Projecto HóSPEDE - Ensaio Curatorial

A cabo-verdiana Valdívia Tolentino, mestranda em Estudos Museológicos e Curadoriais na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, encontra-se actualmente a comissariar, em conjunto com os portugueses Luís Nunes e Luís Albuquerque Pinho e a brasileira Mariana Faria, o projecto expositivo HóSPEDE – Ensaio Curatorial.

O projecto tem como principal propósito provocar a reflexão crítica tanto da produção artística actual como das práticas curatoriais a ela associadas e conta com o apoio da Universidade do Porto.

HóSPEDE propõe-se a explorar questões relativas à contaminação conceptual e formal entre artistas, fruto do convívio em trabalho de atelier, de relacionamentos e colaborações. A exposição apresenta projectos da autoria dos artistas plásticos Diana Carvalho, Jonas Lewek, José Oliveira, Rita Medinas Faustino, e Sarah Klimsch, assim como dos designers de comunicação Dário Cannatà e Nikolas Sisic.

A mostra terá lugar num edifício emblemático da arquitectura modernista da cidade do Porto – o edifício Parnaso – e que funcionou como escola de música e dança entre a década de 50 e o início do século XXI. A decisão de hospedar a exposição num edifício com a carga simbólica do Parnaso integra-se no conceito de exposição. Enquanto utopia arquitectónica e artística, o Parnaso marca um tempo, uma geração da cidade do Porto.

Para além da exposição, o projecto abarca uma programação paralela abrangendo as diferentes áreas de interesse da  HóSPEDE  e do Parnaso, passando pela Curadoria, Música, Arquitectura e Cinema. Estas pequenas conversas e momentos do projecto irão acontecer no próprio local durante os dias de exposição. No contexto das premissas curatoriais, é ainda lançada uma publicação, tida como um veículo de discussão e reflexão de temas relevantes para a produção artística e cultural.

A exposição  HóSPEDE  inaugura dia 19 de Abril de 2012 às 21.00h, no 4º andar do Edifício Parnaso (Rua Nossa Senhora de Fátima, 231– Porto) e fica patente até 28 de Abril.

tel. | 96 195 67 86
mail | hospede.ec@gmail.com
facebook

08.04.2012 | par herminiobovino | curator, porto