Lisboa na Rua debate temas da atualidade por intermédio da arte

Até 19 de setembro, a música, o teatro, a dança, o cinema, as artes plásticas, o circo e a magia vão invadir as ruas da cidade lisboeta. As atividades advêm da iniciativa Lisboa na Rua, que este ano explora temas como o ambiente, o feminismo e o desporto.

Fotografia disponível via UnsplashFotografia disponível via Unsplash

Para encerrar o mês de agosto a videoarte, a dança e a magia prepararam um conjunto de apresentações ao ar livre em vários locais da cidade, através do festival Fuso, do ciclo Dançar a Cidade – que nesta edição transforma bibliotecas, museus e monumentos em pistas de dança seguras – e do Lisboa Mágica.

Em setembro é a vez da artista Grada Kilomba inaugurar no MAAT - Museu de Arte Arquitetura e Tecnologia uma instalação. O objetivo do projeto é recordar histórias e identidades dos nossos antepassados. Simultaneamente, serão ainda resgatados feitos de mulheres portuguesas que marcaram a diferença nas suas épocas, no regresso das Antiprincesas à companhia dos mais novos.

Nesta linha, o CineCidade regressa ainda ao jardim do Museu de Lisboa com quatro filmes para ver ao ar livre. As sessões ocorrem todas as sextas e sábados, a partir das 21h30, numa edição dedicada aos direitos humanos no mundo do desporto. Neste local terá igualmente lugar o primeiro espetáculo escrito e encenado pela rapper Capicua, A Tralha, que nos recorda a urgência das preocupações ambientais.

Ao longo deste mês de programação, destaque ainda para os concertos O Conde de Monte Cristo, interpretado pela Orquestra Orbis, e o concerto de estreia do Maestro Martim Sousa Tavares a dirigir a Orquestra Gulbenkian, para uma “não-edição” do Festival Lisboa Soa, no Castelo de São Jorge, uma exposição de fotografia retrospetiva do projeto Parallel Review

No âmbito do Lisboa Soa será lançado um livro intitulado “Arte Sonora, Ecologia e Cultura Auditiva: Lisboa Soa 2016-2020”, que reúne o trabalho feito ao longo de cinco edições deste festival, por intermédio da arte sonora e de uma série de conversas e textos de artistas que participaram no festival. 

Podes consultar a programação na íntegra aqui

Realce-se que todos os eventos têm entrada gratuita, mas com lotações reduzidas de acordo com as normas de segurança em vigor anunciadas pela Direção Geral de Saúde.

Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC) da Câmara Municipal de Lisboa é a responsável pela iniciativa Lisboa na Rua.

Texto de Isabel Marques, originalmente publicado por Gerador, a 27.08.2021

27.08.2021 | by Alícia Gaspar | ambiente, arte, desporto, EGEAC, feminismo, Grada kilomba, lisboa, maat

DESPORTO E LAZER EM ÁFRICA: ENTRE OS VÍNCULOS DO PASSADO E AS DINÂMICAS DO PRESENTE

III ENCONTRO INTERNACIONAL DESPORTO E LAZER EM ÁFRICA - CALL FOR PAPERS

Até 30 de Maio de 2014

Apresentação

Na sequência de eventos sobre o desporto em África, em 2010 na UFRJ e em 2012 no ISCTE-IUL, o Centro de Estudos Internacionais (ISCTE-IUL) acolherá a realização de 28 a 30 de Outubro de 2014 o III Encontro Internacional do Desporto e Lazer em África subordinado ao tema DESPORTO E LAZER EM ÁFRICA: ENTRE OS VÍNCULOS DO PASSADO E AS DINÂMICAS DO PRESENTE.

Objectivos

O III Encontro Internacional Desporto e Lazer em África tem por objectivos promover o encontro e a troca de experiências, opiniões e de trabalhos entre cientistas, estudantes e interessados nas várias vertentes e implicações das práticas de lazer e desportivas.

Linhas temáticas

Sem excluir outras abordagens, aceitar-se-ão comunicações que se proponham identificar, explicar e situar as mudanças de significado de época para época e de sociedade para sociedade de práticas – outrora como hoje, sacralizadas ou profanas, funcionais e utilitárias ou dissipativas, politicamente acomodadas ou interpelativas dos poderes – com funções de preservação e de reprodução de recursos simbólicos e relações sociais em África.

Além de comunicações sobre a história dos desportos e dos lazeres em África, acolher-se-ão as que inventariarem os avanços da história das disciplinas desportivas e das práticas de lazer no continente africano.

Serão consideradas comunicações que, teórica e empiricamente fundamentadas, abordem as mudanças e/ou continuidades em torno da intervenção política, estatal ou de outras instituições e agentes no desporto desde o colonialismo ao presente.

Por fim, aceitar-se-ão comunicações que repensem a importância política, social, económica e cultural do lazer e do desporto nas actuais sociedades africanas.

