Fixando breve o momento – crónicas na Casa Fernando Pessoa

Ler as cidades em textos de jornal ou rádio.
A fechar o ciclo ibero-americano na Coelho da Rocha, nos próximos dias 13 e 14 de Outubro a Casa Fernando Pessoa recebe jornalistas do Brasil, Argentina e Peru para uma mesa-redonda e leitura dos seus textos com sonoplastia ao vivo – as últimas sessões de Fixando breve o momento são novamente sobre crónica.

Leila Guerriero e Graciela Mochkofsky (argentinas) juntam-se  a Julio Villanueva Chang (peruano) e Rafael Cariello (brasileiro). Adelino Gomes (Portugal) modera a conversa no dia 13 , sobre crónicas – e o mundo.  Fernando Mota faz a sonoplastia ao vivo no dia 14 a lembrar que a rádio também é  lugar para crónicas que começaram por ser escritas.
Há um modo de ler as cidades em que vivemos pelos textos de jornal e da rádio. A crónica leva ainda mais longe essa possibilidade de leitura e aproxima-se da poesia quando fixa, breve, o momento.
Fixando breve o momento é o programa sobre poesia e crónica, da Casa Fernando Pessoa para Passado e Presente – Lisboa, Capital Ibero-americana de Cultura. Ao longo deste ano, temos trazido a esta casa da literatura textos (poemas, crónicas) lidos em Português e Espanhol e convidamos os leitores para o encontro com quem os escreveu para falar sobre passado e presente.
+ infos : margaridaferra@egeac.pt | 927520879
Uma iniciativa da UCCI e da Câmara Municipal de Lisboa (Direcção Municipal de Cultura e EGEAC.

06.10.2017 | by martalanca | crónicas

Pepetela lança livro - Recolha de crónicas do Jornal português Público

O escritor angolano Pepetela lançou em Luanda na passada quinta-feira (31), no espaço Verde Caxinde, um livro intitulado “Crónicas com fundo de guerra”.

As crónicas que compõem o livro foram publicadas no jornal português “Público”, de 1992 a 1995, e tinham o título genérico “Da terra dos mitos”.

05.04.2011 | by ritadamasio | angola, crónicas, literatura angolana, recolha

POLIGRAFIA DAS PÁGINAS DE JORNAIS ANGOLANOS DE ANTÓNIO TOMÁS - LISBOA

E já na próxima semana, às 21h30 de 29 de Março, na Sala Prado Coelho da Fábrica Braço de Prata, será lançado o mais recente livro do investigador e cronista António Tomás, com a presença do autor e leitura de Ângelo Torres, numa iniciativa da Editora Casa das Ideias em parceria com a XEREM e BUALA.


António Tomás nasceu em Luanda, onde trabalhou como jornalista na Rádio Nacional de Angola e na Agência Angola Press, antes de se mudar para Lisboa. Licenciou-se em Comunicação Social pela Universidade Católica de Portugal. Trabalhou e colaborou em várias publicações, como o Jornal Público, onde assinou recensões críticas sobre literatura africana, e textos sobre cinema africano, dança e teatro. É autor de O Fazedor de Utopias: Uma biografia de Amílcar Cabral.

 

Este livro, nas palavras do autor, não é apenas “uma colecção de crónicas, ou compilação de textos” mas sim “um romance de ideias”, um “romance” de crónicas escritas sobre um modo de “pensar a sociedade angolana; (…) pensar política e poética”. Trata-se de um conjunto de crónicas publicado pela Editora Casa das Ideias, nas quais o autor fala de cinema, de música, de literatura, da tecnologia e do futuro, sempre atento ao que Angola produz – o bom e o mau – nestes campos. Apresenta-nos uma visão do quotidiano, do que se faz, hoje, dentro e fora do país, mas, quase sempre, com Angola e os angolanos como luz de fundo. Analisando questões políticas, raciais e culturais, ideologias, tendências, preferências, António Tomás elabora crónicas inteligentes, de alguém atento e conhecedor, que foge dos lugares comuns e até mesmo, por vezes, do “politicamente correcto” (expressão que encerra, também ela, muitos lugares comuns). São 250 páginas, nas quais se abordam diferentes questões em crónicas que agrupa sob os títulos: educação sentimental; questões literárias; imagens; sons; tecnologia; mundo; trevas; raça; política; país. Dentro destas temáticas actuais, traz-nos interrogações difíceis, como em Ofício: Registar a Morte ou, no âmbito das problemáticas nacionais, A Cor do Escritor Angolano, entre tantas outras. O estilo de António Tomás é inquisitivo, comparativo, lúcido. As suas crónicas são cultas, abrangentes e penetrantes, sem fugirem dos temas que se propõem desenvolver, de forma sintética e perspicaz, obrigando-nos a questionarmos as nossas próprias crenças e convicções, criando novas interrogações.

LEIA ALGUNS TEXTOS DESTE LIVRO AQUI NO BUALA 

entrevista ao autor 

sobre Luandino Vieira, Lusofonia, Miriam Makeba 

 

Livraria da Fábrica Braço de Prata, 29/3/2011 às 21h30

Rua da Fábrica de Material de Guerra, n.º 1

(Poço do Bispo) 1950-128 Lisboa Tel. 216090816 / 934902381

www.bracodeprata.net

Autocarros: 28, 718, 755, 210 (nocturno) GPS: 38.7433703/-9.1006499

XEREM | www.xerem.org

BUALA | www.buala.org

Casa das Ideias | casadasideiaseditorial@netcabo.co.ao

22.03.2011 | by martalanca | António Tomás, crónicas