Exposição SOMA no Elinga Teatro, LUANDA

19 de Abril às 18h00 inaugura a exposição SOMA, Lua Anda Reflex, do artista Devir, no Elinga Teatro

SOMA, pode ser entendido como o resultado da adição de várias quantidades, pode ser também uma bebida sagrada que os índios védicos derramavam sobre o fogo dos sacrifícios ou ainda significar simplesmente corpo (em oposição ao espírito). Sic, Dicionário Domingos Barreira, 1947. Para além dessas definições exactas, há toda uma áurea que semanticamente percorre e interliga os dois pólos do ser: o corpo e o espírito, e sobre os quais separados e juntos estes dois sentidos complementares e dissociados convivem e fustigam os estados anímicos de um e outro. Num dos prismas, sofre o soma com o psi, quando a depressão, a ansiedade, a tragédia, o cansaço, o stress ou a frustração corroem a alma até que na incapacidade da sua compreensão, figuração ou repulsa na aceitação concreta ou abstracta, os inevitáveis efeitos psico-somáticos se manifestam. E tudo se torna mais sério quando não houver por perto um xamã, um templo, um catalisador, uma força apaziguadora; um canto, alguém, qualquer coisa que trate o corpo com o espírito, e possa levar para a frente, sempre en avant a fé de ser. A atitude das pessoas perante as coisas públicas e privadas há-de sempre influenciar o soma e a sua vida. Nesta exposição há uma soma de olhares e reflexos e interpretações proporcionadas por um quente mês de Abril de 2012, em Luanda, com pouca chuva, no centro da Urbe, onde as energias e os destinos cruzados de múltiplas pessoas geraram das entranhas do seu soma esta exposição quase polimata.

11.04.2012 | par franciscabagulho | Luanda, movimento X

"XX Anos | 20 Imagens Com a Companhia de Dança Contemporânea de Angola" - Exposição de Fotografia de Rui Tavares

Quinta-Feira, Dia 15 de Dezembro - 18h00
No Espaço Elinga Teatro
Entrada Livre

O Movimento X e o Gabinete de Imagem e Divulgação da Companhia de Dança Contemporanea de Angola - CDC anunciam a abertura da Exposição de Fotografia “XX ANOS/20 IMAGENS com a Companhia de Dança Contemporânea de Angola”, de Rui Tavares, a ter lugar no próximo dia 15 de Dezembro pelas 18:30 no espaço Elinga Teatro.
Como tema principal desta exposição o artista, fotógrafo oficial da companhia, apresenta pela primeira vez ao publico o resultado de 20 anos de trabalho com a Companhia de Dança Contemporânea de Angola e a sua directora artística, a professora, coreografa e bailarina Ana Clara Guerra Marques.
A exposição terá como base imagens a preto e branco impressas directamente sobre alumínio e imagens a cores impressas directamente sobre acrílico translúcido. Em complemento haverá imagens em papel, tela, material gráfico e projecção de imagens e vídeo no espaço da exposição.
Os quadros, peças únicas assinadas por Rui Tavares, estarão à venda no local. A exposição estará em exibição até ao fim do corrente mês.

Biografia de Rui Tavares
Rui Tavares nasce em 1971, angolano, inicia-se na fotografia em Portugal em 1987. Em 1991, em Luanda, interessa-se pelas imagens de dança e no ano seguinte inicia a sua colaboração com o Conjunto Experimental de Dança, posteriormente designado Companhia de Dança Contemporânea de Angola (CDC), da qual é um dos membros fundadores.
Inicia assim o seu percurso como profissional nas áreas da fotografia e desenho gráfico. Responsabilizado pelo Gabinete de Imagem e Divulgação da CDC, encarrega-se igualmente de todo o material promocional e imagem desta companhia de dança angolana, a nível da imprensa. Desenvolve actividade similar junto do Instituto Nacional de Formação Artística e Cultural (INFAC), órgão do Ministério da Cultura de Angola. Neste Instituto exerce, a partir de 1995, a sua actividade como docente da Escola Nacional de Artes Plásticas, para a qual elabora o programa e introduz a disciplina curricular de fotografia. Todo o seu percurso ligado à fotografia de dança desenvolve-se junto da CDC enquanto mantem colaborações com as áreas da moda, publicidade, desenho gráfico e arquitectura.
Em 1998 tem o seu trabalho apresentado na revista francesa de artes plásticas Revue Noire, nº 29 e é incluído no ano seguinte no livro “Anthology of the African Photography”, ed. revue noire.
Em 2003 é editado o livro “ A Companhia de Dança Contemporânea de Angola”, do qual é responsável pela autoria gráfica e fotografia.
Efectua diversas exposições de fotografia em Angola, África do Sul, Brasil, EUA, Espanha, França, Mali, Namíbia e Portugal.
Na II Trienal de Artes de Luanda, em 2010, apresenta um trabalho individual elaborado para a ocasião.
Esta exposição insere-se ainda no âmbito da comemoração do 20º aniversário da Companhia de Dança Contemporânea de Angola e do 4º aniversário do Movimento X.

