"VANESSAS" (performance/statement)|Arte&Manha

Domingos 10, 17, 24 de Junho e 1 de Julho | 22h | Arte&Manha

Bilheteira de 5€

 

Cinco atrizes, com cinco testemunhos serão a narrativa de uma só mulher.   Ela não está em lado algum em específico, mas está por todo o lado. Está no back e front-stage da nossa imaginação, num qualquer palco, no plateau, no campo de batalha do showbiz e suas redes adjacentes. Uma Vanessa cansada de se sentir “objetizada”, incomodada pelas barreiras não visíveis. Reage em silêncio e resignação? Às vezes! Noutras também fala, recorda o que passou, o que ouviu, o desconforto de sentir desconforto.Vanessa vai-se expor, vai-se expressar, recordar, criticar… Ela existe e exibe-se aqui como musa também.


O   E S P E C T Á C U L O

45 minutos de instalação, performance, vídeo e música. De um laboratório artístico no espaço Arte&Manha resulta um espetáculo multi-disciplinar que é ao mesmo tempo intalação/performance/statement destas Vanessas. O video e a música visitarão o seu imaginário,surgindo como sub-texto.

 

Com um nome tão comum nasce uma “Vanessa”. Mulher, mestiça ou negra, que veio de Angola criança sem ter podido escolher estar longe “dos seus”. Cresce em Lisboa e ai debate-se com situações de intolerância que a deixam baralhada, desintegrada, muitas vezes não sabendo onde buscar as suas referências: se na escola, se no amor, se na família, no trabalho… Diariamente Vanessa enfrenta, como tanta gente, o estigma associado à sua origem, género e até profissão (intérprete, produtora) vivendo com a esperança do reconhecimento.

Tantas questões relacionadas com esta personagem fazem dela categoricamente uma minoria?

 


10.06.2012 | par martacacador | arte&manha, teatro