Amy Halpern, Noémia Delgado e Claire Atherton em destaque no regresso do Doc's Kingdom ao Alentejo

Doc’s Kingdom – Seminário Internacional de Cinema Documental vai decorrer pela primeira vez em Odemira, de 30 de novembro a 5 de dezembro. Este ano, a programação fica a cabo de Elena Duque, selecionada através de um concurso público internacional. Sob o título “Corte-Travessia”, a montagem será o tema central do programa que mergulha na obra das cineastas Amy HalpernNoémia Delgado e Rose Lowder. Está também confirmada a presença da montadora Claire Atherton, colaboradora habitual de Chantal Akerman. A iraniana Maryam Tafakory, a portuguesa Beatriz Freire, a venezuelana Valentina Alvarado Matos, o chileno Carlos Vásquez, a espanhola Miriam Martín e o francês Érik Bullot são os outros convidados desta edição de 2023.
 
Amy Halpern, figura incontornável do cinema independente e experimental norte-americano, partiu no ano passado mas deixou atrás de si um legado de criatividade e liberdade consubstanciado em quase 40 curtas-metragens e numa única longa, Falling Lessons, que será exibida em 16mm durante o seminário em Odemira e terá nova projeção na Cinemateca Portuguesa a 9 de dezembro. O filme, que inspirou a programação desta edição do Doc’s Kingdom, é uma experiência cinematográfica concretizada através da montagem de 200 rostos humanos e animais, numa confrontação com o olhar no seu sentido mais político.
 
Como de costume, a programação completa do Doc’s Kingdom - com excepção do filme de Halpern anunciado acima - será mantida em segredo até ao início de cada sessão. Certo é que todos os participantes mergulharão também na obra de Noémia Delgado (1933-2016), autora do pioneiro documentário etnográfico sobre os caretos tradicionais de Trás-os-Montes, Máscaras (1976). A realizadora e também reconhecida montadora, ligada desde os anos 1960 à geração do Cinema Novo, que então procurava revolucionar a produção cinematográfica portuguesa, foi assistente de Paulo Rocha em Mudar de Vida (1966) e de Manoel de Oliveira em O Passado e o Presente (1971), e estagiou com Jean Rouch.

SOBRE OS CONVIDADOS
 
Claire Atherton, montadora de excelência e parceira de Chantal Akerman nos seus filmes durante mais de três décadas, é a convidada especial desta edição do Doc ‘s Kingdom, dedicada à “montagem como ferramenta de pensamento” de que fala a curadora Elena Duque. Natural de São Francisco, Claire Atherton trabalhou com montadora em documentário, ficção e outras formas audiovisuais, ao lado de Akerman mas também de muitos outros cineastas, como Luc Decaster, Emmanuelle Demoris ou Éric Baudelaire. Em 2019, recebeu o Vision Award Ticinomoda por ocasião da 72ª edição do Festival Internacional de Cinema de Locarno, tornando-se a primeira mulher a vencer o prémio.
 
A franco-peruana Rose Lowder dedicou boa parte da sua vida às belas-artes e ao cinema experimental. Foi co-fundadora do Archives du film expérimental d’Avignon (AFEA, 1981) e durante décadas programou a projeção de filmes raros ou raramente exibidos. Aos 82 anos, continua a ser um dos nomes mais influentes do cinema experimental, também através da sua investigação sobre percepção visual e composição, através da gravação e do entrelaçar de imagens sucessivas, abordando a montagem a partir da unidade mínima do cinema: o fotograma.

 

Maryam Tafakory reparte o seu tempo entre Shiraz e Londres. Trabalha com imagens, palavras e sentimentos para criar colagens textuais e fílmicas que juntam poesia, documentário, performance, arquivos e material encontrado. Interessa-se por representações de apagamento, secretismo e violência dos organismos reguladores invisíveis. Os seus projetos assentam sempre numa forte investigação e analisam o que é frequentemente negligenciado e descartado como trivial, excessivo ou não científico. Tem em curso um conjunto de ensaios vídeo que dialogam com o cinema iraniano pós-revolução. A sua obra, vastamente premiada, foi exibida internacionalmente, incluindo no MoMA, em Locarno e na Quinzena dos Cineastas de Cannes.
 
