Decisão da ONU recebida em Bengazi com júbilo

Milhares de pessoas concentradas em Bengazi receberam com júbilo e fogo de artifício a adoção pelo Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas da resolução que permite “todas as medidas necessárias” à proteção da população civil na Líbia.

Mais de três mil pessoas, noticia a Efe, que seguiam em direto na principal praça de Bengazi a sessão do Conselho de Segurança, através da Al-Jazeera, receberam com gritos de alegria o resultado da votação, agitando centenas de bandeiras líbias tricolores, anteriores à chegada de Khadafi ao poder.

Fonte: Expresso

Ver o video que emocionou o embaixador líbio  na ONU

18.03.2011 | par ritadamasio | Líbia, mundo, ONU, Revolta

Líbia: Zona de exclusão aérea divide membros da ONU

O Conselho de Segurança da ONU está dividido quanto a uma eventual zona de exclusão aérea da Líbia e vai esperar pelas decisões da Liga Árabe e da União Africana, avançaram hoje diplomatas. 

“Há um fosso profundo” entre os membros do Conselho de Segurança, indicou um diplomata árabe citado sob anonimato pela agência AFP. A China e a Federação Russa opõem-se a qualquer aprovação pelo Conselho de uma ação militar, adiantaram outros diplomatas. 

França e Reino Unido redigiram projeto de resolução

A França e o Reino Unido redigiram um projeto de resolução, mas ainda não o fizeram circular entre os outros 13 membros do Conselho. A França foi o primeiro país a reconhecer o Conselho Nacional de Transição, a organização da oposição ao regime de Muammar Kadhafi, como “representante legítimo do povo líbio”. O embaixador francês na ONU, Gérard Araud, afirmou aos jornalistas que estão a ser  estudadas “todas as opções”.

Continuez à lire "Líbia: Zona de exclusão aérea divide membros da ONU "

11.03.2011 | par ritadamasio | Kadhafi, Líbia, ONU, Revolta, União Africana

Why fear the Arab revolutionary spirit?

The western liberal reaction to the uprisings in Egypt and Tunisia frequently shows hypocrisy and cynicism.

Article by Slavoj Žižek (The Guardian)

04.02.2011 | par ritadamasio | Egipto, Egypt, Revolta, Revolution, Tunisia