“BANZO” é o filme português candidato aos Oscars 2026

O filme “Banzo é o candidato de Portugal à categoria de Melhor Filme Internacional, na 98.ª edição dos Prémios da Academia Americana de Cinema, que acontece a 15 de março de 2026, em Hollywood, Los Angeles (EUA).

Depois de uma votação entre os membros da Academia Portuguesa de Cinema (APC), que decorreu entre 22 de agosto e 10 de setembro, “Banzo” foi o filme mais votado. Em consideração estavam também “Hanami”, de Denise Fernandes (O Som e a Fúria), “Os Papéis do Inglês”, de Sérgio Graciano (Leopardo Filmes), “Sobreviventes”, de José Barahona (David & Golias) e “Sonhar com Leões”, de Paolo Marinou-Blanco (Promenade).

“Banzo”, realizado por Margarida Cardoso e produzido pela Uma Pedra no Sapato, mergulha na herança do colonialismo português em África. Com uma abordagem sensível e rigorosa, o filme revisita memórias e cicatrizes históricas através de um olhar contemporâneo. A obra destaca-se pela sua força visual e a narrativa intimista. Uma reflexão poderosa sobre identidade, dor e memória coletiva.

Esta obra foi distinguida com o Prémio ‘Árvore da Vida’ em 2024, na 21.ª edição do Festival IndieLisboa. Foi ainda selecionada pela Academia Portuguesa de Cinema como representante de Portugal na categoria de Melhor Filme Ibero-Americano, tanto nos Prémios Macondo 2025, atribuídos pela Academia Colombiana de Cinema, como nos Prémios Goya 2026, atribuídos pela Academia Espanhola de Cinema.

Trailer


12.09.2025 | par martalanca | BANZO