Nikias Skapinakis - Presente e Passado (exposição)

Preview à exposição:
Nikias Skapinakis - Presente e Passado, 2012 – 1950.
26 de março (segunda-feira) às 15h

Museu Coleção Berardo tem o prazer de convidar os órgãos de comunicação social para a preview à exposição ‘Nikias Skapinakis. Presente e Passado. 2012 - 1950’ a decorrer na próxima segunda-feira, 26 de março, às 15h, no piso 2.
A visita à exposição será orientada pela comissária, Raquel Henriques da Silva, e contará com a presença do artista, Nikias Skapinakis.

Esta exposição, que se apresenta no Museu Coleção Berardo até 25 de junho, constitui a mais ampla e significativa antologia dedicada à obra de Nikias Skapinakis, reconhecido como um dos nomes mais relevantes da arte portuguesa na segunda metade do século XX. A exposição, comissariada por Raquel Henriques da Silva, organiza-se em sete núcleos reveladores da extraordinária amplitude e diversidade, bem como das inúmeras possibilidades formais e expressivas do trabalho de Nikias Skapinakis, desenvolvido durante mais de sessenta anos. A singular capacidade de síntese na abordagem da imagem e o permanente diálogo com a cultura portuguesa ou ocidental, que as suas pinturas definem, torna claro o sentido e o valor do seu contributo para um entendimento das mesmas.

A las cinco en punto de la tarde (TAG 33) Óleo sobre tela | Col. de Arte Moderna Gerardo RuedaA las cinco en punto de la tarde (TAG 33) Óleo sobre tela | Col. de Arte Moderna Gerardo Rueda

Preview: 26 de março, 15h | Inauguração: 28 de março, 19h
Exposição patente até 25 de junho

Agradecemos confirmação de presença através de email ou telefone.

Namalimba Coelho
Assessora de Imprensa/Press Manager
FAMC | Museu Colecção Berardo - Arte Moderna e Contemporânea
Tel.: +351 213612637 | M.:   +351 96 1750095
namalimba.coelho@museuberardo.pt

Praça do Império, 1449-003 Lisboa, Portugal
t: +351 213 612 878 f: +351 213 612 570
museuberardo@museuberardo.pt
www.museuberardo.pt

21.03.2012 | by herminiobovino | exposição, museus

VI Encontro de Museus de Países e Comunidades de Língua Portuguesa

07.06.2011 | by martalanca | museus

Museus afro-atlânticos em debate, de 24 a 27 de Maio em São Paulo

Estão abertas as inscrições para o I Encontro Afro Atlântico na Perspectiva dos Museus, no Museu Afro Brasil.
O encontro visa aprofundar o diálogo a respeito das formas como os museus representam o continente africano por meio de suas elaborações conceituais-curatoriais. As diversas possibilidades de interpretar a arte africana tradicional e contemporânea e sua inserção em museus nacionais e internacionais serão debatidas a partir dos temas indicados.

 

Com Abdou Sylla (IFAN-Senegal), Constantine Petridis (Museu de Arte de Cleveland), Karen Milbourne (Museu Nacional de Arte Africana do Instituto Smithsonian), Samuel Sidibé (Museu Nacional do Mali), Susan Vogel (Universidade de Columbia), Henry Drewal (Universidade de Wisconsin-Madison), Marta Heloísa Salum (Museu de Arqueologia e Etnologia/USP), Emanoel Araujo (Museu Afro Brasil) (Benim), Dominque Zinkpè, Lisa Binder (Museu para a Arte Africana – Nova York), George Preston (Museu de Arte e Origens – Nova York).

03.05.2011 | by martamestre | Instituto de Estudos Brasileiros, Museologia, Museu Afro-Brasil, museus, património

VI ENCONTRO DE MUSEUS DE PAÍSES E COMUNIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA

Tendo como principais objectivos incentivar e aprofundar a troca de experiências e o estabelecimento regular de parcerias entre profissionais e museus em países e comunidades de língua portuguesa e potenciar a sua afirmação no seio do ICOM, terá lugar a 26 e 27 de Setembro de 2011, em Lisboa, no Museu do Oriente, o VI Encontro de Museus de Países e Comunidades de Língua Portuguesa, organizado pela Comissão Nacional Portuguesa do ICOM (ICOM-PT), em parceria com a Fundação Oriente, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e a União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA).
Para a realização deste Encontro, o ICOM-PT conta com o apoio da Comissão Nacional Brasileira do ICOM (ICOM-Brasil), com a qual expressou, em Novembro de 2010, na 22ª Conferência Internacional do ICOM em Xangai, um apelo conjunto à participação de profissionais dos diversos países e comunidades associadas à lusofonia, através de representantes que venham a assegurar o desenvolvimento ou a constituição de comités nacionais e de outros meios de partilha de informação e de cooperação no âmbito cultural, patrimonial e museológico, nomeadamente em Angola, no Brasil, em Cabo Verde, na Guiné-Bissau, em Moçambique, em Portugal, em São Tomé e Príncipe e em Timor-Leste. Assim, no âmbito deste encontro terá ainda lugar a I Reunião das Comissões Nacionais da CPLP.
Apresentando uma versão preliminar do Programa do Encontro, apelamos aos membros do ICOM-PT para que acompanhem a informação que irá sendo disponibilizada no nosso website sobre esta importante iniciativa e também para que colaborem na sua divulgação junto de outros profissionais e potenciais interessados nos objectivos deste projecto.

 

Consulte o Programa

16.04.2011 | by martalanca | Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), museus