Inauguração do Jardim do Memorial do Massacre de Santa Cruz

No âmbito do projeto “Parceria para o Reforço da Governação Urbana, Inclusão Social e Promoção do Empreendedorismo, em Díli, Timor-Leste”, terá lugar no dia 26 de novembro, às 17 horas, a inauguração do Jardim do Memorial do Massacre de Santa Cruz - terminando a implementação deste projeto, que durou 42 meses (1 de maio de 2022 até 30 de novembro de 2025), com um evento marcante.

Nesta cerimónia, cujo anfitrião será o Ministro da Administração Estatal, em parceria com a Delegação da União Europeia em Timor Leste, cofinanciadora do projeto e com a UCCLA, coordenadora do mesmo, será apresentado o mais recente espaço público requalificado na capital que dispõe de espaços verdes, zonas pedonais, iluminação, sanitários públicos, um Memorial e um Centro de Interpretação onde pode ser prestada homenagem e relembrado o Massacre de Santa Cruz, que ocorreu a 12 de novembro de 1991 e que marcou um ponto de viragem na Luta pela Libertação de Timor-Leste. 

Além do Ministro da Administração Estatal, Tomás do Rosário Cabral, a cerimónia contará com outros membros do governo, membros do Parlamento Nacional, Embaixador de Portugal em Dili, Duarte Bué Alves, Embaixador da Delegação da União Europeia em Dili, Thorsten Bargfrede, Secretária-Geral Adjunta da UCCLA, Paula Leal da Silva, e ainda com representantes da autoridade municipal da cidade capital, bem como de outras altas entidades e representantes do corpo diplomático. 

O projeto Parceria para o Reforço da Governação Urbana, Inclusão Social e Promoção do Empreendedorismo em Díli, Timor-Leste, ref.ª CSO/LA/2021/428-398, tem o financiamento da União Europeia e cofinanciamento do Governo de Timor-Leste, é implementado pelos parceiros Autoridade Municipal de Díli (AMD), União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) e Câmara Municipal de Lisboa (CML), sob orientação do Ministério da Administração Estatal.

Militares indonésios abriram fogo sobre a multidão presente no cemitério de Santa Cruz e provocaram a morte de 74 pessoas no local. (Max Stahl)Militares indonésios abriram fogo sobre a multidão presente no cemitério de Santa Cruz e provocaram a morte de 74 pessoas no local. (Max Stahl)

25.11.2025 | by martalanca | timor leste

Call for artists — NZINGA II - Artistic Residency

Procuramos mulheres artistas oriundas dos PALOP’S e Timor Leste para participar na segunda edição do Projecto NZINGA. Serão selecionadas três candidatas para realização de uma residência  artística que decorrerá na Galeria Movart em Luanda entre 20 de novembro e 20 de dezembro de 2022.

Prazo de inscrição: até 31 de outubro de 2022.

O NZINGA é um projecto de residências artísticas da Movart Gallery concebido exclusivamente para mulheres artistas plásticas e curadoras, naturais dos PALOP’S e de Timor-Leste, que desenvolvem a sua prática no âmbito da arte contemporânea africana, com o objetivo de emancipar e empoderar o papel da mulher e promover a igualdade de género na vida social e cultural. A primeira edição do projecto NZINGA decorre na MOVART Luanda até 6 de novembro de 2022, com os artistas selecionados Filomena Mairossi, Isabel Landama e Sarhai, sob orientação da artista Ana Silva.

Mais informações.

17.10.2022 | by Alícia Gaspar | arte, movart, mulheres artistas, NZINGA, nzinga residency, palops, timor leste