O Desenvolvimento somos nós

Mais informações aqui

15.05.2015 | by martalanca | Aline Frazão, desenvolvimento

“Linking Culture and Development in Africa” call for papers:

Panel 69  European Conference African Studies (ECAS) in Lisbon 2013.

convenor Raquel Freitas (Centre for Research and Studies in Sociology, University Institute of Lisbon (CIES, ISCTE-IUL)

To submit a paper follow the link here

This panel explores the link between culture and development in Africa, in a world that is marked by increasing but unsustainable consumerism. We invite papers that address policies linking culture and development in Africa and the dynamics of decision-making between different actors involved.

The importance of linking culture and development has been recognised with increasing emphasis in the past few years. This acknowledgement derives essentially from the fact that the cultural and creative sectors represent 3.4% of global GDP, while receiving only 1.7% of international development aid.

UNESCO is actively deploying an agenda of mainstreaming culture into development and pursuing the goal of introducing culture as a priority in a post-2015 UN Development Agenda.

There are different interpretations as to how this link can be operationalized, bearing different implications. Essential cleavages reside in the broad or restricted conception of culture, and in the instrumental or intrinsic values of culture. Artists are likely to value the restricted conception that highlights the intrinsic value of culture, associated with art as an end in itself, while policy-makers may be more concerned with a broad notion of culture and how it can be a means to achieve an end, i.e., in this case the objective of contributing to development.

The panel welcomes contributions that address these hypotheses as well as the dilemmas surrounding these various interpretations of culture and how different actors, including policy-makers, donors, civil society, citizens in Africa espouse these or other positions regarding the link between culture and development. We would also welcome papers that include, for example, the perspective of African migrant artists: how they see this link and to what extent they are keen on and able to contribute to the policy debate in their countries of origin.

13.01.2013 | by martalanca | Africa, desenvolvimento

Lançamento do Alfabeto do Desenvolvimento

No dia 3 de Outubro pelas 18:00, serão apresentados publicamente a exposição e o livro/catálogo “Alfabeto do Desenvolvimento”, resultado de uma parceria ACEP, CEsA – Centro de Estudos sobre Africa e do Desenvolvimento e Associação In Loco.

 

24.09.2012 | by martalanca | ACEP, Cooperação, desenvolvimento

Tertúlia #5 BUALA 4ª feira, dia 21 às 21h “A quem serve a indústria da pobreza?”

projecção do Documentário Enjoy Poverty de Renzo Martens, seguido de debate sobre “A quem serve a indústria da pobreza?”

dia 21 às 21h no Bartô, Chapitô - LISBOA 


Este artista viajou até ao mais profundo Congo, em mais uma das suas guerras civis, a imensa ferida aberta de África, qual Conrad no Coração das Trevas. De câmara à mão, escarafunchou na indústria da luta contra a pobreza que a tantos beneficia: empresas que enriquecem à custa dos recursos que os pobres não podem reivindicar (o ouro e coltan para fabricar telemóveis), ong’s como grandes empregadores, os media que vendem essas imagens e os especialistas em resolução de conflitos. Sendo a vulnerabilidade dos africanos bastante rentável, Renzo lança um programa de emancipação como caricatura dessa mesma situação. Partindo da pergunta fundamental do filme: “a quem pertence a pobreza?”, cooperantes, ong’s, estudiosos, olhares críticos e viajados são convidados a desconstruir a indústria do desenvolvimento.

Num registo informal queremos problematizar a indústria do desenvolvimento de vários pontos de vista, discutindo, a partir da indignação que o filme provoca, o sentido e as estratégias de projectos concretos em África e países “periféricos”.

debate com Ulrich Schiefer, Manuel Bivar e Diogo Ferreira

Diogo Ferreira
Licenciado em Economia c/ especialização em Desenvolvimento e Cooperação Internacional,onde trabalhou a temática da ética na cooperação para o desenvolvimento e sistemas de cooperação internacional. Exerce actualmente o cargo de coordenador de Projectos no Instituto Marquês de Valle Flor e é consultor de organizações da sociedade civil do espaço CPLP. Experiência em consultoria e coordenação de projectos de cooperação nas áreas da segurança alimentar, educação, ambiente, desenvolvimento sustentável, cultura e património.

Manuel Bivar

Mestrado em Estudos Africanos, ISCTE, IUL. Desde 2008 tem vindo a fazer investigação na Guiné-Bissau sobre agricultura, floresta, posse da terra.

Ulrich Schiefer

Sociólogo e antropólogo; formação académica na Universidade de Münster, Alemanha.

