Artistas ligados ao Elinga do acervo da Nuno de Lima Pimentel Collection

No âmbito do IV Festival Internacional de Teatro e Artes de Luanda, que assinala o trigésimo aniversário do grupo Elinga-Teatro, Nuno de Lima Pimentel amavelmente cedeu, da sua enorme e importante colecção, 47 obras de 25 artistas plásticos que se inciaram nas instalações do Elinga-Teatro ou que, num dado momento, aí puderam desenvolver ou exibir o seu talento artístico.
É de enaltecer a sensibilidade e a visão do colecionador, que ao adquirir as suas obras, muitas delas de autores à época completamente desconhecidos, conseguiu transmitir confiança e elevar a auto-estima dos seus criadores, permitindo-lhes assim projectarem-se para voos mais altos.

Nuno PimentelNuno Pimentel
Destacam-se, na exposição, nomes já consagrados, tanto no país como no estrangeiro, com obras em importantes museus de todo o mundo, e outros, que já vão afirmando a sua criatividade entre nós, em dimensão mais modesta mas com grandes potencialidades.
Na exposicão estão incluídas obras de António Ole, Bruno Fonseca, Edson Chagas, Egas, Fernando Alvim, Gimby, Kiluanji Kya Henda, Lino Damião, Luís Diogo, Marco Kabenda, Maimba, Mestre Kapela, Muamby Wassaky, N’dilo Mutima, Nelo Teixeira, Paulo Amaral, Paulo Jazz, Rito, Rui Tavares, Tho Simões, Wara Wata, Yonamine, Ihosvany e Zabila.
O Elinga-Teatro sente-se feliz por lhes ter aberto as portas e por tê-los acolhido em momentos difíceis, nos quais as galerias existentes (tanto da UNAP como a Umby-Humby) tinham de certo modo entrado em crise e quando tudo faltava (telas, pinceis, tinta, lugares para pintar). Tudo isso sem nunca lhes exigir qualquer contrapartida. Apenas partilhando com eles a mesma vontade de vencer desafios e de servir a arte.
A exposição será inaugurada no Espaço Cultural Elinga no dia 31 de Maio as 18.30, e está aberta pelo menos até 10 de Junho de 2018.
José Mena Abrantes

01.06.2018 | par martalanca | elinga, nuno pimentel

IV Festival Internacional de Teatro e Artes de Luanda ELINGA 30 ANOS!

Director do Elinga Teatro - José Mena Abrantes
Presidente do Festival - Anacleta Pereira
Assistente - Claudia Pucuta
Coordenação - Virgilio Antônio e Correia Adao
Responsáveis técnicos - Raul Rosario e Anastacio Silva.
Protocolo - Erica Tatiana e Bernardete Mukinda
Transportes - Honorio Santos e Adorado Mara
Produção - Claudia Nobre

Patrocínio - Fundação Brilhante
Apoios - Banco Econômico / Banco BIC / Casa das Artes / Centro Cultural Português
Media Partners - TPA / Jornal de Angola / RNA / TV Zimbo / O País / Novo Jornal

(Nota: a programação pode ser eventualmente alterada, por motivos imprevistos).

Continuez à lire "IV Festival Internacional de Teatro e Artes de Luanda ELINGA 30 ANOS!"

20.05.2018 | par martalanca | elinga, festival de teatro, Luanda

Programação Movimento X - Elinga, Luanda

Próxima semana em destaque: Rui Vargas @ Elinga, Sexta Feira dia 1.6.2012

Aí está o mítico Espaço Elinga cheio de actividade. O II Festival Internacional de Teatro organizado pela Associação Cultural Elinga Teatro continua em cartaz até dia 31 de Maio e com participantes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Portugal. Um grande acontecimento Cultural, e desde já o nosso agradecimento a todas as instituições, entidades e pessoas que fizeram acontecer e que contribuíram na recuperação do Espaço para este evento. 

Para Bilhetes para os espectáculos do II Festival Internacional de Teatro: Consultem a programação e PARTICIPEM !

Bilhetes: AKZ 2.000.00 - à venda no Elinga

http://elingafest2012.blogspot.pt/2012/05/quinta-feira-17-de-maio.html

Vivam o teatro e celebrem com o Elinga os seus 24 anos.