O trabalho artístico da portuguesa Beatriz Freire tem o foco na tecelagem e no têxtil como suporte de ideias e/ou como temática de estudo. Em paralelo, investiga a relação entre o texto e o tecido, e o sentido do táctil na percepção do mundo. Está neste momento a trabalhar em peças e performances que relacionam a materialidade do cinema com a materialidade do tecido e com a montagem.
 
Miriam Martín realizou em 2019 a curta-metragem La espada me la ha regalado e, em 2023, Vuelta a Riaño. Utiliza a dialética da montagem para confrontar por meio de imagens e sons as dúvidas pendentes da história recente de Espanha. Atuou como programadora em várias instituições.
 
Valentina Alvarado Matos trabalha sobre temas como a diáspora por meio da colagem e do trabalho com a linguagem. Carlos Vásquez, por sua vez, actua em duas vertentes: o cinema como dispositivo; e os traços do colonialismo e da violência da história do território chileno. Juntos, investigam a imagem em torno do dispositivo cinematográfico. Participaram recentemente em programas de projeção na Microscope Gallery e no Anthology Film Archives. Na primavera de 2023, estrearam a performance FFF no Museum of Moving Image em Nova Iorque e foram selecionados para o Barcelona Producciò. São autores de várias instalações e outros projetos apresentados internacionalmente. Atualmente, são ambos artistas residentes no centro de artes catalão Hangar e as suas obras fazem parte do catálogo de distribuição de filmes Light Cone em França.

Érik Bullot (França, 1963) é um cineasta e teórico. Os seus filmes baseiam-se na tradição do cinema ensaístico, tecendo associações inteligentes entre imagens e conceitos díspares e foram exibidos em numerosos festivais e instituições internacionais. Publicou vários livros sobre cinema, incluindo Sayat Nova (Yellow Now, 2007), Renversements 1 & 2. Notes sur le cinéma (Paris Expérimental, 2009 e 2013), Sortir du cinéma (Mamco, 2013), Le Film et son double (Mamco, 2017), Roussel et le cinéma (Nouvelles Éditions Place, 2020) e L’Attrait des ventriloques (Yellow Now, 2022).
 
PARCERIAS ALENTEJANAS
 
Com um caminho de mais de 20 anos que remonta a 2000 e às primeiras edições em Serpa, o Doc’s Kingdom teve momentos de itinerância nos Açores e em Almada, e chamou casa a Arcos de Valdevez durante as últimas oito edições. Agora, provando mais uma vez que não pertence a um lugar, mas que se encontra e adapta em cada um dos lugares em que se inscreve, o seminário assenta arraiais em Odemira, lugar de Portugal onde o presente global, complexo e pulsante do mundo em que vivemos se sente como em poucos outros.
 
Neste primeiro ano em Odemira, o Doc’s Kingdom alia-se a várias instituições locais, desde logo à Rota Vicentina – Associação para a Promoção do Turismo de Natureza na Costa Alentejana e Vicentina, em busca de pôr o corpo em prática durante o seminário; e a Cultivamos Cultura - Associação Cultural, que se dedica a promover a experimentação em artes visuais e a sua interseção com a ciência e a tecnologia. A estas entidades juntam-se a Câmara Municipal de Odemira e a Direção Regional de Cultura do Alentejo.
 
O Doc ‘s Kingdom, agora sob a direção de Marcia Mansur, deseja ser um espaço de pensamento aberto não só a cinéfilos mas também a cine-entusiastas, a quem queira pensar o mundo através do cinema - e o cinema em conjunto com os lugares que habitamos. Nesse sentido, outra das parcerias locais relevantes é exactamente com quem tem feito por isso no Baixo Alentejo: o Cinema Fulgor, organização de cariz móvel e projecionista - à qual está ligada a cineasta Sílvia das Fadas, que já teve os seus filmes mostrados no Doc’s Kingdom - e que pretende participar na construção de uma ruralidade viva e autónoma, convocar e nutrir as diversas e dispersas comunidades, propondo o cinema enquanto experiência comunal e ecológica.


