2ª edição do projecto EVA: Exclusão de Valor Acrescentado

Na sua segunda edição, EVA – Exclusão de Valor Acrescentado, projecto de Residências de Criação Artística, inicia-se em Outubro por 7 bairros na Área Metropolitana de Lisboa.

Esta iniciativa promovida pelo Clube Português de Artes e Ideias em parceria com o Programa Escolhas, e apoiada pela DGartes, expande este ano sua intervenção ao incluir o apoio da Direcção-Geral dos Serviços Prisionais e da Santa Casa da Misericórdia.

Os Bairros da Boavista, Quinta do Mocho, Povos, Martim Moniz e Bairro da Bela Vista, em Setúbal, bem como o Centro de Dia da Sé e o estabelecimento prisional do Linhó, são os locais de acolhimento de 7 residências de desenvolvimento de projectos artísticos orientados para e com a comunidade.

Os artistas André Avelãs, Rui Catalão e Tiago Gandra, Joana da Matta, Paulo Raposo, Constança Saraiva, Tânia Araújo e Tiago Patrício, trabalharão durante dois meses nos respectivos espaços culturais associados dos projectos Escolhas, DGSR e Santa Casa da Misericórdia, culminando cada residência com uma apresentação pública.

Esta edição parte com a ambição acrescida de prolongar a pesquisa e a intervenção artística sobre as geografias sociais da cidade, priviligiando uma orientação metodológica destinada à acção e à participação colaborativa entre artistas e comunidade. Nesta conexão intima, mantemos o propósito de reflectir e propor oportunidades de prática e desenvolvimento artístico não estandardizado no interior de dinâmicas sociais particulares, com o objectivo de contribuir para a quebra de distancias e de territorialidades e incentivar essa mesma prática colaborativa de um modo enraizado na realidade das próprias comunidades locais.

As residências multidisciplinares cruzam as área do design sustentável, da imagem, do som e da performance. O trabalho no terreno poderá ir sendo acompanhado no blogue. + info no site

09.11.2011 | par franciscabagulho | EVA, lisboa