Exibição de "Ngwenya, o crocodilo"

O CEsA - Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento (CEsA/CSG/ISEG/ULisboa) e o ISEG - Lisbon School of Economics and Management (ISEG/ULisboa), em parceria com a investigadora Jessica Falconi (CEsA/CSG/ISEG/ULisboa) e os realizadores Isabel Noronha e Camilo de Sousa, têm o prazer de convidá-la para a sessão de maio do Ciclo “Cinema e Descolonização: Moçambique em foco”.
No dia 6 de maio (pelas 10h, no ISEG) teremos a exibição do documentário “Ngwenya, o crocodilo” (Isabel Noronha, 2007, Documentário, 90 min, português), seguida de um debate com o produtor Camilo de Sousa e os investigadores Ana Mafalda Leite (CEsA) e João Pina-Cabral (ICS). Inscrições aqui.

03.05.2023 | par mariadias | cesa, filme, iseg, Ngwenya, o crocodilo

SESSÃO DE ABRIL DO CICLO “CINEMA E DESCOLONIZAÇÃO: MOÇAMBIQUE EM FOCO”

PROJEÇÃO DOS DOCUMENTÁRIOS “A ÚLTIMA PROSTITUTA” E “SONHOS GUARDADOS” e debate com CatarinaLaranjeiro (IHC/NOVA FCSH) e Paulo Granjo (ICS/ULisboa e CEA/UEMCuradoria de Isabel Noronha e Camilo de Sousa
A coordenadora Jessica Falconi (CEsA/CSG/ISEG/ULisboa) e os curadores e realizadores Isabel Noronha eCamilo de Sousa convidam a tod@s para a sessão de abril do Ciclo “Cinema e Descolonização:Moçambique em foco”, que terá lugar no dia 22 de abril de 2023, pelas 10h, no Auditório 2 do ISEG (Entrada pela Rua do Quelhas, no 6, Piso do Claustro, 1200-781 Lisboa, Portugal).Esta sessão contará com a projeção dos documentários “A última prostituta” (Licínio Azevedo, 1999, Documentário, 48 min, português) e “Sonhos guardados” (Isabel Noronha, 2005, Documentário, 29 min, português). Seguir-se-á o debate com os investigadores Catarina Laranjeiro (IHC/NOVA FCSH) e Paulo Granjo (ICS/ULisboa e CEA/UEM).

 

“A última prostituta” é um documentário de Licínio Azevedo que deu origem ao célebre filme de ficção

Virgem Margarida (2012) do mesmo realizador. Inspirado numa fotografia de Ricardo Rangel, prolífero fotógrafo moçambicano, Licínio Azevedo retira testemunhos de quatro mulheres levadas para campos de reeducação de prostitutas na província de Niassa, Moçambique, no pós-guerra. Conhece-se também a perspetiva de uma comandante desse centro de reeducação e do próprio fotógrafo Ricardo Rangel, comentando as fotografias que produziu na rua Araújo, a mais conhecida rua de jogo, diversão noturna e prostituição da então cidade de Lourenço Marques (atual Maputo, capital de Moçambique). Diversamente do filme de ficção, “A última prostituta” continua praticamente desconhecido junto do público geral e académico.“Sonhos guardados” é um documentário de Isabel Noronha, premiado em vários festivais, incluindo os prémios de melhor filme moçambicano. Aborda as trajetórias, os sonhos e as dificuldades diárias de um grupo de homens que perderam os seus empregos e ficaram a trabalhar como guardas de segurança. Os documentários serão reproduzidos em português. Recomendamos o registo prévio (clique aqui), mas a lotação do auditório será por ordem de chegada. O Ciclo “Cinema e Descolonização: Moçambique em foco” pretende debater e refletir sobre os legados e as memórias da descolonização em Moçambique, através de projeções mensais de filmes em formato cineclube. Urge entender a descolonização como um processo ainda em curso, que é preciso aceitar e integrar na dinâmica social, política, cultural e pessoal. Assim, pretende-se criar um espaço de partilha, aberto e dinâmico, em que possam surgir memórias, narrativas, diálogos e reflexões.

 

24.04.2023 | par mariadias | a última prostituta, iseg, moçambique em foco, sonhos guardados

Ciclo de Cinema e Descolonização

28.10.2022 | par Alícia Gaspar | cinema, Descolonização, iseg, Moçambique, pós-colonialismo

II Encontro de Jovens Investigadores da CPLP sobre África

II EJICPLP África | 25.26.27 maio de 22 |Evento Híbrido


As inscrições já se encontram abertas para a 2ª edição do Encontro de Jovens Investigadores da CPLP sobre África, que irá decorrer nos dias 25, 26 e 27 de maio de 2022 em formato híbrido (presencial - ISEG em Lisboa e online – streaming), com entrada livre, mas mediante registo, disponível aqui. 

Neste 2º ano, o EJICPLP sobre África consolida-se como um espaço de promoção e divulgação de trabalhos de jovens investigadores na área de Estudos Africanos em Língua Portuguesa para debaterem a ciência numa perspetiva multidisciplinar relativamente a África.

Celebrando o Dia Internacional de África, que se comemora a 25 de maio, a 2ª edição do Encontro tem como temática a INOVAÇÃO, tendo como objetivo debater o papel da ciência na inovação em África. Visa-se aprofundar e saber até que ponto a investigação científica sobre África tem produzido ou trazido inovação ao continente Africano, bem como debater a possível necessidade de se reformular questões e metodologias de investigação científica, numa perspetiva inovadora e pragmática, que permita a apropriação dos resultados destes estudos no quotidiano das sociedades africanas.