 
BOLSAS E INSCRIÇÕES
 
Para fomentar novas possibilidades de imersão e avanço profissional, o Doc’s Kingdom abre duas vagas para uma nova bolsa destinada a programadores e programadoras internacionais que poderão participar do Doc’s Kingdom com todas as despesas pagas. Deste modo, estarão depois habilitados a participar do concurso público que será lançado a cada ano para a programação do seminário e  que tem como condição essencial a participação numa edição anterior. 
 
Além das bolsas para programadores, serão oferecidas quatro bolsas de participação no âmbito do programa Dear Doc. Organizado pelo Doc’s Kingdom desde 2016, este programa é destinado a cineastas, críticos, programadores, investigadores e artistas em início de carreira, portugueses ou residentes em Portugal, com vista a tornar o oferecer ao grupo de participantes um aprofundamento da experiência do seminário, com enfoque no arquivo e na reflexão crítica sobre a programação de cinema.

Ambas as modalidades de bolsas de participação contemplam ainda uma série de eventos exclusivos nos dois dias que antecedem o arranque do encontro em Odemira.
 
As vagas para participação no seminário estão abertas e serão preenchidas por ordem de inscrição. Todas as informações estão disponíveis no site www.docskingdom.org e no formulário de inscrição disponível aqui.
 
sobre o Doc’s Kingdom
Doc’s Kingdom - Seminário Internacional de Cinema Documental é um projeto único no panorama nacional e internacional, que se define como um espaço dedicado ao pensamento crítico, ao debate horizontal, ao estudo e entendimento do cinema documental contemporâneo, nas suas formas mais inovadoras ou experimentais. 

 

sobre Elena Duque
Elena Duque (hispano-venezuelana) é programadora, realizadora, crítica e professora. Estudou na Universidad Complutense de Madrid e na ECAM (Escuela de Cinematografía y del Audiovisual de la Comunidad de Madrid), actualmente vive e trabalha entre Madrid e a Galiza. É programadora da (S8) Mostra de Cinema Periférico na Corunha, Galiza, desde 2013, onde também dirige o departamento editorial. Destaca-se o trabalho como programadora no Festival de Cinema Europeu de Sevilha (2013-2022) e da secção “La invitación al viaje” na Semana de Audiovisual Contemporâneo de Oviedo, ou como moderadora de Q&A’s no IFFR - International Film Festival Rotterdam (2015-2023). Foi responsável pela curadoria de ciclos em instituições como CCCB em Barcelona, Los Angeles Film Forum, San Francisco Cinematheque, Tabakalera em San Sebastián, assim como nos festivais VideoEX em Zurique, Images Festival em Toronto, ou Nomadica em Brescia. É professora na Universidade Camilo José Cela, em Madrid. Participa em conferências, aulas e workshops regularmente, destacando-se instituições como Master LAV (2016-2022), CA2M e La Casa Encendida (Madrid), CinemaAttic (Edimburgo), MUTA Festival de Cine de Apropiación (Lima), Xcèntric - CCCB (Barcelona), Cinemateca de São Paulo e Cinemateca de Porto Alegre. Foi editora dos livros Val del Omar. Más allá de la órbita terrestre (BAFICI, 2015), 8 super 8 e La mecánica de la luz (S8 Mostra de Cinema Periférico, 2017-2020). É autora dos capítulos “Rose Lowder, Single Frame Worker”, publicado no livro Bouquets. Rose Lowder (Eyewash Books, Paris, 2023) e “Jeannette Muñoz. Una apertura al mundo”, no livro Meditaciones sobre el presente. Ute Aurand, Helga Fanderl, Jeannette Muñoz y Renate Sami (Punto de Vista, Pamplona, 2020). Como crítica, publicou textos em revistas e publicações como Lumière (2014-presente), Caimán Cuadernos de Cine (2010-2022), Blogs CCCB (2016-2020), La Furia Umana (2013-2015), Détour (2011-2013), A Cuarta Parede (2011). Como realizadora, trabalha com animação e colagem, através de exercícios plásticos que incorporam formatos analógicos. Os seus filmes foram exibidos em festivais e instituições a nível mundial. Foi artista convidada no Doc’s Kingdom 2021.