13.12.2011 | par joanapires | Companhia de dança contemporânea de Angola, movimento X, rui tavares

4º Aniversário Movimento X, LUANDA

Para celebrar o quarto Aniversário do Movimento X, teremos durante este fim-de-semana uma programação com um leque recheado de Artistas de real qualidade durante dois dias.

Em destaque na Sexta-Feira a actuação ao vivo de Jack N’Kanga, um dos valores confirmados do Afro-Soul-Rock, seguidos das actuações de três dos habituais residentes do Elinga Bar, em cabeça de cartaz Leandro Silva e Ulix in the Mix, introduzidos por Vicious Hulk, os três sócios actuais tentarão dar musica aos seus convidados!

No Sábado, teremos a banda de Rock Café Negro, outro evento ao vivo de grande qualidade co-produzido com o programa de rádio Volume X durante 2011, seguidos por mais três actuações dos habituais residentes do Elinga Bar ao Sábado, Moisés Luis, radialista da FM Stereo e o seu “Caminhos do Som”, seguido dos habituais residentes donos dos Sábados, DJ Hugo Lara e DJ Litó.

Durante os dois dias, em cartaz a exibição da exposição “X-Zact” em papel, fotografia e video da Brevissima História do Movimento X. Teremos ainda a participação do Grupo de Capoeira ABADÁ, uma referencia incontornável dos capoeiristas de Angola.  

Dia 9 Dezembro – Sexta-Feira   
23h00 - Jack N’Kanga (ao vivo!)   
24h00 - Vicious Hulk   
01h00 - Ulix in the Mix   
02h30 - Leandro Silva   
Exposição “X-ZAct”- Sinopse do Movimento X em fotos e video!   
Grupo Capoeira ABADÁ   
Dia 10 Dezembro - Sábado   
23h00 - Café Negro (ao vivo!)   
24h00 - Moisés Luis   
01h00 - Hugo Lara   
02h00 - Litó   
Exposição “X-ZAct”- Sinopse do Movimento X em fotos e video!   
Grupo Capoeira ABADÁ   
Preço: 2.000 AKZ para cada dia, com direito a uma bebida     
Local: Elinga Teatro, Largo Tristão da Cunha, nº17, 1º Andar  
infoline @ x.movimento@gmail.com - 917806806       

07.12.2011 | par franciscabagulho | Luanda, movimento X

Festa de Abertura da Trienal de Luanda

O Movimento X apresenta Sábado, 18 de Setembro, no Elinga Bar pela primeira vez em Luanda o DJ Português Jiggy a partir da 1 uma da manhã para a Festa de Abertura da Trienal de Luanda. O Warm up estará a cargo dos DJ Nacionais Leandro Silva  e Litó.

 

O Movimento X participará na segunda Trienal de Luanda, de 18 de setembro a 18 de dezembro, com a organização de eventos ao vivo e DJying apresentando artistas oriundos de diversos países em vários espaços da cidade.

Dia 18 de Setembro será o grande evento de arranque no Elinga Teatro & Bar com a Festa de Abertura da II trienal de Luanda depois do espectáculo de abertura no Cine Nacional.

04.09.2010 | par martalanca | elinga, movimento X, Trienal de Luanda

Cold Cut Sessions

Movimento X presents this week @ Elinga Bar - LUANDA

 

Are you ready for the good vibes?
 
Música online disponível para downloads com o selo MOVIMENTO>>X (http://soundcloud.com/xmovimento)
 
Esta semana temos em destaque a Exposição fotográfica de José Rocha de dia 12 a 19 de Agosto, inaugurando esta Quinta-feira às 18h00 e inteiramente produzida pela Associação Cultural Elinga Teatro. Em destaque também o regresso às cabines do Elinga está Silivy, produtor de referência na cena House nacional que actuará nos decks do Elinga no Sábado. A não perder na Quarta mais uma noite Reggae!

Quarta, Wednesday 11.08.10 - 22h30 – 1.000 AKZ
Quarta feira Reggae (NARA)

Djing:
DJ Bill Pitó
DJ Ras Sassa
REGGAE

 

Quinta, Thursday 12.08.10
Exposição de Fotografia de José Rocha @ 18h00 - Entrada Livre  (destaque!)
Djing @ 22h30 - Entrada Livre
CHOKOLATE QUENTE
Afrologic Brothers (https://myspace.com/tukathesoulbreakxtra , https://myspace.com/cocafaray)
JAZZ, HIP HOP, SOULFULL HOUSE, SOULFUNK, NU-JAZZ, BROKEN BEAT, AFROBEAT & DERIVADOS 
 

Sexta-feira, Friday 13.08.10 - 22h30 – 1.000 AKZ
ICE!
Djing:
DJ Leandro Silva (https://myspace.com/leandrosilvadj)
DJ Vicious Hulk
INDIE, ELECTRONIC, ROCK, HOUSE, MINIMAL, PROGRESSIVE

Sábado, Saturday 14.08.10 - 22h30 – 1.000 AKZ
COOL BREEZE
Djing:
DJ Silyvi (destaque!)
DJ Renato
HOUSE MUSIC, HIPHOP, CHART

 

11.08.2010 | par martalanca | elinga, movimento X