Grupo de teatro do Centro Cultural Português do Mindelo celebra 20 anos

O Grupo de Teatro do Centro Cultural Português do Mindelo – GTCCPM - está a preparar duas produções para assinalar o seu vigésimo aniversário: “A Escola de Mulheres”, de Molière, que sobe ao palco a 22 de Março; e “A Tempestade”, de Shakespeare, com estreia marcada para o mês de Setembro.

Estas novas peças vêm marcar os 20 anos do GTCCPM, considerado o mais produtivo e internacional da história do teatro cabo-verdiano, com 47 produções e mais de 40 actuações em festivais e eventos internacionais.

“O grupo mudou os paradigmas do teatro cabo-verdiano. A qualidade plástica das encenações, a ousadia experimental das montagens, a diversidade dramatúrgica na escolha das peças e a promoção do teatro cabo-verdiano além-fronteiras são apenas alguns dos aspectos que saliento”, avalia o director, João Branco, ao 
Jornal A Semana.

“O GTCCPM conquistou um público novo e exigente para o teatro cabo-verdiano e contribuiu para o aparecimento de novas companhias”, salienta ainda o actor e encenador.

O Grupo de Teatro do CCP do Mindelo nasceu em 1993, tendo imprimido uma forte dinâmica teatral em S. Vicente. Começou por ser um Curso de Iniciação Teatral, nasceu como grupo, sem nunca ter posto de parte a vertente da formação, que continua a ser ministrada no CCP do Instituto Camões em paralelo com as actividades do grupo teatral.

fonte

05.03.2013 | by herminiobovino | Mindelo, teatro, teatro caboverdiano

O Teatro em Cabo Verde e a Crioulização: da Antropologia para os palco

A programação desta quarta-feira (21) na Quarta Cultural Maciço de Arte – Especial será dedicada ao debate sobre o teatro cabo-verdiano. O diretor do Grupo de Teatro do Centro Cultural Português – Polo Mindelo/Cabo Verde, João Branco, apresentará, às 19 horas, no Anfiteatro da Unilab, a Conferência “O Teatro em Cabo Verde e a Crioulização: da Antropologia para os Palcos”. O evento é aberto ao público e gratuito.

O Grupo de Teatro do Centro Cultural Português do Mindelo – Cabo Verde existe desde 1993. Ele foi montado por participantes do Curso de Iniciação Teatral, promovido pelo Centro Cultural Português – Instituto Camões / Pólo do Mindelo e pelo Centro Cultural do Mindelo. A proposta do grupo é contribuir para a promoção e o desenvolvimento do teatro cabo-verdiano.

O Grupo tem mais de 40 espetáculos montados entre textos de autores conhecidos com leituras “crioulas” ou caboverdianas como: Oscar Wilde, Molière, Garcia Lorca, William Shakespeare e também criações coletivas do grupo. Com participação em inúmeros festivais, já se apresentou em palcos de Portugal, Itália, Espanha, Holanda e Brasil, e já ganhou por duas vezes o Prêmio do Mérito Teatral por Portugal e por Cabo Verde.

O diretor teatral João Branco vai apresentar a Conferência  “O Teatro em Cabo Verde e a Crioulização: da Antropologia para os Palcos”

João Branco nasceu em Paris, França, mas tem nacionalidade portuguesa e cabo-verdiana. É pós-graduado em Teatro, com especialização em Encenação pela Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa. É diretor artístico do Centro Cultural Português – ICA / Pólo do Mindelo – Cabo Verde, onde também exerce os cargos de coordenador e monitor dos cursos de Iniciação Teatral. João Branco detém em seu currículo inúmeras premiações por seu papel de destaque na área cultural, destacando-se, em 2011, a condecoração com a 1ª Classe da Ordem do Vulcão, atribuída pelo presidente da República de Cabo Verde; e em 2010 pela distinção com o Prêmio de Mérito Teatral atribuído pela Associação Artística e Cultural Mindelact.

 

Quarta Cultural Maciço de Arte – Especial com João Branco, Diretor Artístico do Centro Cultural Português / Mindelo-Cabo Verde  21/11/12 das 19h às 21h no Anfiteatro da UNILAB

21.11.2012 | by martalanca | João Branco, teatro caboverdiano

Os Amantes no C. Cultural Português - Mindelo

06.04.2011 | by martalanca | João Branco, teatro caboverdiano

MINDELO, CABO VERDE: ESTREIAS, PRÉMIOS E ALERTA SOBRE O ÉDEN-PARK NO MÊS DO TEATRO

O Dia Mundial do Teatro foi assinalado no Mindelo (São Vicente, Cabo Verde) com a estreia de dois novos espectáculos, a entrega do prémio de Mérito Teatral a João Branco e um apelo em relação à reactivação do Cine-Teatro Éden-Park.

No dia 26 de Março, o grupo Craq’Otchód estreou a peça “A2”, de Di Fortes e Idá Delgado, no Auditório do Centro Cultural do Mindelo. “Trata-se de uma peça de clown sem uma história concreta, é uma série de cenas com dois clowns, seres humanos, que transportam o público para os seus mundos imaginativos e emotivos”, revela Verónica Bestetti, mentora do grupo e co-encenadora, no portal de notícias de Cabo Verde. 
“São seres humanos dotados de um pequeno nariz vermelho. A máscara mais pequena do mundo, que não esconde mas revela. São seres que aceitam a sua estupidez (divertida) e a compartilham com o público”, acrescenta Bestetti. 
A 27 de Março, o encenador João Branco recebeu, no salão nobre da Câmara Municipal de São Vicente, o prémio de mérito teatral. No final da cerimónia, os actores do Mindelo reuniram-se numa acção de teatro de rua junto ao Cine-Teatro Éden-Park, edifício que permanece ameaçado de demolição. “O projecto surgiu de uma ideia inicial de João Branco: fazer uma manifestação, no dia 27, a favor do cinema do Mindelo. Chegámos à conclusão que apenas uma manifestação seria algo muito vago”, explica a actriz Zenaida Alfama. “Decidimos montar a peça “A Última Estreia”, com a participação de actores e técnicos de todos os grupos de teatro de São Vicente. Fizemos um grupo de sketch’s ao estilo de “Mancarra”, uma peça do Grupo de Teatro do Centro Cultural Português sobre o mesmo tema”, relata.
Este acto serviu para para chamar a atenção do público e dos responsáveis culturais: “o objectivo é alertar as pessoas para o facto de que o cinema faz muita falta por motivos que vão desde o divertimento ao ganha-pão e pela importância histórica do Éden-Park. Afinal, só quando deixamos de ter algo é que temos a consciência da sua real importância”, concluiu Zenaida Alfama.
As comemorações terminaram no dia 28, com a apresentação da peça “É sempre êssin”, do grupo de teatro dos alunos do liceu José Augusto Pinto.

cenaberta

06.04.2011 | by martalanca | Éden-Park, João Branco, Mindelo, teatro caboverdiano

Mindelact 2010

O Mindelact 2010 tem tudo para que nos enchamos de orgulho do árduo trabalho que a sua equipa tem à frente durante todo o ano. Cada espectáculo, protagonizado por conceituadas companhias a nível mundial, é um brinde à qualidade e um presente à ilha que respira teatro e da cultura e da arte vive.

 

faça dowload do programa do festival no site do Mindelact

05.09.2010 | by martalanca | Mindelact, Mindelo, teatro caboverdiano