 

sobre Marcia Mansur
Nascida em 1979, no Rio de Janeiro, Marcia Mansur é gestora cultural, realizadora e produtora executiva, baseada em Lisboa. Doutora em antropologia (UNICAMP, Brasil), especializou-se em Administração de Artes na Universidade de Nova Iorque. Tem 18 anos de experiência na construção de parcerias, criação de estratégias e modelos de negócio para organizações culturais e já colaborou com instituições progressistas do Brasil (Vídeo nas Aldeias), EUA (UnionDocs) e Reino Unido (British Council), tanto em eventos comunitários (Festival de Cineastas Indígenas) como internacionais (Olimpíadas Rio). Co-fundadora e co-diretora do Estúdio CRUA, que atua entre Brasil e Portugal, suas produções visuais entrelaçam património cultural e arquivos, e expandiram-se do filme para a instalação e os meios interactivos. Aplicou a linguagem cinematográfica em experiências transmídia, cine-concertos e exibições ao ar livre. Marcia discute como o imaginário complexo permeia as relações entre o visível e o imaginado, entre a memória e a experiência do presente. A primeira longa-metragem que co-dirigiu foi incluída no Festival de Cinema Biarritz Amérique Latine (França, 2017) e no Margaret Mead Film Festival no Museu de História Natural de Nova Iorque (EUA, 2018), entre outros. Entre as exibições importantes contam-se festivais no Nepal, Colômbia, Macedónia e Grécia, com distribuição internacional pelo Documentary Educational Resources e Royal Anthropological Institute. As suas obras têm sido apresentadas em algumas instituições internacionais como o Museo Etnográfico de Castilla Y León (Espanha, 2018) e Paço Imperial (Brasil, 2020). Marcia participou de residências artísticas no Museu da Imagem e do Som de São Paulo (Brasil, 2018) e no Lizières Centre Culturel (França, 2017); também foi premiada como Melhor Projeto Transmídia na Muestra de Antropología Audiovisual de Madrid (Espanha, 2018) e como Melhor Documentário no Festival de Cinema Arquivo em Exibição (Brasil, 2022).

 

13.10.2023 | par martalanca | doc's Kingdom

Doc's Kingdom 2022: Sneak Preview

Com a presença de MARIANA CALÓ e FRANCISCO QUEIMADELA, ALEXANDRA CUESTA, PAULA GAITÁN, BORIS LEHMAN e JOÃO VIEIRA TORRES, o Doc’s Kingdom 2022 inicia às 18h de quinta-feira, 1 de setembro e termina ao meio-dia de terça-feira, 6 de setembro.

As inscrições estão abertas ao público, por ordem de chegada, no formulário de inscrição.

A inscrição (190€) inclui todo o programa do Doc’s Kingdom 2022 em Arcos de Valdevez (sessões de cinema, debates, refeições, passeios e outras actividades), entre 1 e 6 de setembro. A inscrição diária (50€) inclui todo o programa do dia correspondente.

O seminário Doc’s Kingdom é concebido como uma experiência imersiva, com três sessões de cinema por dia a partir das 10h, um programa surpresa até ao início de cada projecção, debates ao ar livre com e entre cineastas, refeições de convívio e passeios.

A cineasta e fotógrafa Alexandra Cuesta vive e trabalha entre o Equador e os Estados Unidos. Os seus vídeos e filmes em 16mm são retratos de lugares públicos, paisagens urbanas e das pessoas que os habitam. Reminiscente de práticas documentais como a fotografia de rua, o trabalho de Cuesta está enraizado na sensibilidade poética e lírica da vanguarda, combinando práticas documentais e antropologia visual, investigando a reciprocidade do olhar na representação baseada no tempo.

Ao longo de cerca de 45 anos, o cineasta belga Boris Lehman realizou e produziu mais de 75 filmes, entre curtas e longas-metragens, documentário e ficção, ensaios e autobiografias, trabalhando essencialmente em 8mm, super8 e 16mm. A obra de Lehman invade espaços pessoais – a sala de estar, o estúdio do artista, o álbum de fotografias. Contrastando com essa intimidade está uma nota quase etnográfica, trazida pela forma como o pessoal se torna o universal.

