“As palavras sobre as árvores”. Usos e discursos da natureza e das culturas africanas

CIEA 8 CONGRESSO IBERICO DE ESTUDOS AFRICANOS
Madrid, Junho 14 -16 de 2012
PAINEL - “As palavras sobre as árvores”. Usos e discursos da natureza e das culturas africanas
COORDENADORAS: Amélia Frazão-Moreira (CRIA / FCSH-UNL) / Dolores Agúndez (INIA-CIFOR)
Entre a gestão dos recursos naturais para a sobrevivência das populações locais e a sua conservação, definida como uma gestão sustentável desses mesmos recursos surgem, por vezes, conflitos. Conflitos com base em diferentes racionalidades culturais e diferentes percepções da natureza.
Pelas análises históricas e contemporâneas dos discursos para os turistas, dos turistas e sobre o turismo africano, apreendem-se as construções coloniais das realidades naturais e culturais de África e os processos de reconstrução identitária pós-coloniais. Apreendem-se as diferentes percepções do que é a natureza e as culturas africanas.
Os pontos centrais deste painel são assim:
- as percepções e apropriações da natureza decorrentes dos usos dos elementos vegetais, especialmente dos recursos florestais, e dos processos de preservação da natureza.
- as objectivações da natureza e das culturas africanas decorrentes dessa situação de interconexão cultural por excelência – o turismo.
Acolhe-se neste painel, entre outras, pesquisas em torno de temáticas como: gestão e sustentabilidade das práticas florestais locais; envolvimento das comunidades locais nos programas de preservação da biodiversidade; racionalidades em confronto nos processos de conservação e gestão da biodiversidade; configurações naturalistas e
preservacionistas do turismo de safari e do ecoturismo; construção de “África” presente na propaganda e nos relatos experienciais dos turistas na época colonial e no pós-colonialismo; retóricas políticas de incentivo ou resistência à preservação da biodiversidade e ao ecoturismo por entidade estatais e ONG; configurações e transformações contemporâneas da relação turismo/cultura local.

PROPOR COMUNICAÇÕES AQUI:
LINK CONGRESSO: 

14.01.2012 | by martalanca | congresso