Sexta, Friday 25.05.12 Carlos Fauvrelle presents InFlagrante @ Elinga

TEATRO, ELECTRONIC, PROGRESSIVE HOUSE, DEEP HOUSE & TECH HOUSE

Esta Sexta, festival de teatro às 20h30 a representação de “Luanary”, uma versão para teatro de Luanary de Adriano B. de Vasconcelos da Companhia de Teatro Dadaísmo / Luanda. Pela noite dentro, teremos o regressado DJ internacional Carlos Fauvrelle Elinga Bar para uma noite denominada “InFlagrante in Luanda”, tendo no arranque dessa noite o habitual DJ Residente das já referenciadas Sextas-Feiras DJ Leandro Silva. À semelhança dos últimos eventos com Artistas Internacionais que têm acontecido no Elinga Bar, espera-se uma noite de alto nível e classe musical. Esta noite destina-se a apresentar a mais recente editora criada por Carlos Fauvrelle InFlagrante baseada na cidade de Barcelona. Ready to attack the floor? :D

https://www.facebook.com/events/217915514993602/

Sábado, Saturday 26.05.12 Benjamin Lebrave & Kuduro X Sessions II

TEATRO,  KUDURO

No Sábado, na programação do festival, “A Órfã do Rei” de José Mena Abrantes que será apresentado pelo Grupo Opecado do Brasil. Para a programação do Bar a partir das 22h30 o Kuduro que desce da periferia para a baixa e está de regresso ao Elinga Bar para tomar o palco. Nesta segunda edição do Kuduro X Sessions são convidados artistas dos bairros da Maianga, Rangel e Cazenga. Em destaque igualmente nesta segunda edição é a presença do Produtor e Editor Francês Benjamin Lebrave que está à frente da editora Akwaaba, label independente que promove artistas Africanos e ainda de Stef the Cat aka Stefanie Alisch DJ, musicologista e investigadora Alemã que está actualmente a fazer um doutouramento em Kuduro na Universidade de Bayreuth na área de Estudos Africanos. Este evento acontece ainda de forma a apoiar a KIC (Kuduro International Conference) que irá ocorrer entre os dias 23 e 25 de Maio no Cine Nacional. Are you ready for the Good Vibes? :D

Line Up

22h30 Stef the Cat (DE)

23h30 Dama Pancha e Iolanda (AO)

23h45 Os Muleta (AO)

00h00 Os Nirvana (AO)

00h15 Os Mais Potentes (AO)

00h30 Benjamin Lebrave (FR)

01h30 DJ Buda (AO)

https://www.facebook.com/events/299620476792550/

 

Info line @ x.movimento@gmail.com - 917806806

Largo Tristão da Cunha nº 17, 1º, (por trás do  edifício sede do BPC) 

Reservas: 92412 29 68 (Cláudia Púkuta) ou 929572709 (Mayer Oliveira)

25.05.2012 | par martacacador | elinga, Programação Movimento X

Elinga| II Festival Internacional de Teatro e Artes- Luanda

Está a decorrer até dia 31 de Maio, no teatro Elinga em Luanda, a 2ª edição do Festival Internacional de Teatro e Artes.
Consulte toda a programação e informação aqui.

Bilhetes á venda venda em:
Elinga - Largo Tristão da Cunha nº 17, 1º, (por trás do  edifício sede do BPC)

Reservas: 92412 29 68 (Cláudia Púkuta) ou  929572709  (Mayer Oliveira)

(Lotação limitada a 113 pessoas por evento!)

21.05.2012 | par joanapereira | elinga, festival de teatro, Luanda

Africa-Delic Lendas Vivas em Concerto & Reliquias Africanas dos anos 70 (Afro-Beat) em DJ Set Alemão @ Elinga

A Mano a Mano Produções e o Goethe-Institut Angola apresentam: Africa-Delic, Sexta Feira, 20 de Maio, Elinga Teatro, Luanda, 22H30

Entrada: 2000 KZ c/d 1 bebida

No âmbito das comemorações alusivas ao dia de África (25 de Maio), será apresentado, sexta feira dia 20 de Maio no Elinga Teatro o evento denominado Africa-Delic, com as participações ao vivo de Mamukueno acompanhado por um conjunto musical de verdadeiras perolas angolanas de músicos dos anos 70, a que vamos chamar “Conjunto 70”, seguidos de um Set de DJ’s (Analog Africa Soundsystem) com Samy Ben Redjeb & Pedo Knopp da Produtora Musical Analog Africa baseada em Frankfurt.

