ESTAR AQUI OU ALI? um projecto de Kleber Lourenço

“O que alcançamos são algumas generalizações válidas que lançamos aqui e ali, iluminando passagens. É, porém, irresistível, como aventura intelectual, a procura dessas generalizações. É também indispensável, porque nenhum povo vive sem uma teoria de si mesmo. Se não tem uma antropologia que a proveja, improvisa-a e difunde-a no folclore.”

Darcy Ribeiro – O povo brasileiro

 

Estar aqui ou ali? é um projecto de pesquisa solo de dança contemporânea, do intérprete-criador brasileiro Kleber Lourenço, em cruzamento com as linguagens do teatro e da performance. Pretende abordar através do corpo a relação entre identidade x territorialidade. Conceitos bastante explorados na arte contemporânea, mas investigados aqui, sobre o recorte CORPO X ESPAÇO X EIXO.

Algumas das questões levantadas na pesquisa são: como construir/desconstruir um estereótipo de corpo que o identifica? Como trabalhar as semelhanças, diferenças e particularidades de um corpo identificado como nordestino e brasileiro? Como este corpo em contacto com outras culturas se reconhece e se distancia? Que corpos se encontram aqui e ali?

No recorte CORPO, pretendo explorar o contacto com a população de Lagos, na troca de experiências entre minhas memórias e as memórias reveladas. Diálogo directo com o homem da cidade, seu comportamento e expressões culturais. No recorte ESPAÇO, a exploração do espaço público e privado, através de intervenções externas na cidade e nos espaços do LAC. No recorte EIXO, problematizar em reflexões e na prática corporal a ideia de Centro X Periferia.

O projecto abrange esta mesma pesquisa em cidades do nordeste do Brasil, em cidades de outras regiões do país e em outros países.

Kleber Lourenço

 

Kleber Lourenço é ator, bailarino, coreógrafo, encenador e arte-educador graduado no Curso de Licenciatura em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Pernambuco UFPE/Brasil. Diretor do Visível Núcleo de Criação, coordenador do coletivo Colaborativo Permanência e parceiro do projeto Conexões Criativas/BA.

Sua formação artística inclui teatro, técnica de dança clássica, popular e contemporânea. Fez workshops, cursos, participou de conferências e seminários com diversos profissionais nacionais e internacionais, tais como: Ivone Berger, Antunes Filho, Eugênio Barba, Cibele Forjaz, Renato Ferracini, Cristian Duarte, Armando Menicacci, João Denys, Roberto Lúcio, Helena Katz, entre outros. Estudou contato e improvisação com o dinamarquês Peter Dietz, radicado hoje em Portugal.

Possui em sua experiência, participação em mais de trinta espetáculos profissionais de teatro e dança. Alguns espetáculos criados em residência na Bahia, Pará e França.

Entre as residências realizadas destacam-se: o projeto de residência Atelier de Coreógrafos Brasileiros – Ano II - Salvador-BA em 2003, a residência artística em Sarcelle – FR e no Théatre du Soleil em Paris, com o Grupo Grial de Dança, ambas no ano 2000. Fez residência artística em Recife, com os franceses Armando Menicacci e Christian Delecluse em 2006. Ainda em 2006 realizou residência no Centro de Formação e Pesquisas Apolo-Hermilo, para criação do espetáculo Sobre nossos corpos.

De 2008 pra cá, vem realizando residências em cidades do Brasil como pesquisa para criação do seu novo espetáculo solo Estar aqui ou ali? Atualmente em residência artística com este projeto, no LAC, Laboratório de Atividades Criativas na cidade de Lagos, sul de Portugal.

Foi pesquisador/ bailarino e assistente de coreógrafa, durante sete anos do Grupo Grial de Dança, importante companhia pernambucana de dança contemporânea fundada pelo escritor Ariano Suassuna e pela coreógrafa Maria Paula Costa Rêgo.

Como encenador e coreógrafo destacam-se os espetáculos em teatro: Disso que Chamam Bom Senso, da obra de Rubem Fonseca, com a Escambo Cia. de Criação, As Três Viúvas de Arthur, da obra de Arthur Azevedo, As Criadas de Jean Genet, O Vendedor de Caranguejo e Presepadas, espetáculos de circo-teatro com a Trupe Circus-EPC. Em dança: Play, espetáculo de vídeo-dança, Para meu silêncio, inspirado na obra de Hilda Hilst, Bolhas em Interface e seu solos: Jandira e Negro de Estimação.

Ainda em 2007 recebeu vários prêmios em festivais e mostras de teatro e dança, dos quais se destacam:

Prêmios de: Melhor espetáculo de dança, melhor bailarino e melhor coreógrafo com o solo JANDIRA no Festival Janeiro de Grandes Espetáculos 2007, Recife – PE;

Prêmio de: Melhor espetáculo teatro adulto com a montagem de AS CRIADAS no Festival Janeiro de Grandes espetáculos 2007–Recife–PE;

Prêmio de: Melhor direção teatro adulto, Melhor espetáculo teatro adulto

e melhor espetáculo teatro adulto júri popular na I Mostra de Teatro Capiba – Recife – PE;

Prêmio de Destaque do Ano em Dança com o espetáculo Negro de Estimação, concedido pelo SATED-PE. Recife-PE.

Atualmente, se dedica a projetos do Visível Núcleo de criação: a circulação da peça O Acidente, a pesquisa do seu novo solo Estar aqui ou ali?, o projeto Curta Teatro e a produção do espetáculo Daquilo que move o mundo.

 

www.kleberlourenco.com.br

www.visivelnucleo.blogspot.com

www.colaborativopermanencia.blogspot.com

LAC – Laboratório de Actividades Criativas é uma Associação Cultural sem fins lucrativos formada em 1995 e com sede no edifício da antiga cadeia de Lagos. Construção arquitectónica cujos alicerces edificam sobre um antigo Convento é local de história fazendo parte integrante na história da própria cidade. Este edifício construído com outros objectivos revelam actualmente uma dicotomia interessante de prisão/reclusão VS espaço de criatividade/liberdade, ao tornar-se espaço de criação reverteu assim os moldes da sua existência, agora as celas são espaço de ateliê para artistas cuja sua utilização e trabalho contribuíram para a revitalização deste edifício da cidade dotando-o de uma nova história. A associação é espaço de residências artísticas com 13 anos de existência e tem como prioridade para 2010 desenvolver e alargar o PRALAC – Programa de Residências Artísticas no LAC, com o objectivo principal de dinamizar e promover a criação artística na região e especialmente na zona do Sudoeste Algarvio.

 

O LAC é uma estrutura apoiada pelo Ministério da Cultura e Direcção Geral das Artes.

 

03.01.2011 | par martalanca | cultura afro-brasileira, Kleber Lourenço