CONFERÊNCIA: E Tu Por Que és Negro?

20.10.2023 I Uma exposição de Rubén H Bermudez Curadoria: Pablo Berastégui Lozano
Conversa 16h | FBAUP Aula Magna Rubén H Bermúdez e Pablo Berastégui Lozano Moderação: José Sérgio Inauguração 18h | Rampa

Em “E tu, por que és negro?” (Y tú, ¿por qué eres negro?), Rubén H. Bermúdez questiona a construção da negritude como uma força política em Espanha, a partir da sua própria biografia. O projeto começa como um livro de fotografia e uma exposição, onde as imagens feitas pelo autor se misturam com elementos da cultura popular, e com conversas e elementos simbólicos da sua vida.
Em Espanha, Rubén H. Bermúdez é um dos raros artistas a explorar, na primeira pessoa, a sua identidade como pessoa racializada. Ao contrário de Portugal, que há algum tempo presta atenção às questões relacionadas com o passado colonial e a presença de pessoas racializadas, o país vizinho ainda não aborda, de modo consequente, esse tema.
“E tu, por que és negro?” apresenta-se como um convite para partilhar experiências e promover um diálogo sobre as questões identitárias de ambos os países ibéricos, à luz das realidades sociais e demográficas contemporâneas.
Esta exposição foi exibida em locais como na CaixaForum de Madrid e Barcelona, a Bienal de Fotografia de Bamako e o Festival Circulations de Paris. Posteriormente, a esse primeiro corpo de trabalho juntou-se a longa-metragem “A todos nos gusta el plátano”, composto por imagens captadas por sete afrodescendentes em Espanha. O filme foi reconhecido com três prémios (Júri, Público e Jovem) no festival de cinema documental Documenta Madrid 2021. A exposição é complementada pela incorporação de um espaço de documentação de outras experiências de consciência afro em Espanha, através de publicações e materiais diversos. 

Rubén H. Bermúdez (Móstoles, Madrid) é  fotógrafo, designer e professor. Tem formação pela Escola de Fotografia EFTI. Graças à bolsa Fotopres da Fundação La Caixa, Bermúdez teve a oportunidade de produzir o livro de fotografia ‘Y tu, por que eres negro?’ (2017), no qual condensa as principais características da sua prática artística. O seu trabalho tem sido exibido em diferentes espaços, como o Museu Nacional Reina Sofía, e em eventos como os Rencontres de Bamako / Bienal Africana de Fotografia, e foi adquirido pela Coleção de Arte Contemporânea da Comunidade de Madrid, depositada no centro CA2M. Uma nova versão do projeto será apresentada em 2023 no Festival PhotoIreland. Em 2021, realizou a sua primeira longa-metragem, ‘A todos nos gusta el plátano’, que recebeu vários prémios na Documenta Madrid 2021. É co-fundador do coletivo AfroConciencia, um grupo de reflexão e ação coletiva que procura empoderar afrodescendentes, promovendo e motivando o seu papel como agentes de transformação social, e é co-responsável pelo Centro Cultural Espaço Afro de Madrid.
Pablo Berastégui Lozano (Pamplona, 1968) vive e trabalha em Portugal e Espanha. Desenvolveu uma sólida carreira de 20 anos como produtor cultural em diferentes instituições, principalmente em projetos de grande escala. Atualmente é o diretor do projeto de fotografia documental denominado Salut au monde! que iniciou em fevereiro de 2019 no Porto. Foi Diretor Geral de San Sebastián 2016 Capital Europeia da Cultura e anteriormente foi responsável pelos espaços culturais da cidade de Madrid como Matadero Madrid (2008-2012) e o Centro Conde Duque (2013). Foi diretor do Festival Internacional de Fotografia e Artes Visuais PhotoEspaña entre 2003 e 2006. É atualmente professor de Planificação e Gestão de Projetos Culturais no curso de Estudos Curatoriais da Universidade de Navarra. Colabora igualmente como consultor em diferentes projetos culturais em Espanha e Portugal.

19.10.2023 | par martalanca | Rampa, Rubén H. Bermúdez