O programa conta diariamente com dois momentos demarcados, sendo as manhãs dedicadas a especialistas de renome nas geografias onde se fala a língua portuguesa, num debate de ideias ao mais alto nível e as tardes destinadas à apresentação de trabalhos científicos por investigadores dos vários países da CPLP dando voz e promovendo novos estudos de investigação.

Destacamos a presença de personalidades distintas de toda a CPLP, como Filomeno Forte (Angola), Marina Alkatir (Timor-Leste), Leila Leite Hernandéz (Brasil), Miguel de Barros (Guiné Bissau), Fernando Jorge Cardoso (Portugal) e Isabel Castro Henriques (Portugal), entre várias outras, reforçando os princípios da diversidade, inclusão e representatividade de todos os países de expressão de língua portuguesa.

Os temas em análise são multidisciplinares e abordam questões como:
 

Empoderamento da mulher africana. (25 maio)

Aproximação da investigação científica à agenda de decisores políticos. (25 maio)

Inovação financeira e energética na investigação em África. (26 maio)

Inovação com a tradição. (26 maio)

Enquadramento científico da Rota da Lisboa Africana. (27 maio)

O Encontro de Jovens Investigadores da CPLP sobre África é um projeto fundado por Cristina Molares d’Abril, contando ainda com uma Comissão Organizadora e um Conselho Científico multinacional e multidisciplinar.

Programa

12.05.2022 | par Alícia Gaspar | Africa, CPLP, cultura, evento híbrido, iseg, lisboa

Seminário "As Construções da História de Angola", no ISEG

 

01.03.2016 | par claudiar | história, iseg, seminário

Africa in International Relations, com Daniel Bach | Summer School ISEG 2012

Curso intensivo | De 2 a 6 de Julho, das 9h às 13h (total de 12 horas)

Organizado pelo departamento de economia do ISEG, em articulação com o CEsA – Centro de Estudos sobre África e do Desenvolvimento e a UECE – Unidade de Estudos sobre a Complexidade na Economia.

O lugar de ÁFRICA NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS é o tema central do curso da Summer School ISEG proferido pelo africanista DANIEL BACH (Centre National de la Recherche Scientífique – CNRS, Université Bordeaux), no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG).

A questão das representações de África nas relações internacionais é o ponto de partida do curso, que se irá centrar na era pós-colonial do continente: através de o prisma de um continente “subalternizado”, porém estratégico; da ideia de uma prefiguração de anarquia global; de uma emblemática associação do continente aos esforços humanitários; e, mais recentemente, como uma nova fronteira ou, no caso do Norte de África, como “zona tampão”. O curso irá abordar também o

estudo de África como agente das Relações Internacionais, através de uma análise das armadilhas de uma abordagem centrada no conceito de Estado, a transformação de uma situação de chamada “segurança do terceiro mundo” para um conceito global, e a construção do “regionalismo sem integração”.

Será ainda tema de discussão o Estado africano como um actor peculiar na arena internacional. O conceito de neopatrimonialismo é uma questão-chave e um incentivo à reavaliação dos debates sobre o Estado desenvolvimentista. Este
ponto levará à discussão sobre a interacção entre organizações regionais, integração regional e ordens regionais em África. O curso termina com uma reflexão sobre África como um continente “emergente”, uma fronteira global e de interface com outras geografias.
Ainda no âmbito da edição deste ano da Summer School ISEG, serão organizados os cursos “Labor Economics”, com o Prof. Mário Centeno (entre 25 e 29 de Junho), e “Modelling Financial Time Series”, com Prof. João Nicolau (de 19 a 13 de Julho).
 

 

Data limite para registo e pagamento: 8 de Junho
Custo total: 120 euros (público em geral); 75 euros (estudantes demestrado e doutoramento)

+ info: http://www.utl.pt/pagina.php?area=10682

Comunicação | CEsA - Centro de Estudos sobre África e do Desenvolvimento
Instituto Superior de Economia e Gestão/UTL
http://pascal.iseg.utl.pt/~cesa

02.06.2012 | par martacacador | cursos, Daniel Bach, iseg, Relações Internacionais

SEMINÁRIOS CEsA 2011 (Centro de Estudos sobre África)

SEMINÁRIOS CEsA 2011 em colaboração com

MESTRADO EM DESENVOLVIMENTO E COOPERAÇÃO INTERNACIONALE DOUTORAMENTO EM ESTUDOS DE DESENVOLVIMENTO no ISEG, de  24 de Fevereiro a 26 de Maio, entrada livre.

O CEsA – Centro de Estudos sobre África e do Desenvolvimento convida-o a participar nos SEMINÁRIOS CEsA 2011, que terão lugar nas instalações do ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão de 24 de Fevereiro a 26 de Maio. A edição deste ano mobiliza um total de 18 investigadores convidados, de diversos países (Portugal, Moçambique, Mauritânia, Suíça, França e Reino Unido), abordando um vasto leque de temas sobre o Desenvolvimento e a Cooperação Internacional. Em anexo, pode consultar o programa desta iniciativa.

 CEsA- Centro de Estudos sobre África e do Desenvolvimento Instituto Superior de Economia e Gestão/UTL

Rua Miguel Lupi, 201249-078 Lisboa

16.02.2011 | par ritadamasio | Africa, cesa, Cooperação, desenvolvimento, iseg, seminarios