FITEI no Porto - 35.ª edição do Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica

De 26 de Maio a 3 de Junho

O programa inclui várias estreias de companhias portuguesas e a presença de companhias do Brasil, de Espanha, de França e de Itália. Este ano, o FITEI tem “prólogo” em Guimarães, Capital Europeia da Cultura e volta a contar com extensões em diversas localidades do país: Felgueiras, Faro, Viseu, Guarda, Santa Maria da Feira e Coimbra.

Devido ao corte de 38% no financiamento do Governo português (aplicado a todas as estruturas de criação e programação que mantinham contratos plurianuais com a Direcção-Geral das Artes) e o “retrocesso do sector privado” (que afastou alguns dos habituais mecenas do Festival) condicionam a edição deste ano do FITEI, obrigando a que tenha uma duração menor, sete dias em vez de duas semanas, bem como um leque menos vasto de propostas de programação. Mas os responsáveis pelo festival garantem que continua a oferecer “algumas das melhores propostas recentes do teatro nacional e internacional” e se mantém “atento às problemáticas sociais e políticas da actualidade, bem como às intemporais formas de pensar o ser humano”, dando forma “a um conceito de programação que passa pela pluiridisciplinaridade (teatro, novo circo, dança contemporânea)”.

Entre os grupos estrangeiros convidados, destaca-se a Companhia São Jorge de Variedades (São Paulo, Brasil), Xirriquiteula Teatro (Espanha), Foostsbarne Traveling Theatre (França) e o Teatro di Piazza o d’Occasione (Itália). No Teatro Nacional de São João estreia “As Intermitências da Morte”, adaptação do livro de José Saramago pelo encenador e dramaturgo José Caldas, em parceria com o encenador, autor e actor italiano Gianni Bissaca.

O programa completo do festival pode ser consultado em FITEI.

15.05.2012 | par martacacador | FITEI, porto, teatro