From Marxism and Subaltern Studies to Postcolonialism. A conversation with professor Sanjay Seth

26 de Outubro | 18h | FCSH-UNL | Torre B | Sala T16

Partindo da tradição dos Subaltern Studies, mas igualmente interrogando as ligações intelectuais entre essa tradição e correntes políticas como o maoismo, Sanjay Seth tem procurado que a teoria pós-colonial confronte não apenas os efeitos que o eurocentrismo tem sobre as ciências sociais e humanas mas também a natureza necessariamente paroquial das mesmas. A nossa conversa, porém, iniciar-se-á pelos estudos que Seth realizou em torno da Índia, da história das relações entre marxismo e nacionalismo no contexto da luta pela independência à história da educação em contexto colonial e pós-colonial, ou não fosse a partir do “arquivo indiano” que têm procedido as suas intervenções no domínio da Teoria da História e da Teoria Pós-Colonial. A conversa será inicialmente conduzida por José Neves, docente do Departamento de História da FCSH-UNL, e será depois aberta à participação de todos os investigadores que assim o desejarem.

Sanjay SethSanjay SethSANJAY SETH assumiu a cadeira de Política do Goldsmiths College (Londres) após ter lecionado na Universidade de Sydney e na La Trobe University (Melbourne). Em Goldsmiths, dirigiu o Center for Postcolonial Studies. Ao longo da sua carreira, publicou sobre a história contemporânea da Índia, assim como sobre teoria política, teoria social, teoria pós-colonial e relações internacionais. É autor de Marxist Theory and Nationalist Politics: The Case of Colonial India (Sage Publications, 1995) e Subject Lessons: The Western Education of Colonial India (Duke University Press, 2007). Coordenou Postcolonial Theory and International Relations: A Critical Introduction (Routledge, 2013). Entre os seus artigos em torno da historiografia e da teoria da história, contam-se dois ensaios traduzidos para português e ambos acessíveis online em regime de acesso aberto: «Razão ou Raciocínio? Clio ou Shiva?», em História da Historiografia, 2013; «Sociologia Histórica e Teoria Pós-colonial: Duas Estratégias para Desafiar o Eurocentrismo», em Revista Expedições: Teoria da História & Historiografia, 2016.
Este seminário realiza-se no âmbito do projecto FCT “Amílcar Cabral: from Political History to the Politics of Memory” [PTDC/EPH-HIS/6964/2014].

 

13.10.2016 | by marianapinho | Marxism, postcolonialism, Sanjay Seth, Subaltern Studies