“Conjunto 70” | Semba Distorcido | Merengue Psicadélico | Kazucuta | Hits Instrumentais

Mamukueno                                                                         Líder Vocal

Boto Trindade                       (Os Bongos)                           Guitarra Ritmo

Baião                                     (Jovens do Prenda)                Guitarra

Carlitos Timótio                   (Águias Reais)                        Baixo Ritmo

Abana Maior                         (FAPLA Povo)                         Congas

Chico Montenegro              (Jovens do Prenda)                   Bongos

Raúl Tollingas                      (Kissanguela)                         Reco-Reco

&

Analog Africa Soundsystem DJ Set | Groove’s Tropicais Raros | Afro-Beat

com os DJ’s Samy Ben Redjeb & Pedo Knopp da Alemanha

14.05.2011 | par martalanca | Africadelic, elinga

Tributo a Bob Marley no Elinga Teatro 11/5 - LUANDA

A 11 de Maio de 2011, passam exactamente 30 anos que Bob Marley faleceu e continua a ser um dos mais influentes músicos da humanidade e um dos que mais discos vende. O seu legado aos homens é inquestionável e a sua aceitação em quase todas as culturas do mundo é o sinal da realização do seu sonho: um mundo sem fronteiras, “one love, one heart!”

Bob Marley morreu num hospital de Miami na segunda-feira, 11 de maio de 1981. No mês anterior, Marley havia sido agraciado com a Ordem do Mérito da Jamaica, a terceira maior honra da nação, em reconhecimento à sua inestimável contribuição à cultura do país. Na quinta-feira, 21 de Maio de 1981, o Honorável Robert Nesta Marley recebeu um funeral oficial do povo da Jamaica. Após o funeral - assistido tanto pelo Primeiro-Ministro como pelo líder da oposição - o corpo de Marley foi levado à sua terra natal, Nine Mile, no norte da ilha, onde agora descansa em um mausoléu. Bob Marley morreu aos 36 anos, mas a sua lenda permanece viva até hoje.

Para marcar a data, no Elinga Teatro, em Luanda, presta-se o Tributo a Bob Marley, com a presença do Selecta Ayala (Riddim  Culture Sound) e Ulixandthemix, a partir das 11:30. preço 1000 kwz
Selecta Ayala….Começou a passar som nas festas de liceu em Macau em 1997. Hoje é membro fundador do colectivo Riddim Culture desde 2004, que continua a actuar nacional e internacionalmente. Tem percorrido o país de norte a sul nos últimos anos, seja em modo de Mc de serviço ou selector de discos. Uma festa com ele basta para se perceber que o gosto é apurado, e a fusão de estilos e ritmos é irresistível. Traz na manga sets que transpiram groove por todos os poros: Roots Reggae, Dub e Afrobeat, daqueles de fazer dançar a mais céptica das almas.
A selecção adequada a cada momento é a palavra de ordem, seja ela feita num festival cheio de mentes sedentas de ritmo na Europa, num miradouro pelo final da tarde em Lisboa ou num boda em Luanda.
Ulixinthemix, dj eclético e perfeccionista, aposta na sonoridade sofisticada dos clássicos para compor os seus sets. Apoiando-se numa larga experiência como animador de noite em diversos bares e discotecas em Portugal e Angola, Ulix surpreende com a escolha de temas que nos guiam pela história da música urbana contemporânea. O reggae e seus derivados são territórios musicais onde este dj se passeia com um à vontade desconcertante capaz de converter os mais duros de ouvido aos espirituais oriundos da Jamaica.

 

07.05.2011 | par martalanca | Bob Marley, elinga, reggae

Xico Dya Xico no Elinga, hoje! - LUANDA

Xico Dya Xico, Selecta Fnk ou Francisco Sequeira volta hoje, dia 10, aos decks do Elinga para mais uma noite de afrobeat, esse endless groove que fará todo o mundo dançar das 22h à meia-noite (e depois também…). E antes disso há a Amostra d´Arte Mulher na Galeria Celamar. Noite boa! Vambora, todo mundo a tirar o pé, todo mundo a sair voando…

dica de Joana Simões Piedade 

10.03.2011 | par martalanca | dança, elinga

O Armário e a Cama no Elinga Teatro, LUANDA

Teatro em Luanda de qualidade (recomenda-se!)

