A segunda conversão de Nzinga Mbande, de Ana Andrade, Elinga Teatro Luanda

O Grupo Elinga Teatro estreia a peça A segunda conversão de Nzinga Mbande da dramartuga angolana Ana Andrade, no dia 23 de Fevereiro às 19h30, em Luanda. A referida peça será também representada nos dias 24 e 25 de Fevereiro e durante o mês de Março.

Da nota de imprensa: “A peça é um relato ficcionado de um episódio crucial da vida desta figura histórica do século XVII, num momento de viragem política e social, no território de origem da actual república angolana. A importância histórica da rainha Nzinga Mbande transcende o espaço físico de Angola e liga-se à história da escravatura em África e nas Américas, bem como a temas como colonialismo e resistência, género e liderança, poder, religião e espiritualidade. 

Trata-se de uma peça teatral e a verdade do teatro não se confunde com a dos historiadores. Pretendemos fazer um espectáculo sobre uma figura histórica angolana, que antes de mais, cative o espectador, respeitando contudo o “facto histórico” da conversão da rainha”.

O olhar sobre o facto histórico é o de artistas e  criadores  que reinterpretam as acções da personagem na época em que viveu, de acordo com as nossas vivências de criadores angolanos do século XXI.

Desejaríamos que os espectadores levassem para casa, no fim do espectáculo, dúvidas e perplexidades, para além do sentido de maravilha que o teatro às vezes provoca. E que se prolongue, nas conversas do dia seguinte, essa curiosidade pela personagem complexa,  contraditória e genial que foi a rainha Nzinga Mbande. E que essa curiosidade se alargue ao nosso passado remoto de angolanos e motive mais contribuições para a sua compreensão.”

Grupo Elinga Teatro 

22.02.2023 | by martalanca | A segunda conversão de Nzinga Mbande, Ana Andrade, Elinga Teatro