Novo ebook: Arte da Performance, made in Portugal. Uma aproximação à(s) história(s) da arte da performance portuguesa

A arte da performance portuguesa surgiu no percurso da investigadora Cláudia Madeira como um imprevisto, um acaso ou acidente, um “efeito de serendipidade”, que a levou a requestionar o objeto de estudo da sua tese de doutoramento dedicado ao Hibridismo nas Artes Performativas em Portugal que desenvolveu no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Foi assim que a sua investigação ganhou um novo percurso imprevisto. Desde 2004 a investigadora começou a pesquisar esta “História” oculta, uma “história-sem-história”, como afirmava Ernesto de Sousa, que se encontra na actualidade em processo de construção e a ganhar visibilidade, quer por via de exposições retrospectivas que têm apresentado alguns artistas e registos deste género artístico, quer por via de um retomado interesse por parte de novas gerações de artistas, performers, curadores e de investigadores. 

Este livro agora apresentado pelo ICNOVA, fruto dessa investigação continuada na NOVA FCSH, propõe uma aproximação às histórias da arte da performance made in Portugal, elas próprias no seu caráter “performativas” e “especulativas”, compondo uma leitura aproximada sobre os seus ciclos na História, as suas múltiplas e híbridas ontologias, as relações imbricadas e hibridismos entre a arte da performance e a performatividade social dos portugueses e, ainda, a necessidade iminente da sua documentação num arquivo por vir

Disponível em acesso aberto, aqui.

24.10.2020 | par martalanca | arte da performance, cláudia madeira, ICNOVA, universidade de lisboa

Call for Pappers | Seminário Internacional, FLUL 17 e 18 Dezembro


Apresentação de resumos

A Comissão Organizadora do Seminário Internacional sobre “Cânone, Margem e Periferia nos Espaços de Língua Portuguesa” convida todos os interessados a apresentarem propostas de comunicação, painéis e sessões sobre qualquer assunto relacionado com a questão.

Seminário Internacional: Cânone, Margem e Periferia nos Espaços de Língua Portuguesa - MORPHE
FLUL, 17-18 de Dezembro

 

Em co-organização com o Institut für Romanistik – Universidade de Hamburgo
Martin Neumann
Joachim Michael

 

Organização:
Fernanda Gil Costa
Inocência Mata
Flávia Bâ
Kristian Van Haesendonck

 

Justificativa:

As actuais relações de poder entretecidas entre a periferia e o centro permitem a negociação de sentidos que convocam categorias problematizantes do paradigma do centro como pólo simultaneamente produtor e difusor de uma heurística fundadora e institucionalizante do conhecimento. Podendo perspectivar-se periferia como margem do centro a partir da qual este se define, essa relação constitui-se simultaneamente como ponto de tensão e de atenção do centro na negociação de problemáticas inerentes aos papéis sociais e económicos atribuídos, com reflexos nas diversas áreas da actividade humana, da linguagem à produção artística e ao pensamento intelectual e científico. Por outro lado, acontece também que a turbulência social contemporânea permite deslocar do centro para a periferia as instâncias enunciadoras e instauradoras de diferentes tipos de conhecimento.

O fórum de discussão “Cânone, Margem e Periferia nos Espaços da Língua Portuguesa” pretende uma abordagem interdisciplinar que se debruce sobre a negociação do paradigma de produção e difusão do conhecimento associado ao centro e o papel da periferia nessa negociação. O cruzamento interdisciplinar sobre esta temática permitirá aferir uma perspectiva histórica, linguística, sociológica e culturalmente informada e problematizante de questões ligadas a cânone, centro, margem. Desta forma, estas questões constituem-se como objecto e mote de investigação e discussão que se pretende no mundo da língua portuguesa.

O Seminário “Cânone, Margem e Periferia nos Espaços da Língua Portuguesa”, acontecerá, no âmbito do Grupo MORPHE do CEC, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, contando com uma programação formada por conferências mesas-redondas, para além de comunicações individuais. Podem também ser propostas mesas de 4-5 participantes.


 

Convidam-se estudantes, investigadores e professores a apresentarem comunicações. Os resumos das comunicações deverão ser enviados até ao próximo dia 30 de Setembro de 2012. para o seguinte endereço: periferiacec@gmail.com

 

 

 

 

A aceitação dos resumos será comunicada até 15 de Outubro.

26.06.2012 | par joanapereira | faculdade de letras lisboa, FLUL, universidade de lisboa