João Vieira Torres, artista franco-brasileiro, vive e trabalha em Paris desde 2002. Vieira Torres utiliza diversas formas de expressão artística: a fotografia, o cinema, a videoarte e a performance. Um dos principais eixos do seu trabalho é a questão do “ser-se estrangeiro” e as formas de instabilidade e rupturas de perspectiva que nelas se originam, a dificuldade de estabelecer raízes ou âncoras, sejam elas em relação ao território, à identidade, ou ao próprio corpo.

Mariana Caló e Francisco Queimadela são artistas pluridisciplinares que trabalham como dupla desde 2010, desenvolvendo a sua prática através do uso privilegiado da imagem em movimento, tanto na realização de filmes como em conjugação com o desenho, a pintura, a fotografia ou a escultura em contextos expositivos. O interesse pelo diálogo entre o biológico, o cultural e o vernacular é recorrente no seu trabalho.

Paula Gaitán, artista plástica, fotógrafa, escritora e realizadora, começou a trabalhar em cinema em 1978 quando, a convite de Glauber Rocha, fez a direcção de arte no filme “A Idade da Terra” (1980). Entre curtas e longas-metragens, realizou cerca de 15 filmes como, entre outros, “Uaka” (1988) ou “Exilados do Vulcão” (2013). Em 2021, foi homenageada na Mostra de Tiradentes e estreou o épico “Luz nos Trópicos” (2020) na Berlinale. Em 2022, foi artista convidada da DAAD, em Berlim. Transgredindo normas e convecções, a obra radical de Gaitán fortalece um diálogo com as artes visuais, a fotografia e o som, transitando entre uma abordagem pessoal e intimista e uma perspectiva etnográfica.

Boas Vindas ao Doc’s Kingdom 2022 com The Netherlands Film Academy e Stereo Editions

O acolhimento do Doc’s Kingdom 2022 tem lugar na sala de debates do seminário, no Centro Paroquial de Arcos de Valdevez, dia 1 de setembro às 18h, com a presença do cineasta galego Alberte Pagán, para a apresentação do seu livro “Emotional Materials/Personal Processes”, publicado pela Stereo Editions, que junta seis entrevistas com cineastas experimentais como Peter Kubelka ou Ken Jacobs, realizadas ao longo de várias edições do mítico S8 — Festival de Cinema Periférico, realizado anualmente na vizinha Corunha.

Em colaboração com o novo Master of Film, artistic research in and through cinema da Netherlands Film Academy, um grupo de sete estudantes, acompanhado pela professora e cineasta galega Diana Toucedo, apresenta uma conversa colectiva sobre processos criativos, observação, escuta e atenção, inaugurando o círculo de debates do Doc’s Kingdom 2022.

O encontro de boas vindas ao Doc’s Kingdom 2022 realiza-se no âmbito do programa de residências e bolsas Dear Doc, desenvolvido com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.

Paula Gaitán, Mariana Caló e Francisco Queimadela na sessão de abertura do Doc’s Kingdom 2022

A primeira sessão do Doc’s Kingdom 2022, dia 1 de setembro, às 22h, na Casa das Artes de Arcos de Valdevez, apresenta uma miniatura burlesca de Mariana Caló e Francisco Queimadela, seguida de uma viagem sónica guiada pelos gestos indomáveis do encontro entre a câmara de Paula Gaitán e a guitarra de Arto Lindsay, num filme que é um retrato do músico radicado no Brasil, mas antes de tudo um documentário sobre a própria ideia de som e sobre a relação entre o corpo e a música.

Centenário NANOOK com The Flaherty Film Seminar

Allakariallak no filme Nanook of the North (1922)Allakariallak no filme Nanook of the North (1922)

Em colaboração com o Flaherty Film Seminar, fundado por Frances Flaherty em 1954, o Doc’s Kingdom 2022 organiza uma sessão especial de Nanook of the North (1922), de Robert Flaherty, no domingo 4 de setembro, seguida de debate com a participação de José Manuel Costa, director da Cinemateca Portuguesa, fundador do seminário Doc’s Kingdom e participante no 25th Flaherty Film Seminar, em 1979.

