2 e 3 de Junho, Últimos dias do FITEI - Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica

Para os dias finais (2 e 3 de Junho), o FITEI apresenta duas visões diferentes para “As lágrimas amargas de Petra von Kant”. No dia 2 de Junho, às 21h30, o Teatro do Bolhão (Portugal) leva ao palco o espectáculo ‘As lágrimas amargas de Petra von Kant’ e a 3 de Junho, Domingo, às 21h30, o TeCA acolhe o espectáculo de teatro e dança contemporânea “Petra, la Mujer Araña y el Puton de la Abeja Maya” pela companhia de Sol Picó (Espanha).

Ainda neste fim-de-semana, como tem sido habitual, o FITEI 2012 associa-se a mais uma edição do Serralves em Festa. O espectáculo “Transports Exceptionnels”, pela Companhia Beau Geste (2 de Junho, 16h00, 3 de Junho, 19h30, Serralves em Festa) é a proposta do FITEI para a edição deste ano do Serralves em Festa. Esta peça apresenta um ‘dueto para um bailarino e uma retroescavadora’, uma metáfora sobre o
mundo em permanente construção.

Como já vem sendo habitual, esta edição do FITEI conta com várias extensões de norte a sul do País. O espectáculo ‘Farfalle’ criada pelo Teatro di Piazza o d’Occasione (Itália) vai ser apresentado em Faro (2 de Junho, Sábado, 11h00 + 16h00 / 3 de Junho, Domingo, 11h00 + 16h00, Teatro das Figuras - Faro), Viseu (7 de Junho, Quinta-feira, 11h00 + 16h30, Teatro Viriato – Viseu) e Guarda (9 de Junho, Sábado, 16h00 + 21h30, Teatro Municipal da Guarda). ‘Farfalle’ é um espectáculo especialmente dedicado a ‘meninos e meninas, pintores e bailarinos’ sobre a vida das borboletas, onde os mais pequenos são convidados a participar.

01.06.2012 | par joanapereira | festival de teatro, FITEI

FITEI no Porto - 35.ª edição do Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica

De 26 de Maio a 3 de Junho

O programa inclui várias estreias de companhias portuguesas e a presença de companhias do Brasil, de Espanha, de França e de Itália. Este ano, o FITEI tem “prólogo” em Guimarães, Capital Europeia da Cultura e volta a contar com extensões em diversas localidades do país: Felgueiras, Faro, Viseu, Guarda, Santa Maria da Feira e Coimbra.

Devido ao corte de 38% no financiamento do Governo português (aplicado a todas as estruturas de criação e programação que mantinham contratos plurianuais com a Direcção-Geral das Artes) e o “retrocesso do sector privado” (que afastou alguns dos habituais mecenas do Festival) condicionam a edição deste ano do FITEI, obrigando a que tenha uma duração menor, sete dias em vez de duas semanas, bem como um leque menos vasto de propostas de programação. Mas os responsáveis pelo festival garantem que continua a oferecer “algumas das melhores propostas recentes do teatro nacional e internacional” e se mantém “atento às problemáticas sociais e políticas da actualidade, bem como às intemporais formas de pensar o ser humano”, dando forma “a um conceito de programação que passa pela pluiridisciplinaridade (teatro, novo circo, dança contemporânea)”.

Entre os grupos estrangeiros convidados, destaca-se a Companhia São Jorge de Variedades (São Paulo, Brasil), Xirriquiteula Teatro (Espanha), Foostsbarne Traveling Theatre (França) e o Teatro di Piazza o d’Occasione (Itália). No Teatro Nacional de São João estreia “As Intermitências da Morte”, adaptação do livro de José Saramago pelo encenador e dramaturgo José Caldas, em parceria com o encenador, autor e actor italiano Gianni Bissaca.

O programa completo do festival pode ser consultado em FITEI.

15.05.2012 | par martacacador | FITEI, porto, teatro