O papel da mulher nas artes - fac de letras LISBOA

Espectáculo de improvisação dia 16 às 22h na sala 2 do S. Jorge, A Voz da Palavra / The Voice of the Word, uma homenagem a Sherazade com duas contadoras de histórias, uma bailarina e uma música, entrada 6€.
Também vale a pena espreitar a Faculdade de Letras, com o átrio vivo, com a Valquíria Enxoval, da Joana Vasconcelos, que também irá fazer uma intervenção na manhã do primeiro dia do congresso; dia 16, passa um documentário sobre esta peça, feita por encomenda da Câmara Municipal de Nisa, com os tradicionais bordados…

O papel da mulher nas artes em destaque na Faculdade de Letras 15-17 Junho - Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa 

O grupo de investigação de Estudos Americanos do CEAUL  (Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa)  está a organizar o colóquioWomen and the Arts: Dialogues in Female Creativity in the U.S. and Beyond, a decorrer na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, entre os dias 15 e 17 de Junho. Pretende-se dinamizar uma reflexão sobre a produção artística no feminino, num contexto multidisciplinar e de cariz internacional. 

A relação entre a mulher e a arte e os seus diferentes contornos e expressões é a base deste colóquio de três dias, contrastando a realidade dos Estados Unidos da América com outras culturas. Propõe-se uma reflexão sobre as condições de produção, circulação e recepção dos trabalhos realizados por mulheres artistas, desde a modernidade até ao contexto contemporâneo.

O colóquio irá cobrir uma série de áreas, desde a literatura, às artes visuais e performativas, passando pela música. Vamos ter como convidados de relevo, Sandra Gilbert, poetisa e investigadora sobre a literatura feminina de expressão anglística; Christine Battersby da área da filosofia da criatividade feminina; o crítico, fotógrafo e curador Edward Lucie-Smith; Ana Luísa Amaral, poetisa e académica.

Estamos ainda a dinamizar um programa cultural variado, incluindo: no cinema S. Jorge e em parceria com o Festival do Silêncio, um espectáculo de improvisação sobre a figura de Sherazade, com a participação de contadoras de histórias, uma música/compositora e uma bailarina/coreógrafa; uma mesa-redonda com artistas portuguesas; um workshop sobre a arte de contar; um recital de poesia.

Destaca-se a presença de Joana Vasconcelos, que virá dar uma palestra sobre a sua obra e apresentar a peça “Valquíria enxoval, 2009”, da colecção da Câmara Municipal de Nisa. Gentilmente cedida pela artista, esta peça ficará instalada algumas semanas no átrio da Faculdade de Letras, no contexto da celebração do centenário da Universidade de Lisboa.

08.06.2011 | par martalanca | arte, mulher