Residentes Dear Doc com o apoio da Fundação Gulbenkian

O programa Dear Doc, desenvolvido desde 2016 com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, cria um contexto internacional de colaboração para um grupo de residentes no seminário Doc’s Kingdom. Em 2022, para além do grupo de residentes com bolsa, o programa Dear Doc inclui uma série de sessões online e uma colaboração com o Master of Film, artistic research in and through cinema da Netherlands Film Academy.

São residentes Dear Doc 2022:

Agnieska Szeffel  Curadora independente, fundadora e programadora da secção “Lost Lost Lost” no festival internacional de cinema New Horizons, na Polónia. Agnieska é autora do livro “Pedro Costa: An Unwritten Story” (2018) e encontra-se a preparar um programa de cinema português para a edição de 2023 do festival New Horizons.

Cátia Rodrigues  Programadora no Festival Curtas Vila do Conde e no CineNova, editora e crítica no CINEblog IFILNova. Licenciada em Filosofia pela U. Porto, Cátia está actualmente a escrever a sua dissertação de Mestrado em Estudos Artísticos na U. Nova de Lisboa em torno do gesto de mostrar enquanto gesto ético-estético fundacional no cinema de Abbas Kiarostami.

Clara Jost — Realizadora, licenciada pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Autora do premiado “Meine Liebe” (2020), Clara terminou recentemente o seu novo filme por estrear, “Cosas bonitas y un par de tragedias”, no âmbito do Mestrado em Artes Audiovisuais que realizou na KASK, em Ghent, na Bélgica, com o apoio da bolsa de estudos da Fundação Gulbenkian.

Fernando Restelli — Realizador argentino a viver e a trabalhar em Lisboa, onde se encontra a realizar o seu projecto final do DocNomads Masters in Documentary Film Directing. Fernando terminou recentemente o seu novo filme por estrear, “Searching for Boris Lehman”.

Ghada Fikri — Realizadora egípcia a viver e a trabalhar em Bruxelas e Lisboa, onde se encontra a terminar o DocNomads Masters in Documentary Film Directing. Realizadora do premiado “As you can see” (2020), Ghada licenciou-se e foi depois professora na German University in Cairo.

Helena Gouveia Monteiro — Artista visual e e realizadora de cinema experimental, vive e trabalha em Dublin, onde co-dirige o LUX Critical Forum. Helena é co-fundadora da Stereo Editions, que publicou recentemente “Emotional Materials/Personal Processes - Six Interviews with Experimental Filmmakers”, de Alberte Pagán.

Kinga Nguyen — Finalista de Sociologia na Universidade de Varsóvia, prepara uma tese onde analisa a identidade social criada através do humor por grupos de extrema direita na Polónia. Kinga é polaca, de origem vietnamita, e encontra-se a estagiar na produtora portuguesa Kintop, como assistente de montagem no novo filme de Susana de Sousa Dias.

Maria Patrão — Realizadora, licenciada pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Realizou o filme “Meia Luz” (2021), vencedor do Prémio Pedro Fortes para Melhor Filme Português na secção Verdes Anos do festival Doclisboa. Maria encontra-se actualmente na Elías Querejeta Zine Eskola, onde dá continuidade ao seu trabalho sobre o cineasta António Reis no Mestrado em Film Preservation Studies, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.

Teresa Chow — Artista visual, licenciada em escultura pela Faculdade de Belas Artes da U. Porto, pós-graduada em motion design na ESAD Matosinhos. Teresa desenvolve uma prática artística transdisciplinar, em imagem em movimento, edição, escultura ou publicação, tendo colaborado recentemente com o Cineclube Campo Aberto.

A Cinemateca com o Doc’s Kingdom

Depois do seminário em Arcos de Valdevez, Boris Lehman apresenta duas sessões na Cinemateca Portuguesa, a 8 e 9 de setembro: “Symphonie” (1978) e “L’Art de s’égarer” (2014); “Funérailles - De l’art de mourir” (2016). As duas sessões constituem mais uma oportunidade de revisitar o trabalho de Lehman, de conversa e discussão com o realizador.