Keep reading "DESPORTO E LAZER EM ÁFRICA: ENTRE OS VÍNCULOS DO PASSADO E AS DINÂMICAS DO PRESENTE"

27.10.2013 | by martalanca | desporto

Ciclo de comunicações sobre a história do desporto - LISBOA

Todas as terças-feiras 8, 15, 22 e 29 de Maio entre 18h e 20h na Livraria Pós dos Livros

Comunicações de José Neves [IHC-FCSH/NOVA]

8 Maio - De Mário Filho a Eusébio da Silva Ferreira – as várias vidas de Gilberto Freyre (Comentário de Miguel Vale de Almeida [ISCTE-IUL])

15 Maio - José Mourinho e a história do treinador de futebol

22 Maio - De Fernando Piteira Santos a João Saldanha – a nacionalização comunista do futebol

29 Maio - Eduardo Souto Moura, o arquitecto e o estádio global

08.05.2012 | by martacacador | conferências, desporto, Gilberto Freyre

Call for Papers: II Conferência Internacional Desporto em África - Desporto e lazer no continente africano: práticas e identidades (prolongamento do prazo para chamada para comunicações)

Chamada para comunicações / call for papers

II Conferência Internacional sobre o Desporto em África

Desporto e lazer no continente africano: práticas e identidades

http://conferenciadesportoemafrica.wordpress.com/

 

O Centro de Estudos Africanos do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), em colaboração com o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, o “Sport”: Laboratório de História do Esporte e do Lazer da Universidade Federal do Rio de Janeiro e o Núcleo de Estudos Africanos da Universidade Federal Fluminense, promoverá em Lisboa, a 5 e 6 de Junho de 2012 no ISCTE-IUL, a II Conferência Internacional sobre o Desporto em África, subordinada ao tema Desporto e lazer no continente africano: práticas e identidades

Apela-se à participação, em particular, dos académicos que tenham ou queiram desenvolver trabalhos sobre desporto e lazer em África.

A Conferência será aberta ao público. As línguas da Conferência serão o português, o francês e o inglês. Os interessados em participar com a apresentação de comunicações deverão ter presente a seguinte calendarização.

 

30 de Janeiro - submissão de propostas de comunicações

15 de Fevereiro - comunicação da Comissão Científica sobre a aceitação de comunicações 

15 de Maio - entrega dos papers para publicitação no site do CEA-ISCTE/IUL

 

Os resumos das comunicações deverão ter no máximo 200 palavras e ser acompanhados de três palavras-chave. Os proponentes deverão juntar uma breve nota biográfica, assim como indicar a respectiva filiação institucional e os contactos pessoais. As propostas deverão ser enviadas para o seguinte email: desporto.africa.cea@gmail.com

 

Deadline of Call for papers extended to January 30

 

II International Conference on Sport in Africa

Sport and leisure in Africa: practices and identities

http://conferenciadesportoemafrica.wordpress.com/

 

The Center of African Studies of the ISCTE-Lisbon University Institute, in cooperation with the Institute of Social Sciences of the University of Lisbon, the Sport: Laboratory of the History of Sport and Leisure, of the Federal University of Rio de Janeiro and the Group of African Studies of the Fluminense Federal University, are promoting the II International Conference on Sport in Africa, entitled Sport and leisure in Africa: practices and identities, in Lisbon on the 5 and 6 of June 2012.

Papers are welcome, particularly from scholars who study or are interested in developing topics related to sport and leisure in Africa.

The Conference will be open to the public. The Conference languages will be Portuguese, French and English. Those interested in participating with the presentation of papers should take note of the following schedule.

 

January 30 - Submission of proposals of papers

February 15 - Communication of the Scientific Committee on the acceptance of communications 

May 15 – Publication of papers on the site of CEA-ISCTE/IUL

 

Abstracts of papers should not exceed 200 words and be accompanied by three keywords. Speakers must attach a brief biographical note and indicate their institutional affiliation and personal contacts. Proposals should be sent to the following email: desporto.africa.cea@gmail.com

17.01.2012 | by joanapires | Africa, call for papers, Centro de Estudos Africanos, desporto, instituto de ciências sociais

Call for Papers: II Conferência Internacional Desporto em África - Desporto e lazer no continente africano: práticas e identidades

Chamada para comunicações / call for papers
II Conferência Internacional sobre o Desporto em África
Desporto e lazer no continente africano: práticas e identidades

O Centro de Estudos Africanos do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), em colaboração com o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, o “Sport”: Laboratório de História do Esporte e do Lazer da Universidade Federal do Rio de Janeiro e o Núcleo de Estudos Africanos da Universidade Federal Fluminense, promoverá em Lisboa, a 5 e 6 de Junho de 2012 no ISCTE-IUL, a II Conferência Internacional sobre o Desporto em África, subordinada ao tema Desporto e lazer no continente africano: práticas e identidades
Apela-se à participação, em particular, dos académicos que tenham ou queiram desenvolver trabalhos sobre desporto e lazer em África.
A Conferência será aberta ao público. As línguas da Conferência serão o português, o francês e o inglês. Os interessados em participar com a apresentação de comunicações deverão ter presente a seguinte calendarização.

15 de Janeiro - submissão de propostas de comunicações
15 de Fevereiro - comunicação da Comissão Científica sobre a aceitação de comunicações
15 de Maio - entrega dos papers para publicitação no site do CEA-ISCTE/IUL

Os resumos das comunicações deverão ter no máximo 200 palavras e ser acompanhados de três palavras-chave. Os proponentes deverão juntar uma breve nota biográfica, assim como indicar a respectiva filiação institucional e os contactos pessoais.
As propostas deverão ser enviadas para o seguinte email:
desporto.africa.cea@gmail.com

19.10.2011 | by joanapires | Africa, call for papers, Centro de Estudos Africanos, desporto, instituto de ciências sociais