QUARTAS DOCUMENTAIS Mostra de Cinema Documental

 A propósito do lançamento em DVD de um conjunto de documentários de autor, a Galeria Zé dos Bois e a TERRATREME Filmes apresentam uma mostra de cinema documental.

CAIXA DE DVDs TERRATREME
Uma edição com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian
A edição da caixa de DVDs com 5 documentários é a primeira experiência da TERRATREME no campo da edição. Este projecto pretende trazer à luz filmes que não teriam outra possibilidade de ser editados dentro dos canais até hoje existentes e que no entanto merecem ser editados, distribuídos e vistos, como provam os seus percursos por vários festivais nacionais e internacionais onde têm sido alvo de destaque. Estes 5 filmes correspondem a 5 incursões em 5 universos complexos elaboradas a partir de pontos de vista extremamente reveladores. O que une estes filmes não são afinidades de género ou de forma mas serem filmes de jovens realizadores, praticamente desconhecidos, guiados pela urgência de fazerem os seus filmes à sua maneira e inventando para isso modelos de produção adaptados às necessidades dos seus projectos. São também 5 filmes que exploram diferentes zonas dentro do que é o documentário e por isso o conjunto permite expandir o entendimento comum do género. O lançamento desta caixa é ainda a afirmação de uma forma de produzir cinema que é aquela em que a apostamos e trabalhamos.

* A caixa de DVDs poderá ser adquirida com um desconto de 20% na ZDB em cada uma das sessões. Os DVDs estarão também à venda nas livrarias Ler Devagar, Carpe Diem, Laie (Barcelona), Uma Casa Portuguesa (Barcelona) entre outras. Para encomendar online envie um e-mail para: info@terratreme.pt
Galeria Zé dos Bois Rua da Barroca 59 1200-047 Lisboa 213430205 ou reservas@zedosbois.org

 


Quarta, dia 13 Outubro às 22h                  
VISITA GUIADA
de Tiago Hespanha
(2009, 56 minutos, Betadigital, 16:9, em Português com legendas em Inglês)
Todos os anos vêm a Portugal milhões de turistas à descoberta de um pais, um povo e uma cultura. Muitos vão contactando com vários guias que lhes tentam passar uma visão da história e da identidade nacional. Visita Guiada toma como ponto de partida a construção desses discursos e a sua leitura, numa viagem de norte a sul de Portugal.
 
Prémio do Público para melhor curta-metragem, INDIELISBOA 2009 (Portugal)

* Com presença do realizador


Quarta, dia 20 Outubro às 22h                  
BAB SEBTA
de Frederico Lobo e Pedro Pinho
(2008, 110 minutos, HDV, 16/9 em Francês com legendas em Português)

Bab Sebta significa em Árabe a porta de Ceuta e é o nome de passagem na fronteira entre Marrocos e Ceuta. É o local para onde convergem aqueles que, vindos de várias partes de África, procuram chegar à Europa.
O filme Bab Sebta percorre quatro cidades ao encontro dos tempos de espera e das vozes desses viajantes.
 
Prix Marseille Esperance, FID MARSEILLE 2008 (França)
Prémio Melhor Documentário Português, DOCLISBOA 2008 (Portugal)
Melhor Filme - FÓRUM DOC BH 2009 (Brasil)

* Com presença dos realizadores
 

Quarta, dia 27 Out às 22h
JARDIM
de João Vladimiro
(2007, 70 minutos, BetaDigital ,4:3 , em Português legendado em Inglês)

Sim, sei que as árvores não têm olhos, a água não tem boca e as pedras não têm ouvidos. Ainda assim, comunicamos. Neste jardim em especial, acontecem longas conversas caladas, como dois velhos conhecidos que, pela simples presença, se falam de calma, conforto, tristeza. Aqui, assisti aos primeiros passos de uma criança, à chegada de um pato mudo, à queda das folhas de um choupo branco.
  

Quarta, dia 3 Novembro às 22h  
SANTOS DOS ÚLTIMOS DIAS
de Leonor Noivo
(2009, 56 minutos, BetaDigital, 16:9, em Português com legendas em Inglês)

Andam aos pares de porta em porta e entram nas casas de quem os quer ouvir. Discutem as questões da fé, da família, do recato, da religião, da existência. O modelo que perseguem assemelha-se a uma prova pessoal, iniciática, durante os dois anos que passam longe de casa. Os Elderes e as Sisters, jovens missionários do movimento Mórmon, saem do seu país, estudam outra língua e outra cultura, absorvidos por esse espírito de missão. Aspiram ser os exemplos dos rapazes e raparigas perfeitos.

* Com presença da realizadora
 

Quarta, dia 10 Novembro às 22h                 
VIA DE ACESSO
de Nathalie Mansoux
(2008, 82’, BetaDigital, 16:9, em Português com legendas em Inglês)

Os últimos habitantes da Azinhaga dos Besouros, na periferia de Lisboa, não têm direito a ser incluídos no “Plano Especial de Realojamento”. Vivem a demolição do seu bairro, onde irá ser construída uma via rápida.
 
Melhor Longa-Metragem Portuguesa, INDIELISBOA 2008 (Portuguesa)
Melhor Filme de Direitos Humanos, FICCO 2009 (México)


 
TERRATREME filmes rua d. duarte 3-5ºesq 1100-198 lisboa
+ 351 21 2415754 | www.terratreme.pt <http://www.terratreme.pt>  | info@terratreme.pt
 
Uma colaboração entre a Galeria ZDB e a TERRATREME Filmes
Apoio: Vinhos Cortes de Cima, Alentejo

  

11.10.2010 | par martalanca | documentário, Terratreme