Professor do Instituto Superior de Ciência do Trabalho e da Empresa – Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). Áreas de interesse: Estudos Africanos, Planeamento e Avaliação, Desenvolvimento Organizacional, Redes Inter-organizacionais. Consultor de organizações nacionais e internacionais

 


17.12.2011 | by martalanca | Cooperação, desenvolvimento, pobreza

Feira do livro do desenvolvimento, CIDAC, LISBOA

de a 10 de Dezembro de 2011 das 15h às 19h, na Rua Tomás Ribeiro, nº 9 (perto da estação de metro de Picoas)

O que é “desenvolvimento”?Desenvolvimento para quem e por quem?; O desenvolvimento é estritamente definido como crescimento económico?; Mas… o que se publica… em língua portuguesa sobre o desenvolvimento… internacional, nacional, local?

A Feira do Livro do Desenvolvimento organizada pelo CIDAC – Centro de Intervenção para o Desenvolvimento Amílcar Cabral em conjunto com a Livraria Pó dos Livros, tem como objectivo dar a conhecer o que se publica em português sobre o desenvolvimento.

Tem à sua espera obras de diferentes organizações, entidades públicas e editoras portuguesas que trabalham na área do desenvolvimento, nas suas várias vertentes: internacional, nacional, local, ambiental, social, económica.

CIDAC _ Centro de Recursos para o Desenvolvimento _ www.cidac.pt

05.12.2011 | by franciscabagulho | Cidac, desenvolvimento, feira do livro

Conversa com textos _ Áfricas, Jornalismos, Cidadanias, no ISCSP, Lisboa.

OS DIAS DO DESENVOlVIMENTO 16 DE MAiO | 16h30 àS 18h30 | ISCSP LISBOA - PÓLO DA AJUDA
do JORNALISMO Adelino Gomes (Portugal), Agnelo Regalla (Guiné-bissau)e Conceição lima (São Tomé e Príncipe) | da CIDADANIA Fátima Proença (Portugal) e Negesse Pina (São Tomé e Príncipe), entre outros.
Reconhecendo a responsabilidade do jornalismo e da cidadania nas transformações no mundo actual, e nas relações, muitas vezes assimétricas, entre Europa e África, a ACEP organizaum debate informal, em torno de preocupações comuns: desconstruir estereótipos, renunciar ao simplismo e à história única. Uma leitura da escritora nigeriana Chimamanda Adichie, projectada no início do debate, dará o mote à discussão sobre os diversos códigos de comunicação a partir de diferentes contextos, nomeadamente a representação de África – ou das Áfricas – na Europa e a ideia mediatizada da Europa no continente africano.O papel dos media e das organizações da sociedade civil na Cooperação e no Desenvolvimento é um dos temas-chave do projecto “Portugal e África: Melhor Cooperação, Melhor desenvolvimento”, co-financiado pelo Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento.

29.04.2011 | by franciscabagulho | cidadania, desenvolvimento, jornalismo

Ciclo de Conferênci​as AvalPortug​al- Encontros sobre Eficácia da Ajuda ao Desenvolvi​mento

Na sequência da mesa redonda sobre a eficácia da ajuda ao desenvolvimento que se realizou em Janeiro no ISCTE-IUL, o Grupo de Trabalho sobre Cooperação Internacional da AvalPortugal inicia agora um conjunto de encontros no âmbito do Ciclo de Conferências sobre Avaliação de Políticas Públicas, dedicados à avaliação e eficácia da ajuda ao desenvolvimento.

Terá lugar no dia 22MAR às 18h00 no Auditório Afonso de Barros, Ed. II, ISCTE-IUL .

O tema em discussão será o Apoio Directo ao Orçamento em Moçambique e será apresentado por Edson Cortez.

Organizado por: ESPP/ISCTE-IUL; AvalPortugal e CIES/ISCTE-IUL

16.03.2011 | by ritadamasio | conferência, Cooperação, desenvolvimento, ISCTE, Moçambique

SEMINÁRIOS CEsA 2011 (Centro de Estudos sobre África)

SEMINÁRIOS CEsA 2011 em colaboração com

MESTRADO EM DESENVOLVIMENTO E COOPERAÇÃO INTERNACIONALE DOUTORAMENTO EM ESTUDOS DE DESENVOLVIMENTO no ISEG, de  24 de Fevereiro a 26 de Maio, entrada livre.

O CEsA – Centro de Estudos sobre África e do Desenvolvimento convida-o a participar nos SEMINÁRIOS CEsA 2011, que terão lugar nas instalações do ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão de 24 de Fevereiro a 26 de Maio. A edição deste ano mobiliza um total de 18 investigadores convidados, de diversos países (Portugal, Moçambique, Mauritânia, Suíça, França e Reino Unido), abordando um vasto leque de temas sobre o Desenvolvimento e a Cooperação Internacional. Em anexo, pode consultar o programa desta iniciativa.

 CEsA- Centro de Estudos sobre África e do Desenvolvimento Instituto Superior de Economia e Gestão/UTL

Rua Miguel Lupi, 201249-078 Lisboa

16.02.2011 | by ritadamasio | Africa, cesa, Cooperação, desenvolvimento, iseg, seminarios