BOLSAS DE CRIAÇÃO/INVESTIGAÇÃO LITERÁRIA - atribuídas

Foram seleccionados os bolseiros da edição 2010/2011 do concurso Criar Lusofonia do Centro Nacional de Cultura com o apoio da Direcção Geral do Livro e Bibliotecas, na área de Criação/Investigação literárias.

O Júri foi constituído por Leonor Xavier, José Carlos Vasconcelos, Tiago Torres da Silva, José Cortez em representação da DGLB e Alexandra Prista em representação do CNC. Dada a qualidade das candidaturas, a atribuição das duas Bolsas previstas no regulamento foi dividida ex-aequo por três candidatos, por unanimidade do júri.
Assim, foi seleccionado um candidato português – Paulo Ramalho – com o projecto “O Outro Lado da Ilha”, a desenvolver em São Tomé, um candidato luso-brasileiro – Thiago Camelo – com o projecto de romance sobre a cidade, a desenvolver em Portugal, e um candidato brasileiro – Leandro Müller – com um projecto de trabalho acerca da desterritorialização dos indivíduos, a desenvolver em Portugal.
O programa Criar Lusofonia foi criado em 1995 e tem por objectivo a atribuição de bolsas no domínio da escrita para estadas em países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, pretendendo-se criar oportunidades de contacto aprofundado com outros países lusófonos aos criadores/investigadores de língua portuguesa a fim de produzirem uma obra destinada à divulgação no espaço lusófono.

aqui

01.04.2011 | par martalanca | escrita, literatura, lusofonia