II Seminário Internacional sobre Infâncias e Pós-colonialismo: Pesquisas em busca de pedagogias descolonizadoras

O grupo de estudo e pesquisa GEPEDISC – Linha Culturas Infantis traz para o debate nesta segundo edição do Seminário Internacional sobre Infâncias e Pós-colonialismo: pesquisas em busca de pedagogias descolonizadoras a produção de conhecimento a respeito das várias infâncias desse país, bem como os processos de criação de pedagogias descolonizadoras para a educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental.

Lançamos nossos olhares para o pensamento Pós-Colonialista procurando ressignificar antropofagicamente os saberes e criando novos arcabouços teóricos que visem a equidade social. Ao questionarmos e resistirmos aos dispositivos do modelo canônico científico europeu, tentamos não apenas negar ou estabelecer novas hierarquias com relação aos valores culturais e científicos da Europa ocidental, mas sim, o oposto, ou seja, trata-se de desconstruir valores hegemônicos, marcados pela herança patriarcal, androcêntrica e racista que submetem as crianças desde a mais tenra idade a um conjunto de sistemas que colonializa as diferenças étnico-raciais, sexuais e de gênero.

Para que seja possível a criação de pedagogias descolonizadoras da infância, propomos durante as discussões do Seminário o esforço de retorno a gênese histórica da edificação das desigualdades e “estereotipização” das diferenças. Em um movimento para desnaturalizar as hierarquizações e estratificações por idade, gênero, raça, formas corpóreas e sexualidade.

24.06.2015 | par martalanca | Infâncias e Pós-colonialismo