Ary Zara e Gaya de Medeiros estreiam Corre, bebé!
Peça reflete sobre conflitos e desejos da parentalidade
O espetáculo, que venceu a 7.ª edição da Bolsa Amélia Rey Colaço, estreia em Lisboa esta semana. De 20 a 29 de junho, Corre, bebé! estará em cena na Sala Estúdio Valentim de Barros, nos Jardins do Bombarda, em Lisboa.
Depois da estreia no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, no passado dia 6 de junho, Corre, bebé!, de Ary Zara e Gaya de Medeiros, chega a Lisboa, para 8 apresentações na Sala Estúdio Valentim de Barros, nos Jardins do Bombarda, de 20 a 29 de junho.
Corre, bebé!, com criação e interpretação de Ary Zara e Gaya de Medeiros, faz um conjunto de reflexões sobre os conflitos e desejos da parentalidade. Um casal de pessoas trans pensa sobre o que pode ser gerar bebés num cenário pós-apocalíptico, cada vez mais presente no imaginário coletivo do nosso tempo. Expectativas, problemas conjunturais e inseguranças são abordados de forma poética, desenhando os receios e sonhos que podem surgir ao acompanhar o desenvolvimento de uma nova pessoa num futuro incerto.
O espetáculo foi o projeto vencedor da 7.ª edição da Bolsa Amélia Rey Colaço, que junta o Teatro Nacional D. Maria II, A Oficina/ Centro Cultural Vila Flor (Guimarães), O Espaço do Tempo (Montemor-o-Novo) e o Teatro Viriato (Viseu) para a atribuição de uma bolsa anual de criação artística, destinada a apoiar a produção de espetáculos de jovens artistas e companhias emergentes, nacionais e estrangeiros, residentes em Portugal.
Criada em 2018, em homenagem à atriz e encenadora Amélia Rey Colaço, pelo seu importante papel na História do Teatro Português, a Bolsa Amélia Rey Colaço é uma bolsa de criação que pretende contribuir para a promoção da renovação do tecido teatral português, injetando-lhe novas ideias e vozes. Atribuída anualmente, esta bolsa garante um aumento do acesso de artistas emergentes e novas companhias de teatro a meios de produção fundamentais e a espaço de pesquisa, permitindo-lhes consolidar o seu corpo de trabalho, ao mesmo tempo que se promove e incentiva a criação de novas dramaturgias e o alargamento de públicos.
Depois da estreia no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, e das apresentações em Lisboa, na Sala Estúdio Valentim de Barros / Jardins do Bombarda, de 20 a 29 de junho, Corre, bebé! vai ainda viajar por Viseu (Teatro Viriato, 4 de julho) e Montemor-o-Novo (O Espaço do Tempo, 5 e 6 de setembro). Destinado a maiores de 14 anos, o espetáculo inclui nudez parcial e aborda temas sensíveis, como suicídio, aborto e complicações gestacionais.
Mais informações sobre o espetáculo Corre, bebé! aqui.
ensaio, foto de Filipe Ferreira