Pessoa, revista de literatura lusófona

Além de ser uma clara homenagem ao poeta maior da língua portuguesa, a revista Pessoa busca firmar-se como espaço de democratização do acesso à produção literária de língua portuguesa. As edições serão distribuídas gratuitamente, com ênfase em bibliotecas, universidades, centros e espaços culturais, mas também nas ruas, diretamente a quem hoje ainda não tem trânsito junto aos equipamentos públicos, por falta de oportunidade ou de conhecimento. Com isso, privilegiamos o leitor comum, aqueles milhões de homens e mulheres que, sem o saber, na prática do dia a dia, são os verdadeiros artífices da língua, vivificando-a no espaço e projetando-a no tempo. 

Pessoa, com periodiciade trimestral, pretende também ser um agente de intermediação entre os sujeitos da criação cultural e os sujeitos da transformação da língua. Uma revista baseada em poucos, mas sólidos princípios: promoção e incentivo à leitura, respeito à diversidade de ideias e tendências, intercâmbio entre as culturas dos povos que formam a comunidade lusófona.

 

Onde encontrar?

Em São Paulo, a versão impressa da Pessoa pode ser encontrada no Museu da Língua Portuguesa, Casa das Rosas e Biblioteca de São Paul

A partir da primeira edição, a revista será distribuída também nas cidades do Rio de Janeiro e Brasília com os jornais Destak e Radar Universitário, do grupo português Cofina.

 

Conselho Editorial

Luiz Ruffato (Presidente) (Brasil) 
Andrea Saad Hossne (Brasil)
Antonio Carlos Sartini (Brasil)
Carlos Quiroga (Galiza, Espanha)
Carmem Tindó (Brasil)
Dora Ribeiro (Brasil)
Fabrício Carpinejar (Brasil)
Fernando Cabral Martins (Portugal)
Fernando Pinto do Amaral (Portugal)
Frederico Barbosa (Brasil)
João Almino (Brasil)
João Melo (Angola)
Jorge Pieiro (Brasil)
José Carlos Vasconcelos (Portugal)
José Santos (Brasil)
Lauro Moreira (Brasil)
Luis Cardoso (Timor-Leste)
Luís Carlos Patraquim (Moçambique)
Luiz Antonio Assis Brasil (Brasil)
Maria Esther Maciel (Brasil)
Regina Dalcastagnè (Brasil)
Ronaldo Correia de Brito (Brasil)
Selma Caetano (Brasil)

 

Mirna Queiroz

Editora Executiva revista Pessoa

30.08.2010 | par martalanca | literatura, lusofonia