Apresentação do Projeto Memoirs // Lançamento do livro Geometrias da Memória: configurações pós-coloniais

 

 

Memoirs é um projeto de investigação do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra financiados pelo European Research Council (ERC) e é desenvolvido por uma equipa internacional e interdisciplinar de investigadores.Trata-se de um projeto de investigação sobre a diversidade da Europa contemporânea, que, a partir dos casos de Portugal, França e Bélgica, analisa o impacto das memórias coloniais e dos processos de descolonização e independências africanas das ex-colónias destes países nas gerações seguintes. A originalidade do projeto reside na perspetiva comparada adotada e na abordagem interdisciplinar. O seu objetivo é “reinterrogar a geometria e a geopolítica das memórias coloniais europeias exigindo-nos uma Europa e uma democracia com memória”, afirma a investigadora coordenadora do Memoirs Margarida Calafate Ribeiro.

Para além da apresentação do projeto no Teatro Maria Matos decorrerátambém o lançamento do livro Geometrias da Memória: Configurações Pós-Coloniais, coordenado por António Sousa Ribeiro e Margarida Calafate Ribeiro, o primeiro de uma coleção sobre as temáticas da memória daeditora Afrontamento. A sessão terminará com um debate com os artistas André Amálio (encenador da peça “Portugal não é um país pequeno”) e Filipe Melo (autor da banda desenhada Vampiros), moderado por Júlia Garraio, investigadora do Memoirs.

Memoirs estará também presente nos dias 26 e 27 de novembro naterceira edição do Festival Porto/Post/Doc/ no Teatro Rivoli. No dia 26serão exibidos três filmes: Contre-pouvoirs, de Malek Bensmail (Argélia –França); Garden Conversations, de Bouchra Khalili, (Marrocos – França), eDe Armas e Bagagens, de Ana Delgado Martins (Portugal). No dia 27 terá lugar o filme Los Rubios, de Albertina Carri (Argentina), ao qual se seguiráa apresentação do projeto, o lançamento do livro e um debate entre JorgeAndrade (autor da peça de teatro “Moçambique”) e Ana Delgado Martins, moderado por António Pinto Ribeiro.

O Porto/Post/Doc decorre de 26 denovembro a 4 de dezembro e durante estes nove dias contará com umaseleção de mais de 50 filmes acompanhados por diversos debates,masterclasses, sessões de Q&A, festas, concertos e muitos outros eventos.

16.11.2016 | par marianapinho | António Sousa Ribeiro, Geometrias da Memória: configurações pós-coloniais, Margarida Calafate Ribeiro, Projeto Memoirs