) e Rota dos Escravos (Luanda), com a moderação de Isabeli Santiago. Acontece no dia 4 de Março, também às 19h00.

Por último, a terceira conversa, que decorre no dia 11 de março (19h00), irá incidir sobre “História e Cultura”, e contará com a participação de Ângelo Delgado, Onésio Intumbo e Manuel de Sousa, assim como com a moderação de Navváb Aly Danso

 

Os debates terão lugar virtualmente, pelo que podem ser acedidos através das redes sociais do INSTITUTO, do InterStruct ou da Rampa

Ligação para o evento: https://fb.me/e/24pmwoNZj?ti=wa 

Mais detalhes sobre estes debates e o ponto de partida:

Monumentos e Memoriais — 25/fev

Refletir sobre estruturas comemorativas a partir do seu potencial simbólico, assim como o interesse público sobre a sua edificação e preservação. O debate será fomentado pela análise de monumentos existentes no espaço público que perpetuam narrativas coloniais, assim como de monumentos que oferecem uma contranarrativa à dominante, a partir de casos específicos nas cidades de Lisboa, Porto e São Paulo.

  • Memorial à Escravatura - Beatriz Gomes Dias, Djass 

  • Monumento ao Esforço Colonizador Português - Bárbara Neves Alves 

  • Imagens de Controle e Monumentos - Felipe Moreira

  • Moderação: Mamadou Ba


Rotas e Toponímia — 04/mar

Abordar a “amnésia” que parece existir no espaço urbano e na toponímia de ruas, praças, placas de lojas, etc., questionando as representações que celebram pessoas ou eventos relacionados com o comércio de escravos, colonialismo e guerra colonial, assim como a ausência de representações contra-hegemónicas e decoloniais. Neste debate participarão grupos e iniciativas que têm promovido esta discussão nas cidades de Lisboa, Luanda e São Paulo.

 

  • Volta Negra - Cartografia Negra
  • African Lisbon Tour - Naky Gaglo
  • Rota dos Escravos - Associação KALU
  • Moderação: Isabeli Santiago 

 


História e Cultura (11/mar) - 19h

Refletir sobre o legado colonial em Portugal a partir da sua dimensão histórica e cultural. Assim, narrativas e linguagens hegemónicas são questionadas, enquanto perspectivas anticoloniais fazem emergir a multiplicidade de relações de poder e de experiências subjetivas que foram historicamente marginalizadas. 

 

  • Sem Ofensa - Ângelo Delgado 
  • Onésio e a Azagaia - Onésio Intumbo
  • Porto Desaparecido - Manuel de Sousa
  • Moderação: Navváb Aly Danso

 

22.02.2021 | par Alícia Gaspar | conversa, debate, evento online, herança colonial, legado colonial em Portugal, palestras online, porto, Portugal

Praça NHO JON

PRAÇA NHO JON leva a praça, o encontro, para a internet e alarga cumplicidades entre todos para refletirmos sobre nós próprios que, dia a dia, tentamos fazer OUTROS BAIRROS, bem como, para deixar que se ouçam as vozes das comunidades. 
A semana terá, então, uma roda de conversa diária com transmissão em directo no canal do OUTROS BAIRROS no youtube e, paralelamente, uma projeção em streaming na Praça Nho Jon, no Alto de Bomba. 
Um processo que pretende efectuar a reabilitação urbana a partir do modo de vida da população local, com o fim de construir uma metodologia transgressora capaz de questionar os modelos vigentes e de se relacionar com os constrangimentos que as práticas utilizadas encontram, entendendo o território como uma área de potência, esta semana, abre, igualmente, as suas portas e disponibiliza dois momentos de visita às obras realizadas e/ou em curso. Para isso, a cada dia as visitas poderão ter um número limitado de 15 pessoas e realizar-se-ão nas seguintes datas:
11 de Novembro - 9:00 14 de Novembro - 9:00
Todos os interessados devem enviar inscrição para iniciativaoutrosbairros@gmail.com até às 17:00 do dia 10 de Novembro, para a visita de 11 de Novembro, e até às 17:00 do dia 13 de Novembro, para a visita de 14 de Novembro.
Contamos com todos!

