Seminários "Prefigurações decoloniais no espaço urbano: entre pesquisas, ativismos e práticas cotidianas

Após algumas reuniões e muitas trocas transatlânticas vai agora para o mundo a primeira sessão da série de seminários “Prefigurações decoloniais no espaço urbano: Entre pesquisas, ativismos e práticas cotidianas.” Uma co-produção do Coletivo de Antropologia Urbana (CAU—CICS.NOVA & CIES-IUL, Portugal), o Instituto de Referência Negra Peregum (Brasil) e o Grupo de Estudos de Antropologia da Cidade (GEAC-USP, Brasil).

Os encontros online bimestrais terão um tema ligado ao espaço urbano e uma mesa composta por pessoas que são referência enquanto pesquisadoras/ativistas/protagonistas de práticas cotidianas rebeldes e indisciplinadas. Esperamos com esta iniciativa desativar, imaginar e descolonizar diferentes dimensões da vida urbana e contribuir para a construção coletiva e ampliada de um pensamento radical e de uma agenda decolonial para as cidades. O primeiro seminário será no dia 2 de Maio, próxima terça-feira, às 14 Brasil e 18h Portugal, sobre racismo ambiental. Um debate sobre como as populações racializadas e periféricas são mais atingidas pelas emergências climáticas.

Mais detalhes e informação AQUI!


27.04.2023 | par mariadias | Descolonização, seminário, urbanização

Para além da idade das luzes: mudanças sísmicas, imagética urbana

31 OUT 2018 QUA 10:30–18:00 Pequeno Auditório Entrada gratuita*

Um simpósio de um dia para abordar a relação ativa entre a prática fotográfica e a forma como a história das cidades se exprime no seu urbanismo, que culmina com a apresentação do artista curdo-iraquiano Hiwa K ao fim do dia. Tendo como referência a cidade de Lisboa e as reverberações culturais e sociais que, ainda hoje, ecoam do terramoto de 1 de novembro de 1755 – um acontecimento que despertou a imaginação de filósofos, pensadores e artistas por toda a Europa – conta com a participação de fotógrafos, artistas e pensadores ligados à geografia, à história e a outras ciências sociais. Identidade, pós-colonialismo, circulação de imagens, pessoas e culturas, a visibilidade e invisibilidade das populações imigrantes no urbanismo e o quotidiano da cidade são os temas em debate. 

Este simpósio integra o programa Cities of Light organizado pela Urban Photographers Association (UPA) que se realiza em 2018 em várias cidades europeias.

PARTICIPANTES

Hiwa K, Victor Jeleniewski Seidler, Ana Cristina Araújo, Paul Halliday, David Kendall, Kiluanji Kia Henda, António Brito Guterres, Stefano Carnelli, Álvaro Domingues, Mónica de Miranda, Liliana Coutinho, Susana S. Martins, Carla de Utra Mendes, Ana Balona de Oliveira, Susana de Sousa Dias

Continuez à lire "Para além da idade das luzes: mudanças sísmicas, imagética urbana "

29.10.2018 | par martalanca | simpósio, urbanização