Novos Poderes, 4.º Observatório de África, América Latina e Caraíbas

Foto de James Bey, Future Next Exit Highway Road Sign, 2010.Foto de James Bey, Future Next Exit Highway Road Sign, 2010.

Novos Poderes, 4.º Observatório de África, América Latina e Caraíbas

Inserido no programa PRÓXIMO FUTURO da Fundação Calouste Gulbenkian, coorganização e coordenação: UNIPOP

O objetivo deste ciclo é discutir experiências históricas e atuais que contribuam para a inventariação de diferentes tipos de relações de poder. Trata-se de um programa que atravessa tanto os domínios da arte e da cultura como da política e da economia, convocando acontecimentos políticos, movimentos estéticos e debates teóricos e focando objetos tão diversos como textos literários, ações políticas, imagens cinematográficas, correntes académicas ou fluxos mercantis.

Será dedicada particular atenção às dinâmicas de territorialização implicadas nas relações de poder, da expansão colonial ao processo de globalização, da formação das metrópoles à transformação da natureza.

O programa inspira-se tanto na crítica à dominação colonial sobre territórios e sociedades africanas, asiáticas e sul-americanas como na contestação e nas alternativas que nesses mesmos contextos se têm afirmado, quer face às novas formas de dominação ocidental quer face aos poderes instituídos no contexto pós-colonial.

De 8 de fevereiro a 24 de maio de 2014 | 15h

Auditório 3 da Fundação Calouste Gulbenkian (Av. Berna, 45-A, Lisboa)

Entrada livre mas limitada aos lugares disponíveis: inscrição necessária através do email: cursopcc@gmail.com.   Mais info e programa completo.

20.11.2013 | par franciscabagulho | ...