Inauguração da Toponímia Presença Africana em Lisboa

13 janeiro, 15h, Largo de São Domingos

No seguimento do projeto apoiado pela Câmara Municipal de Lisboa (CML) inserido no Programa BIP/ZIP, a Associação Cultural e Juvenil Batoto Yetu Portugal (BYP) tem o prazer de a/o convidar para estar presente na inauguração das placas toponímicas e da estátua que assinalam algumas personalidades e espaços da presença africana na cidade de Lisboa. O evento terá lugar dia 13 de janeiro, pelas 15h, no Largo de São Domingos (Rossio, Lisboa). Este projeto é composto por 20 placas, distribuídas pelos principais locais de memória da histórica presença africana na cidade, e conta também com uma estátua em homenagem a “Pai Paulino”, obra do escultor moçambicano Frank Ntaluma. Este projeto foi realizado em parceria próxima com o Hangar, Gabinete de Estudos Olissiponenses, Jardim Botânico Tropical, JF de Arroios, JF da Misericórdia, JF de Santa Maria Maior, JF de Santo António, JF de São Vicente, JF de Belém, JF da Estrela, Museu da Marioneta, Paroquias associadas à Igreja da Graça, Igreja de São Domingos, Basílica dos Mártires, Lisbon Walker, Sardinha do Bairro Tuk Tuk, Battuta Experiencies Tuk Tuk, Traço Invulgar Lda (Mármores e granitos), apoiantes via crowdfunding, PAR – Respostas Sociais, Casa Pia de Lisboa, I.P. e Infotreff.

Este projeto contou com a consultoria da Professora Doutora Isabel Castro Henriques, bem como com o apoio técnico da DMC/DPC/DSPC/CML. Este evento, de relevância nacional e internacional, é parte de um percurso traçado pela BYP, que data de 1996 – ano da sua fundação –, a partir da qual, a associação se empenhou no resgate de um conjunto de manifestações e práticas artísticas do continente e da diáspora africanas, continuado mais tarde pela sua investigação sobre o Fado Dançado, as Visitas Guiadas aos espaços de presença africana na Área Metropolitana de Lisboa e no Vale do Sado e, mais recentemente pela promoção, em parceria com a Secretaria de Estado da Igualdade e Migrações, da Plataforma Memória Africana Digital em Portugal.

04.01.2024 | par martalanca | batoto yetu portugal, ISABEL CASTRO HENRIQUES, presença africana

Espaços da Presença Africana Em Lisboa

Visitas guiadas (a pé, de carrinha ou em tuk tuk), com a presença da Professora Isabel Castro Henriques e do historiador José Antunes.

A “migração” de populações africanas é um elemento permanente da História de Portugal desde o século VI. Seja “à força” (até finais do século XVIII) ou depois “pela força” (do colonialismo do fim de Oitocentos a 1974, e da globalização dos nossos dias), foram vários os povos africanos que se foram instalando na cidade de Lisboa. A presença destas populações sempre diferiu de qualquer outra: A maioria desta mais “recente” presença de africanos não veio de livre vontade como aconteceu com romanos, mouros (africanos islamizados), e árabes. Durante séculos desempenharam tarefas indispensáveis, mas também as mais duras e mais desvalorizadas da sociedade. Inseridos em todos os setores criadores de riqueza, os africanos, escravos ou livres, foram um elemento estruturante da vida urbana portuguesa.

O objetivo destas visitas é dar a conhecer a africanidade de Lisboa, dispersa numa pluralidade de memórias e de vestígios visíveis e invisíveis nos dias de hoje. As visitas guiadas realizam-se todos os meses e, neste sentido, estamos a divulgá-la junto de possíveis interessados. A próxima visita realiza-se já no dia 25 de março.Para mais informações, poderá consultar o nosso facebook:https://www.facebook.com/PresencafricanaLx/ ou o nosso site:www.batotoyetu.pt ou entrar em contacto connosco através do seguinte email:batotoyetu@gmail.com

 

14.03.2017 | par martalanca | ISABEL CASTRO HENRIQUES, José Antunes, presença africana