cartazes da luta

a colecção de Emory Douglas no arquivo da Stress.fm

 

20.07.2012 | par martalanca | black panthers, Emory Douglas

Entrevista a Black Panthers no Canal Q

10.03.2011 | par franciscabagulho | all power to the people, black panthers, Emory Douglas

Exposição: A arte revolucionaria de Emory Douglas e os Panteras Negras


Esta exposição que ocupa os dois andares da Galeria propõe, através de diverso material documental e artístico uma aproximação ao Black Panther Party tomando como ponto de partida a arte revolucionária de Emory Douglas, Ministro da Cultura do Black Panther Party (desde 1967 até à dissolução do partido, em 1982).

A exposição é pontuada por inúmeros murais que ilustram o imaginário gráfico de Emory Douglas num percurso que é acompanhado de uma vasta selecção de jornais radicais, literatura referencial, cartazes, panfletos, fotografias, e outros items da época, incluindo material documental áudio e vídeo. Esta exposição, que tem como matriz referencial os Estados Unidos, aflora questões dos movimentos radicais dos anos sessenta e inicio de 70, as reivindicações e os direitos civis da comunidade afro-americana, o BPP – a sua ideologia, programas sociais e relações internacionais (com destaque para os eventos que dizem respeito aos movimentos de libertação luso-africanos), o Black Arts Movement e finalmente uma selecção de material gráfico tal como cartazes e o jornal dos Panteras Negras do qual Emory foi responsável gráfico e onde semanalmente mostrava um novo trabalho.

O imaginário gráfico de Emory Douglas marca uma ruptura com a representação dos negros feita pelos media da época, que se dividiam entre a total exclusão e a reprodução de estereótipos sociais de inferioridade. As ilustrações de Emory Douglas devolvem ao negro a condição de sujeito agente da sua determinação identitária e do destino da sua comunidade.  A par da função de empowerment, as imagens criadas por Emory Douglas ilustram as condições sociais que faziam da revolução uma necessidade urgente, retratando a pobreza e a repressão, a que se contrapunha a acção social de apoio desenvolvida pelos Panthers.

Galeria Zé dos Bois R.Barroca, 59.1200-047 lx portugal t + 351213430205 - www.zedosbois.org   zdb@zedosbois.org

De 4 de Março a 4 de Junho

03.03.2011 | par franciscabagulho | Black Arts Movement, Emory Douglas, Panteras Negras

A arte revolucionária de Emory Douglas e os Panteras Negras, na ZDB, LISBOA

All Power to the People. Então e Agora.

Exposição sobre a arte revolucionária de Emory Douglas e os Panteras Negras. Inaugura 6ª, 4 Março às 22h, na Galeria Zé dos Bois. Até 4 de Junho

A par da exposição a ZDB apresenta, em colaboração com Serralves, uma série de filmes, alguns referenciais e outros inéditos em Portugal, sobre os Panteras Negras, no Espaço Nimas.

Na sessão de inauguração do ciclo conta com a presença de uma comitiva de Panteras Negras, disponível para falar sobre a sua experiência: EMORY DOUGLAS, Ministro da Cultura dos Panteras Negras; ROBERT KING, Pantera Negra, preso político na prisão de Angola – EUA ao longo de 27 anos em regime de solitária e BILLY X JENNINGS, Pantera Negra, historiador e responsável oficial do legado dos Panteras.

Sessão de abertura >> entrada livre

Quinta, dia 3 de Março, às 21.30 – Espaço Nimas 

Sessão de abertura do ciclo de cinema documental com a presença dos convidados Robert King, Billy X Jennings,  Rigo 23 e Emory Douglas
In the Land of the Free de Vadim Jean
Aoki a Documentary Film de Ben Wang and Mike Cheng

VER PROGRAMA TOTAL

 

25.02.2011 | par franciscabagulho | Emory Douglas, Panteras Negras