LINHA DE FUGA, OPEN CALL Convocatória Laboratório Internacional de Criação Artística

Linha de Fuga decorrerá em Coimbra, entre 10 de novembro e 1 de dezembro de 2018. Para lá da dimensão de Festival aberto ao público, com a apresentação de espetáculos em vários locais da cidade, LINHA DE FUGA realiza um Laboratório que pretende promover o encontro entre artistas nacionais e estrangeiros para intercâmbio de práticas artísticas.

Ana Borralho & João Galante (PT), Federica Folco (UY), Luciana Fina (IT/PT), Miguel Pereira (PT), Sergi Faustino (ES) e Thomas Hauert (CH/BE) são os artistas da primeira edição que, paralelamente à programação do Festival, vão dirigir os seminários do LINHA DE FUGA. O Laboratório reunirá 20 profissionais das artes (teatro, dança, vídeo, música, escrita), selecionados por convocatória internacional, que tenham interesse em confrontar os seus projetos e as suas práticas com as dos artistas convidados e dos seus pares.

Cada participante do LINHA DE FUGA é desafiado a partilhar um trabalho em processo (que poderá encontrar-se em distintos momentos de desenvolvimento) que será o seu objeto de estudo nos seminários práticos. O objetivo é promover o confronto de práticas artísticas, num processo de trabalho colectivo e participado, que se desenvolverá num campo de experimentação, aprendizagem e partilha de conhecimentos. Pensado como uma Zona Autónoma Temporária, segundo o conceito de Hackim Bey, LINHA DE FUGA terá momentos de trabalho coletivo (onde os participantes podem apresentar, discutir e desenvolver os seus projetos artísticos em relação com outros criadores e outras práticas) e períodos de trabalho pessoal com diferentes metodologias (colaboração com outros participantes, acompanhamento individual com os artistas convidados ou desenvolvimento da própria pesquisa).

Pensado especificamente para Coimbra, o Laboratório é uma instância de transmissão e produção de conhecimento através de práticas de criação. O Festival, que é realizado em parceria com entidades da cidade, decorre em vários locais, com uma cadência de apresentações semanais, e pretende discutir a importância da arte como fator social crítico a nível local e global.

LINHA DE FUGA propõe estabelecer uma relação entre participantes do Laboratório, artistas convidados e públicos da cidade, num circuito que permita expor distintas práticas e pensamentos artísticos, tanto apresentando à cidade obras da artistas-mediadores, como os processos em trabalho dos artistas participantes do laboratório.

LINHA DE FUGA é um projeto com curadoria de Catarina Saraiva, promovido pelas Produções Real Pelágio, estrutura financiada pela Direção Geral das Artes / Ministério da Cultura. A Câmara Municipal de Coimbra/Convento de São Francisco, Teatro Académico Gil Vicente, A Escola da Noite, Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e o Citemor (co-produtor do Laboratório) são entidades parceiras.

+ info www.linhadefuga.pt

18.08.2018 | par martalanca | artes performativas, Coimbra, laboratório, Linha de Fugas

"The role of communication within social emancipation processes. Imaginaries, theorisations and social practices", Seminário Internacional

Programa

10h00 – 10h15 - Welcoming Session / Sessão de Abertura

Sara Araújo (CES -University of Coimbra)

  • Víctor Manuel Marí (Universidad de Cadíz)
  • Sofia José Santos (Observare–UAL/CES-University of Coimbra)

10h15 – 11h30 - Sessão 1: Teorias da Comunicação e as Epistemologias do Sul I (moderadora: Sofia José Santos)

  • Víctor Manuel Marí (Universidad de Cadíz): “Comunicar para transformar y transformar para comunicar en tiempos de transiciones paradigmáticas”
  • José Manuel Mendes: “Emancipation, imaginaries and the role of media: new public spheres?” (FEUC/CES–University of Coimbra)
  • Manuel Chaparro (Universidad de Málaga): ”Epistemologías de la alteridad. Desde abajo”

(Coffee Break)

11h45 – 12h45 - Session 2: Communication Theory and the Epistemologies of the South II  (moderator: Bia Carneiro)

