Concentração: contra a violência policial

Luta contra a violência policial perpetuada há mais de 3 década nos bairros e contra a classe social desfavorecida. Questionamos o tipo de policia e a sua actuação; e exigimos direito a ter direitos, a não ser espancados, e a ocupar espaços públicos na nossa comunidade.

Não obstante a consciência colectiva negra de que nós, estudantes e trabalhadores negros e negras, somos as principais vítimas da brutalidade da Polícia nos bairros, sublinhamos que essa mesma violência é também infligida, de forma sádica e independentemente da cor, a todas e todos aqueles que percorrem esse espaço geográfico e sociológico denominado “ghetto”. Esta atitude indiscriminada de extrema violência da polícia para com estudantes e trabalhadores brancos e brancas nos bairros, tem como objectivo veicular a mensagem de que, quem quer que se aproxime do espaço ghetto – subentenda-se, o espaço natural dos negros −, será tratado tal e qual qualquer outro negro do ghetto! Esta violência é mais uma forma de fragmentar a sociedade pois só fortifica, entre os estudantes e trabalhadores brancos, uma tendência de apartheid, historicamente construída e reproduzida, e intrínseca a esta organização política e económica das sociedades onde vivemos. A constatação, leva-nos a considerar imperativo a unidade na acção de todas e todos aqueles que moram nos bairros e a solidariedade militante dos restantes trabalhadores para com esta luta.

 

Ler aqui a descrição do mais recente ataque ocorrido na Cova da Moura. 

10.02.2015 | par martalanca | concentração, Cova da Moura, Plataforma Guetto, repressão policial

Misturas - Cova da Moura - Lisboa

Documentário sobre o panorama musical na Cova da Moura

03.05.2011 | par martalanca | Cova da Moura

Trailer ILHA DA COVA DA MOURA

Produção REAL FICÇÃO
Realização RUI SIMÕES
Na área da Grande Lisboa, o nome de Cova da Moura nunca foi sinónimo de bem estar, educação ou prosperidade. Pelo contrário, esteve sempre associado à ideia de violência, insegurança, perigo, ou, na melhor das hipóteses, de falta de instrução ou simplesmente pobreza. ILHA DA COVA DA MOURA segue o quotidiano deste bairro, descobrindo nele reflexos de Cabo Verde e procurando os modos como a exclusão social se combate ou perpetua nas vidas dos seus moradores.

17.12.2010 | par martalanca | Cova da Moura

Exposição "Falemos de Casas: Projecto Cova Da Moura", Trienal Arquitectura Lisboa

O projecto Cova da Moura representa um momento muito importante na Trienal de Arquitectura 2010. O seu pressuposto é claro e directo: representa a importância reconhecida à componente ética, comunitária e social da arquitectura, à sua capacidade transformadora das condições de vida e à importância do contacto com a realidade na formação dos arquitectos. É neste contexto que foi lançado o repto às escolas de arquitectura e de arquitectura paisagista para trabalharem, no âmbito do seu plano formativo, respostas para uma pergunta: como é possível a arquitectura contribuir para melhorar, em concreto, as condições de vida das pessoas deste bairro?

O bairro é a Cova da Moura, realidade complexa em termos sociais e culturais, oriundo de circunstâncias históricas peculiares e com um percurso atípico. A escolha da Cova da Moura para o desenvolvimento deste projecto deveu-se ao reconhecimento de que este bairro possui uma dinâmica associativa que proporciona para os envolvidos neste projecto uma importante interlocução.

O desenvolvimento das diversas abordagens à questão simples que foi colocada é o centro deste projecto, sabendo que ele deriva das metodologias de cada faculdade, de cada equipa docente, das linhas programáticas de trabalho, da ideologia que preside às opções pedagógicas, didácticas e de projecto formativo de cada instituição de ensino.

Em caso nenhum, no entanto, o case study deve ser tomado de forma exemplar: o que se pretende é precisamente o contrario, que os alunos desenvolvam os seus projectos a partir de um envolvimento com a especificidade da situação da Cova da Moura, que tentem compreender a complexidade olhando-a de perto, mesmo se as suas soluções forem à escala macro do território e não à escala micro da intervenção pontual.

Dos projectos apresentados a concurso pelas universidades serão seleccionadas trinta propostas, sendo posteriormente escolhido o projecto vencedor.

Curador: Manuel Aires Mateus

FUNDAÇÃO EDP - MUSEU DA ELECTRICIDADE

Inauguração: 16.10.2010 - 19:30

+infos trienal arquitectura lisboa

15.10.2010 | par franciscabagulho | arquitectura, Cova da Moura

Festa do Kola San Jon 19 Junho Cova da Moura + filme Rui Simões

Festa do Kola San JonFesta do Kola San Jon

17.06.2010 | par franciscabagulho | Cova da Moura, Rui Simões