25.08.2022 | par Alícia Gaspar | cinema, cultura, doc's Kingdom, evento

Doc's Kingdom 2021 - O Movimento das Coisas

Seminário Internacional de Cinema Doc’s Kingdom 2021 
regressa a Arcos de Valdevez de 1 a 5 de Outubro

“O Movimento das Coisas” é o ponto de partida da presente edição do Seminário Internacional de Cinema Doc’s Kingdom, que regressa a Arcos de Valdevez de 1 a 5 de Outubro. O Seminário Doc’s Kingdom é organizado desde 2000 pela Apordoc — Associação pelo Documentário, também responsável pelo Festival Doclisboa.

O único filme realizado por Manuela Serra — “O Movimento das Coisas” (Portugal, 1986/2021), estreado comercialmente 40 anos depois das filmagens em Lanheses, no Alto Minho — inspira o programa da presente edição, que celebra o reencontro no cinema com a presença de Manuela Serra, Jeannette Muñoz, Jessica Sarah Rinland, Naomi Uman e Sílvia das Fadas, entre outras realizadoras a anunciar.

Com um programa secreto até ao início de cada projecção, o Doc’s Kingdom 2021 reúne gestos que nos convocam para uma experiência táctil do cinema, incluindo um programa inédito de sessões especiais em 16mm, a partir do diálogo entre obras e cineastas que imaginam o lugar da comunidade na fragilidade do encontro e na sensibilidade do contacto, aí encontrando a sua força e a sua forma singulares.

O Doc’s Kingdom arranca na tarde de sexta-feira, 1 de outubro, com a conferência “A Vez do Cinema”, organizada em parceria com o Cineclube de Arcos de Valdevez. A conferência reúne delegados de projectos — salas, laboratórios, escolas, livrarias ou residências artísticas — que são exemplares na sua dimensão simultaneamente local e internacional. Estão confirmadas, entre outras, as participações de Ao Norte (Viana do Castelo), Casa do Xisto (Barcelos), Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa (Porto), Filmaporto Film Commission(Porto), Laboratório da Torre (Porto), Numax (Santiago de Compostela), Rua Escura (Porto), para além do Flaherty Film Seminar (Nova Iorque, EUA) e La Vulcanizadora (Santa Marta, Colômbia).

Originalmente inspirado pelo seminário Flaherty, o Doc’s Kingdom mantém as mesmas características distintivas desde a sua primeira edição em 2000: ao longo de uma semana, o mesmo grupo vê filmes e conversa informalmente sobre eles; cada jornada inclui sessões de filmes de diferentes cineastas, propondo o diálogo entre os autores presentes e um debate coletivo aberto a todos os participantes, sem distinções hierárquicas entre realizadores, estudantes, professores, espectadores e organizadores; desde 2013, para encorajar a participação integral no seminário e intensificar a experiência de imersão total, o seminário não divulga antecipadamente o programa de filmes; ao longo do programa intensivo de projecções e debates, a experiência passa também pelo encontro com o lugar onde se realiza o Doc’s Kingdom, promovendo a relação com a comunidade local.

Contrariando a dimensão quantitativa dos festivais e a formatação do espaço académico, o que aqui se propõe é uma experiência de cinema e uma experiência humana global, que desejavelmente se tornem uma só coisa. Este encontro visa proporcionar um salto no conhecimento e na visão de quem nele participa. Por um lado, através da experiência concentrada de projecções e debates. Por outro, usando como catalisadores a própria vivência de grupo e a oportunidade de mergulho num lugar inspirador, que extrai os participantes aos seus diferentes contextos habituais, convidando-os para uma experiência de imersão total.

O seminário insiste na dimensão colectiva desta experiência, propondo um programa único para todos os participantes, sem eventos paralelos e sem alinhamento prévio: em cada sessão, o grupo entra na sala de cinema sem mapa, aliando a disponibilidade e o risco para cooperar numa experiência que não pode antecipar.

26.09.2021 | par Alícia Gaspar | cinema, doc's Kingdom, DocLisboa, o movimento das coisas, seminário internacional de cinema

JORNADA com Suzanne Daveau, Duarte Belo e Luísa Homem

Atlas Suzanne Daveau

EXPOSIÇÃO | 16 abr. - 30 jul. ‘2 | Sala de Exposições Piso 2 | Entrada livre

exposição Atlas Suzanne Daveau na Biblioteca Nacional de Portugal, continua patente até ao final do mês, dia 30 de julho.
filme SUZANNE DAVEAU, realizado por Luísa Homem, será exibido no Cinema Nimas no dia 14 de julho, seguido de uma conversa com a realizadora.

