Discriminating Data, uma conversa com Wendy Hui Kyong Chun

Terça, 11 de Outubro 2022, 18.30

Wendy Hui Kyong Chun, Cátedra Canadá 150 em Novos Media, Diretora do Digital Democracies Institute

Entrada livre, mediante registo

Em Discriminating Data, Wendy Hui Kyong Chun mostra como a polarização é um objetivo – não um erro – do big data e do machine learning. Os métodos usados, defende, codificam a segregação, a eugenia e as políticas de identidade através das suas assunções e condições por defeito. A correlação, que fundamenta o potencial de previsão do big data, deriva das tentativas eugénicas do século XX para “procriar” um futuro melhor. Os sistemas de recomendação promovem grupos zangados de semelhança através da homofilia. Através de uma política e tecnologia de reconhecimento, os utilizadores são “treinados” para se tornarem autenticamente previsíveis. Deste modo, a análise de dados e o machine learning tentam perturbar o futuro tornando a perturbação impossível.

Nesta conversa, Chun discutirá os temas do livro com Andrea Pavoni, investigador auxiliar no Centro de Investigação DINAMIA’CET do ISCTE, e com a audiência.

Wendy Hui Kyong Chun

Wendy Hui Kyong Chun é investigadora e professora, tendo recebido a Cátedra Canadá 150 em Novos Media na Universidade Simon Fraser, onde dirige o Digital Democracies Institute. Estudou Engenharia de Sistemas e Literatura Inglesa, que combina no seu trabalho atual em media digitais, e é autora dos livros Control and Freedom: Power and Paranoia in the Age of Fiber Optics (2006), Programmed Visions: Software and Memory (2011), Updating to Remain the Same: Habitual New Media (2016) e, mais recentemente, Discriminating Data (2021).

https://www.sfu.ca/communication/team/faculty/wendy-chun.html
https://mitpress.mit.edu/books/discriminating-data
https://twitter.com/whkchun

A conversa será em língua inglesa e seguida de uma sessão de Q&A.

Local: Faculdade de Belas Artes Universidade de Lisboa, Grande Auditório, Largo da Academia Nacional de Belas Artes, 4, 1249-058 Lisboa.

Data: Terça, 11 de Outubro 2022, 18.30

Integrado no evento Human Entities 2022: a cultura na era da inteligência artificial - 6ª edição

29.09.2022 | par Alícia Gaspar | andrea pavoni, big data, digital democracies, discriminating data, machine learning, novos media, wendy hui kyong chun