Grupo de teatro do Centro Cultural Português do Mindelo celebra 20 anos

O Grupo de Teatro do Centro Cultural Português do Mindelo – GTCCPM - está a preparar duas produções para assinalar o seu vigésimo aniversário: “A Escola de Mulheres”, de Molière, que sobe ao palco a 22 de Março; e “A Tempestade”, de Shakespeare, com estreia marcada para o mês de Setembro.

Estas novas peças vêm marcar os 20 anos do GTCCPM, considerado o mais produtivo e internacional da história do teatro cabo-verdiano, com 47 produções e mais de 40 actuações em festivais e eventos internacionais.

“O grupo mudou os paradigmas do teatro cabo-verdiano. A qualidade plástica das encenações, a ousadia experimental das montagens, a diversidade dramatúrgica na escolha das peças e a promoção do teatro cabo-verdiano além-fronteiras são apenas alguns dos aspectos que saliento”, avalia o director, João Branco, ao 
Jornal A Semana.

“O GTCCPM conquistou um público novo e exigente para o teatro cabo-verdiano e contribuiu para o aparecimento de novas companhias”, salienta ainda o actor e encenador.

O Grupo de Teatro do CCP do Mindelo nasceu em 1993, tendo imprimido uma forte dinâmica teatral em S. Vicente. Começou por ser um Curso de Iniciação Teatral, nasceu como grupo, sem nunca ter posto de parte a vertente da formação, que continua a ser ministrada no CCP do Instituto Camões em paralelo com as actividades do grupo teatral.

fonte

05.03.2013 | by herminiobovino | Mindelo, teatro, teatro caboverdiano