AND Hap: "2023 em retrospetiva", com Fernanda Eugenio & Coletivo AND + Bete Esteves

15 de dezembro, 18h-22h | Espaço AND Lab, Lisboa 

No dia 15 de dezembro, o estúdio do Espaço AND Lab abre portas, das 18 às 22h, para o último AND Hap do ano: uma breve retrospetiva de 2023, com uma partilha experimental e experiencial de uma dupla instalação participativa e mostra dos artefactos gráficos AND Lab. Pelas 20h, haverá uma conversa informal, de apresentação da questão-tema 2023 “Re-Pouso & Re-Voo”, por Fernanda Eugenio, e de debate sobre as criações em processo, com Fernanda e as artistas Manoela Rangel (Coletivo AND), Dai (colaboradore convidade) e Bete Esteves (artista Crafting). O bar, instalado na sala de produção, irá acolher o convívio e a celebração, com comes & bebes.

Durante todo o ano, Fernanda Eugenio e o Coletivo AND estiveram ocupades com a questão-tema transversal “Re-Pouso & Re-Voo: Amparo, Encanto e Restauração”, refletida nas diferentes situações de encontro e transmissão da Escola do Reparar (oficinas, laboratórios e retiros) e na criação, em marcha, de “Peças-Rituais de Amparo & Encanto”.

Para esta mostra AND Hap, selecionamos um conjunto de proposições emergentes desse processo dedicadas à ativação do “estado de ninho”. Agrupadas numa única-múltipla instalação, Ninho(s), todas elas tomam a forma da videoperformance associada a um programa-convite para experimentar a sensação do amparo/re-pouso.

Do programa Crafting, que oferece assistência singularizada a processos de criação através da aplicação das ferramentas do Modo Operativo AND, convidamos Bete Esteves - uma das artistas acompanhadas por Fernanda Eugenio durante 2023 - a mostrar um excerto da sua criação “Que(m) Sabe de Que(m) Sou Feita”, oferecendo, a partir da partilha de uma experiência concreta, um vislumbre de como operam os processos de criação assistida.

Entrada livre, todes bem-vindes! Agradecemos a confirmação de presença.

Nota: para desfrutar de algumas das propostas da instalação Ninho(s), será necessário o uso de telemóvel e fones de ouvido. Teremos alguns fones para empréstimo, mas pedimos que quem puder traga os seus :)


Próximas atividades AND Lab:

07.12.2023 | by martalanca | AND Lab

Novo Espaço AND Lab

É com grande alegria que convidamos para a abertura informal do novo Espaço AND Lab, no dia 5 de maio, entre as 18h00 e as 20h00. Teremos uma inauguração com beberete, mostra de vídeos e artefatos.

O novo Espaço AND Lab localiza-se num edifício outrora devoluto da zona industrial de Lisboa, que está a ser reabilitado como novo cluster de estruturas artísticas.

27.04.2023 | by mariadias | AND Lab, espaço, inauguração, industrial