Programa

Painel 01 - 09 de Novembro, 17:00 (BR)  I 19:00 (CV)  I 20:00 (PT) 

Das áreas informais aos territórios em resistência - Álvaro Domingues (PT) I Ema Barros (CV) I Kenny Paris (CV) I Daniel Wagner (BR) I Moderador - Redy Lima (CV) 

Painel  02 - 10 de Novembro, 17:00 (BR)  I 19:00 (CV)  I 20:00 (PT) 

O modo de vida e o lugar - Irlando Ferreira (CV) I Fabiane Vencezlau (BR) I Eliano Nascimento (CV) I Miriam Kargbo (CV) I Elaine de Pina (CV) I Euclides dos Santos (CV) I Moderador - José Paiva (PT)  

Painel 03 - 11 de Novembro, 17:00 (BR)  I 19:00 (CV)  I 20:00 (PT) 

Hortas comunitárias - Tomaz Lotufo (BR) I  Claudia Visoni (BR) I Jakob Kling (GR) I Nélida Correia (CV) I Gesseila Garcia (CV) I Moderação: Guilherme Gonçalves (BR) 

Painel 04 - 12  de Novembro, 17:00 (BR)  I 19:00 (CV)  I 20:00 (PT) 

Kubaka - BNegão (BR) I Elisa Lucinda (BR) I Patrícia Ramos (CV) I Reven Almeida (CV) I Bia Ferreira (BR) I M.A.B. 6 (cv) I Moderador - António Tavares (CV)

Painel 05 - 13 de Novembro, 17:00 (BR)  I 19:00 (CV)  I 20:00 (PT) 

Amdjers na obra - Astu Kargbo (CV) I Sara Estrela (CV) I Calceteiras do Carriçal (CV) Maísa Fortes  (CV) I Celeste Fortes (CV) I Moderação: Rita Raínho (PT)

Painel 06 - 14 de Novembro, 17:00 (BR)  I 19:00 (CV)  I 20:00 (PT) 

Iniciativa OUTROS BAIRROS: QUE FUTURO? - Raquel Rolnik (CV) I Flavio Higuchi + Alessandra Iturrieta (BR)  I Bernardino Gonçalves (CV) I Kenny Paris (CV) I Redy Lima (CV) I Moderação: Nuno Flores (PT)

09.11.2020 | par martalanca | conversa, convite, praça nho jon, reflexão

Noite Crioula e Encontro com o Investigador Caboverdiano Moacyr Rodrigues

 Mais uma Noite Crioula no Centro InterculturaCidade. Desta vez uma noite com São Vicente e o barlavento caboverdiano na memória e no coração. “Um tempe Soncente era sabe”, reza uma célebre e sempre lembrada morna de Sérgio Frusoni. É em momentos como este entendemos mais como esse “tempe” pode ser também hoje.

A iniciativa decorre no próximo sábado, dia 29.

19h 30m » Palestra: “ Razão da Invisibilidade da Mulher Caboverdiana na Memória da Invenção da Morna

20h 30m » Jantar tradicional caboverdiano
Entrada: Mandioca frita
Prato: Cachupa
Sobremesa: Bolo de Banana

22h 30m »  Conversa á volta do livro “O Carnaval do Mindelo: Formas de Reinvenção da Festa e da Sociedade” do investigador Caboverdiano Moacyr Rodrigues

Sujeito a inscrição prévia por e-mail ou telefone.

 

Contactos:
Centro InterculturaCidade
Tel. 21 397 57 16 |  centro.interculturacidade@gmail.com
Travessa do Convento de Jesus, 16 A, 1200-126 Lisboa  
interculturacidade.wordpress.com

27.10.2011 | par joanapires | Cabo-verde, conversa, palestra, sociedade