O Armário e a Cama (José Mena Abrantes)
Direcção - Rogério Carvalho

No Elinga Teatro quintas, sextas, sábados e domingos, de 3 a 27 de fevereiro, pelas 20 h
A história de um triângulo amoroso, onde nada é o que parece mas o que parece às vezes é, e onde se desvelam os equívocos que acontecem na vida dos maiores amigos e casais: Um marido que confia na sua mulher e no seu amigo, um amigo que gosta de merecer a confiança do seu amigo e uma mulher, entre os dois, que no fundo só confia nela própria e…no amor!

http://www.facebook.com/video/video.php?v=10150137017971515

ELENCO

Mulher - Anabela Vandiane

Homem 1 - Vírgula Capomba

Homem 2 - Adorado Mara

Autor - José Mena Abrantes Direcção e Cenografia - Rogério de Carvalho

Figurinos - Anacleta Pereira e Cláudia Nobre

Luz e Som - Nuno Nobre

Fotografia – Paulo Azevedo

Produtor Executivo - Raul Rosário

Produção - Elinga-Teatro 2011 (38ª produção)

10.02.2011 | par martalanca | elinga, Mena Abrantes, teatro angolano

5ª no Elinga - LUANDA

Atenção Luanda, 5ª feira é grande noite no Elinga! Esta semana vai haver AFRO BEAT poderoso, a noite vai ser espectacular porque “o FUNK é mesmo bom”, e das 22h30 à meia-noite vai ser só curtir com Francisco Sequeira, o nosso blue-eyed SOUL dj. Apareçam só!

(dica da joana simões piedade)

08.02.2011 | par martalanca | afrobeat, elinga

Festa de Abertura da Trienal de Luanda

O Movimento X apresenta Sábado, 18 de Setembro, no Elinga Bar pela primeira vez em Luanda o DJ Português Jiggy a partir da 1 uma da manhã para a Festa de Abertura da Trienal de Luanda. O Warm up estará a cargo dos DJ Nacionais Leandro Silva  e Litó.

 

O Movimento X participará na segunda Trienal de Luanda, de 18 de setembro a 18 de dezembro, com a organização de eventos ao vivo e DJying apresentando artistas oriundos de diversos países em vários espaços da cidade.

Dia 18 de Setembro será o grande evento de arranque no Elinga Teatro & Bar com a Festa de Abertura da II trienal de Luanda depois do espectáculo de abertura no Cine Nacional.

04.09.2010 | par martalanca | elinga, movimento X, Trienal de Luanda

reggae no Elinga de Luanda

03.09.2010 | par martalanca | elinga, reggae

Cold Cut Sessions

Movimento X presents this week @ Elinga Bar - LUANDA

 

Are you ready for the good vibes?
 
Música online disponível para downloads com o selo MOVIMENTO>>X (http://soundcloud.com/xmovimento)
 
Esta semana temos em destaque a Exposição fotográfica de José Rocha de dia 12 a 19 de Agosto, inaugurando esta Quinta-feira às 18h00 e inteiramente produzida pela Associação Cultural Elinga Teatro. Em destaque também o regresso às cabines do Elinga está Silivy, produtor de referência na cena House nacional que actuará nos decks do Elinga no Sábado. A não perder na Quarta mais uma noite Reggae!

Quarta, Wednesday 11.08.10 - 22h30 – 1.000 AKZ
Quarta feira Reggae (NARA)

Djing:
DJ Bill Pitó
DJ Ras Sassa
REGGAE

 

Quinta, Thursday 12.08.10
Exposição de Fotografia de José Rocha @ 18h00 - Entrada Livre  (destaque!)
Djing @ 22h30 - Entrada Livre
CHOKOLATE QUENTE
Afrologic Brothers (https://myspace.com/tukathesoulbreakxtra , https://myspace.com/cocafaray)
JAZZ, HIP HOP, SOULFULL HOUSE, SOULFUNK, NU-JAZZ, BROKEN BEAT, AFROBEAT & DERIVADOS 
 

Sexta-feira, Friday 13.08.10 - 22h30 – 1.000 AKZ
ICE!
Djing:
DJ Leandro Silva (https://myspace.com/leandrosilvadj)
DJ Vicious Hulk
INDIE, ELECTRONIC, ROCK, HOUSE, MINIMAL, PROGRESSIVE

Sábado, Saturday 14.08.10 - 22h30 – 1.000 AKZ
COOL BREEZE
Djing:
DJ Silyvi (destaque!)
DJ Renato
HOUSE MUSIC, HIPHOP, CHART

 

11.08.2010 | par martalanca | elinga, movimento X