Rogério de Carvalho vence o Grande Prémio da Crítica (ACPT) de teatro, 2012

O encenador Rogério de Carvalho foi distinguido pela Associação Portuguesa de Críticos de Teatro pelas encenações “Devagar” e “O Doente Imaginário” que assinou em 2012. As companhias Teatro dos Aloés e Primeiros Sintomas, e o fotógrafo João Tuna foram também escolhidos pelo trabalho realizado no ano passado.

O encenador Rogério de Carvalho, que nasceu em Angola, em 1936, foi distinguido com o Prémio da Crítica 2012 pela Associação Portuguesa de Críticos de Teatro (APCT) pelo “trajecto artístico de invulgar excelência e rigor”, como referido no Jornal Público

Em 2012, Rogério de Carvalho assinou “Devagar”, para a companhia As Boas Raparigas, a partir de textos de Howard Barker. A companhia, da qual é director artístico, estreou a peça a 16 de Novembro no Teatro Carlos Alberto, no Porto. O encenador assinou ainda “O Doente Imaginário”, para o Ensemble, e que estreou no FITEI a 1 de Junho, também no Porto. 

O júri, constituído por Alexandra Moreira da Silva (dramaturgista, tradutora e investigadora na Faculdade de Letras da Universidade do Porto), João Carneiro (crítico no jornal Expresso), Maria Helena Serôdio (que preside à APCT), Jorge Louraço Figueira (crítico de teatro no Jornal Público) e Rui Monteiro (crítico de teatro na revista Time Out), encontrou nestes dois trabalhos “uma singular intensidade no trabalho sobre a voz e sonoridades com o rigor da inscrição do corpo dos actores num espaço que um belíssimo jogo de luz e sombras transfigurava de forma audaciosa”, como refere ainda a notícia do Público.

Rogério de Carvalho é um colaborador regular da Cena Lusófona – dirigiu “O Mulato dos Prodígios”, de José Mena Abrantes (co-produção com o Elinga Teatro, de Angola, em 1997), “A Fronteira” (no âmbito do I Estágio Internacional de Actores, em 1997) e “Pedro Andrade, a Tartaruga e o Gigante” (co-produção com o Cena Só, de São Tomé, em 2003), para além de várias oficinas de interpretação.

A entrega dos prémios da APCT, que distinguiram ainda, com Menções Honrosas, o fotógrafo João Tuna e os espectáculos “juramentos indiscretos”, do Teatro dos Aloés, e “Salomé”, do grupo Primeiros Sintomas, decorrerá no Jardim de Inverno do Teatro São Luiz, em data ainda a anunciar.

fonte

13.02.2013 | par herminiobovino | teatro, teatro angolano, teatro português

Elinga organiza II Festival Internacional de Teatro e Artes de Luanda

De 17 a 31 de Maio.

Quatro anos depois da edição inaugural, o maior festival internacional de teatro de Angola regressa e mantém a aposta na lusofonia: Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Portugal estarão representados.

Para além da presença de vários grupos nacionais - Njinga Mbande, Elinga Teatro, Projecto Perpetuar, Companhia de Dança Kussanguluka, Grupo Pitabel, Grupo Dadaísmo, Vozes de África, HenriqueArtes e Projecto Musical - a programação inclui ainda o Dragão7 (Brasil), a Companhia Solaris (Cabo Verde), Voz Humana (Portugal) e Lareira (Moçambique).

Os espectáculos têm lugar no espaço Elinga, no centro da capital angolana, e serão complementadas com iniciativas de debate e de formação teatral. O programa completo pode ser consultado em elingafest2012.

Com a organização desta segunda edição, o Elinga Teatro espera continuar a contribuir para promover o desenvolvimento do teatro em Angola, estimular a criatividade e inovação artísticas, fomentar o intercâmbio cultural e o estabelecimento de parcerias que concorram para o surgimento de novas linguagens artísticas.

     

 

Largo Tristão da Cunha, nº17,1º-Luanda, Angola

         (por trás do edifício - sede do BPC)

            Email: elingateatro@gmail.com

 

15.05.2012 | par martacacador | Elinga Teatro, festival internacional de teatro Angola, teatro angolano

Angola: faltam espaços para teatro em Cabinda

Afonso Miguel Matondo, presidente da Associação Provincial de Teatro de Cabinda, afirmou que a falta de espaço para os grupos teatrais exibirem as suas peças está a condicionar o desenvolvimento das artes cénicas nesta província Angolana.

Em declarações à Agência Angolapress, o responsável referiu que os grupos utilizam actualmente o Centro Cultural Chiloango, mas salientou a urgência de se encontrar “espaços apropriados” na cidade.

Afonso Matondo, que falava a propósito das comemorações do Dia Internacional do Teatro, celebrado a 27 de Março, aproveitou a ocasião para apelar aos empresários locais no sentido de apoiarem as actividades da Associação, dado o seu contributo “para o resgate dos valores morais e cívicos da sociedade”.

A Associação Provincial de Teatro de Cabinda reúne 14 grupos de teatro, entre amadores e profissionais.

01.04.2012 | par herminiobovino | Cabinda, teatro, teatro angolano

O Armário e a Cama no Elinga Teatro, LUANDA

Teatro em Luanda de qualidade (recomenda-se!)

O Armário e a Cama (José Mena Abrantes)
Direcção - Rogério Carvalho

No Elinga Teatro quintas, sextas, sábados e domingos, de 3 a 27 de fevereiro, pelas 20 h
A história de um triângulo amoroso, onde nada é o que parece mas o que parece às vezes é, e onde se desvelam os equívocos que acontecem na vida dos maiores amigos e casais: Um marido que confia na sua mulher e no seu amigo, um amigo que gosta de merecer a confiança do seu amigo e uma mulher, entre os dois, que no fundo só confia nela própria e…no amor!

http://www.facebook.com/video/video.php?v=10150137017971515

ELENCO

Mulher - Anabela Vandiane

Homem 1 - Vírgula Capomba

Homem 2 - Adorado Mara

Autor - José Mena Abrantes Direcção e Cenografia - Rogério de Carvalho

Figurinos - Anacleta Pereira e Cláudia Nobre

Luz e Som - Nuno Nobre

Fotografia – Paulo Azevedo

Produtor Executivo - Raul Rosário

Produção - Elinga-Teatro 2011 (38ª produção)

10.02.2011 | par martalanca | elinga, Mena Abrantes, teatro angolano