apresentação do Buala em Sampa

E lá estivemos, no dia 4, a falar um pouco deste projecto BUALA que cresce todos os dias, para alguns amigos e visitantes da Bienal de S.Paulo. Foi muito acolhedor e proveitoso!   

(…) A contemporaneidade africana contraria os olhares paternalistas que têm sido a tendência dominante na produção sobre África. Damos prioridade às novas gerações africanas que, embora tenham apanhado os conflitos e guerras nos seus países, estão menos vinculados a uma mentalidade de recalcamentos e trazem, nas suas cidades, outras vivências e lógicas de pensar e de sonha . Filhos da geração de nacionalistas e independentistas, fazem dessa herança a referência para as suas lutas, com os desafios do presente, que são muitos. Africanos que vivem fora e mantêm uma ligação ao continente reflectindo e posicionando-se de forma interessante. MM, ML e Lígia AfonsoMM, ML e Lígia AfonsoContribuições de não africanos que se propõem a abordar África sem as narrativas gastas do passado. Entre todos o contacto do mundo onde vivem, numa curiosidade genuína e apelativa.
Se os países africanos, em reconstrução e com muitas carências - presas dos oportunismos, desde os governos aos interesses estrangeiros, eternos cúmplices do subdesenvolvimento – não apostarem na cultura e educação, não poderão dar um passo fundamental para um verdadeiro jogo de forças entre iguais. O BUALA pretende contribuir para esse salto qualitativo com as ferramentas possíveis, desde já, criar um espaço de encontro e debate com a acessibilidade de todos. (…)

07.10.2010 | by martalanca | Bienal de S.Paulo, buala