  • Florencia Enghel (Stockholm University): “If communication for social change is the answer, what is the question? Rethinking the problem from a South American perspective”
  • Sofia José Santos (Observare–UAL/CES-University of Coimbra): “Voice matters: the mediascape from the perspective of the epistemologies of the south”

14h30 – 15h45 – Session 3: Peace, Communication and the Epistemologies of the South (moderator: Vítor Manuel Marí)

  • Cristina Sala (Deusto University) “Communication for Social Change as a tool towards decolonizing peace”
  • Patrícia Mota Paula (CES - University of Coimbra) “Rádios Comunitárias: novo paradigma de intervenção! Perspectiva comparada: Guiné-Bissau, Moçambique e Timor-Leste”
  • Teresa Almeida Cravo (FEUC/CES – University of Coimbra) and Sofia José Santos (Observare–UAL/CES-University of Coimbra) “Debating media intervention in post-conflict settings”

(Coffee Break)

15h45 – 17h15 – Sessão 4: Epistemologias do Sul no Norte Global
(moderadora: Teresa Almeida Cravo)

  • Bia Carneiro (CES -University of Coimbra) “Local action, international repercussions: appropriation of Southern resistance discourses to mobilise in the Global North”
  • Marta Lança (FCSH-UNL/ Buala) “Dinâmicas de uma plataforma mediática colaborativa entre Portugal, Brasil e África”
  • Pedro Santos (Academia Cidadã | Citizenship Academy) “Comunicação contra-hegemónica no Sul da Europa: o caso da Panorama da Academia Cidadã”

17h15 – 17h30 – Closing session: challenges and debates /Sessão de encerramento: debates e desafios (moderator/moderadora: Teresa Almeida Cravo)

  • Sofia José Santos (Observare–UAL/CES-University of Coimbra)
  • Vítor Manuel Marí (Universidad de Cadíz)

Para mais informações, ver aqui


01.03.2016 | par claudiar | Coimbra, comunicação, Seminário internacional

Mural Sonoro|3 Novembro- 17h| Guitarras de Lisboa e Coimbra: Sua Construção, Técnicas e Difusão

25.10.2013 | par joanapereira | Coimbra, fado, guitarras, lisboa, mural sonoro, técnica

Mostra São Palco: de 31 de Maio a 9 de Junho

A companhia de teatro de Coimbra “O Teatrão” traz a vários espaços da cidade, pelo segundo ano consecutivo, peças teatrais de grupos de São Paulo, no âmbito da Mostra São Palco, que se realiza entre 31 de Maio e 9 de Junho. Este ano, a mostra estende-se também a outras cidades do país.

De acordo com a programação, o público poderá assistir a representações do Grupo Núcleo Bartolomeu de Depoimentos que levará à cena as peças “Orfeu Mestiço - Uma Hip-Hópera Brasileira” e “Vai-te Catar!”, assim como do Grupo XIX de Teatro, que apresentará “Hygiene” e “Hysteria”. Estes espectáculos terão lugar na Oficina Municipal do Teatro, no Teatro Académico Gil Vicente, no Largo da Sé Velha e no Colégio das Artes.

Em colaboração com outras entidades e instituições, este ano os espectáculos da Mostra de São Palco poderão ser vistos em outras cidades, como em Santa Maria da Feira, no âmbito do Festival Imaginarius; no Porto, no âmbito do FITEI; em Torres Novas, no Teatro Virgínia; e em Torres Vedras, no Teatro-Cine.

Segundo informação publicada no 
site d’O Teatrão, “a primeira edição da mostra, realizada entre 29 de Maio e 8 de Junho de 2012, juntou em Coimbra cinco dos mais distinguidos trabalhos de teatro de São Paulo dos últimos anos. A adesão massiva do público e a qualidade da selecção dos trabalhos apresentados abriram caminho para que a edição deste ano tomasse lugar, que vê inclusive três dos seus quatro espectáculos serem integrados na programação oficial da Mostra de Artes Cénicas do Ano do Brasil em Portugal, validando assim a qualidade e o mérito da mostra São Palco”.

Programa completo.

web

31.05.2013 | par herminiobovino | Coimbra, mostra de teatro, são paulo, teatro