As experiências femininas nas ditaduras: entre práticas artísticas feministas e narrativas do eu,

Convidamos para a submissão de resumos ao Simpósio Temático 23 – As experiências femininas nas ditaduras: entre práticas artísticas feministas e narrativas do eu, que estou a coordenar juntamente com a Dra. Carla Cristina Nacke Conradi (UNIOESTE), no âmbito do V Colóquio de Gênero e Pesquisa Histórica.

O V Colóquio, organizado pelo Departamento de História, pelo Programa de Pós-Graduação em História e pelo Núcleo de Estudos de Gênero, Espaços Simbólicos e História da UNICENTRO (Campus Irati-PR), tem como objetivo promover reflexões sobre os estudos de gênero articulados à pesquisa e ao ensino, contemplando temas como relações de gênero, multiculturalismo e linguagens culturais. O evento contará com duas conferências e sessões de comunicações realizadas via Meet, e resultará na publicação de anais e de uma coletânea com textos de pesquisadoras convidadas.

Neste contexto, o ST 23 propõe discutir os protagonismos de mulheres na elaboração do trauma histórico e político das ditaduras ibéricas e latino-americanas, seja por meio de práticas artísticas feministas que articulam memória, corpo e cuidado, seja através de narrativas do eu produzidas por mulheres militantes políticas — em testemunhos orais, escritos ou expressões artísticas.

Partindo da compreensão da arte como gesto reparador, convidamos pesquisadoras/es e artistas a refletirem sobre como a criação visual, performativa e curatorial atua como espaço de reinscrição subjetiva e coletiva das violências deixadas pelos regimes autoritários. No eixo das narrativas autobiográficas, buscamos trabalhos que abordem a luta política e as resistências femininas, incluindo participação em organizações de esquerda, relações de género, maternidade na militância, experiências de cárcere, clandestinidade ou exílio, entre outros temas.

Serão bem-vindas propostas que analisem projetos artísticos, exposições, performances, práticas curatoriais, bem como narrativas autobiográficas que dialoguem criticamente com o trauma político e a memória, produzindo contranarrativas e políticas do cuidado de si.

 As submissões devem ser realizadas pelo site do evento:
https://evento.unicentro.br/site/coloquiodegenero/2025/1

 Acompanhe novidades pelo Instagram: @coloquiodegenerounicentro

03.12.2025 | by martalanca | simpósio