“As fotografias de Suzanne Daveau registaram o tempo longo das sociedades rurais ocidentais ou tribais de África, as paisagens quase intocadas pela mão humana, mas também o enunciar de um mundo em progressiva mudança. O Atlas Suzanne Daveau é este percurso por um singular universo fotográfico que procurou uma ideia de verdade. Este é o retrato, o mapa, a geografia de uma mulher incansável que procurou conhecer e transmitir a sabedoria humana que se revela da terra. Talvez o que essa busca hoje nos devolva seja a inquietação do tempo presente. As suas fotografias dizem-nos, também, que o conhecimento é a melhor ferramenta que temos para lidar com um mundo aberto e em mudança permanente.

Esta abordagem ao universo fotográfico de Suzanne Daveau constitui uma interpretação concreta das imagens com que nos deparámos. Este não é um trabalho definitivo, na medida em que muitas outras leituras poderão ser feitas por outras pessoas. Este trabalho não tem um carácter monográfico. Foi nosso desejo construir um objeto de comunicação que, de algum modo, consiga transmitir a força das imagens e ao mesmo tempo fazer uma ponte com a contemporaneidade, com alguns dos problemas com que a humanidade hoje se depara, nomeadamente aqueles que se prendem com a terra que nos acolhe.

A exposição organiza-se em quatro grandes áreas temáticas: RuralHumanidadeCidade; e NaturezaEstes são os elementos que, diríamos, emanam da representação que Suzanne Daveau procurou com as suas fotografias. Na referência ao carácter científico das suas imagens, adicionámos as fichas que se encontram em arquivo no Centro de Estudos Geográficos, no núcleo Processo. Um sexto grupo de imagens, Tempo, é constituído por fotografias do seu avô, Léon Robert.

Considerámos ainda dois grupos de imagens que, de algum modo, são unidades «flutuantes» nesta exposição, estabelecendo relações de descontinuidade com os grupos anteriormente referidos. Há um conjunto de imagens em que estão representadas pessoas, quase sempre isoladas, que contemplam a paisagem. Nessas diferentes pessoas quase que podemos ver Suzanne Daveau a ler, perscrutar, a interpretar as paisagens. Um último conjunto de fotografias é definido por imagens que tivemos dificuldade em ligar a qualquer uma das categorias anteriormente apresentadas. São imagens, por vezes, enigmáticas e inquietantes. São descontinuidades no seu trabalho que abrem portas para outras leituras, à margem de um pensamento geográfico.” — Duarte Belo / Madalena Vidigal

*Suzanne Daveau, hoje com 96 anos, começou pelo ensino secundário, mas seria quase toda a vida Professora Universitária em Besançon, Dakar, Reims e Lisboa. Investigou em temas variados como Geomorfologia e Climatologia, Geografia Histórica e Regional, História da Geografia e Cartografia. A partir de 1965 colaborou estreitamente com Orlando Ribeiro (1911-1997). Entre as suas obras destacam-se Les Régions Frontalières de la Montagne Jurassienne (tese de doutoramento, 1959), O Ambiente Geográfico Natural (1970, 5ª ed., 2019), La Zone Intertropicale Humide (com O. Ribeiro, 1973), Distribuição e Ritmo de Precipitação em Portugal (1977), Portugal, o Sabor da Terra (com J. Mattoso e D. Belo, 1998, 2ª ed., 2010) e Um Antigo Mapa Corográfico de Portugal (2010).

10.07.2021 | par Alícia Gaspar | cinemas nimas, convite, doc's Kingdom, Duarte Belo, jornada, Luísa Homem, Suzanne Daveau

Uma jornada com António Ole, por Ana Balona de Oliveira e Isabel Carlos

No domingo, 11 de julho, o Doc’s Kingdom convida para uma jornada na Casa da Cerca, com António Ole, Ana Balona de Oliveira e Isabel Carlos.

10.07.2021 | par Alícia Gaspar | Ana balona de oliveira, António Ole, casa da cerca, convite, doc's Kingdom, Isabel Carlos