MEXTO e WAAU reforçam presença na ARCOlisboa 2026 com programação dedicada à arte africana contemporânea
Entre os dias 28 e 31 de maio, a MEXTO e a WAAU (World African Artists United) integram a programação da ARCOlisboa 2026, reforçando a ligação que ambas têm vindo a construir com a Feira Internacional de Arte Contemporânea.
Fundadas pelo curador e filantropo Elson Angélico, a MEXTO e a WAAU assumem papéis distintos no contexto da feira. A MEXTO participa pelo quinto ano consecutivo como patrocinadora oficial da ARCOlisboa, enquanto a WAAU, associação sem fins lucrativos dedicada à promoção da arte africana contemporânea, volta a integrar a programação cultural da edição deste ano.
A exposição apresentada pela WAAU propõe uma reflexão sobre perspetivas afro-atlânticas através de práticas artísticas contemporâneas marcadas pela memória, transformação e intercâmbio cultural. Desenvolvida em colaboração com a ABLAKASSA e a THIS IS NOT A WHITE CUBE, a apresentação reúne obras de Aristide Kouamé, Gonçalo Mabunda, Nelo Teixeira, Ricardo Piedade aka Blac Dwelle e Yvanovitch Mbaya.
Com recurso a diferentes linguagens visuais e abordagens materiais, os artistas exploram temas como identidade, pertença, resiliência e memória coletiva, propondo novas leituras sobre as narrativas culturais africanas e afrodescendentes contemporâneas.
Fragmentos da Chicala, 2021
Além da exposição, a WAAU integra também a programação paralela da ARCOlisboa com a mesa-redonda “Memória Decolonial e Educação Artística”, que terá lugar no dia 29 de maio. Moderada por Ana Balona de Oliveira, a conversa contará com a participação da artista Ângela Ferreira, de Amanda de la Garza, vice-diretora do Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, da curadora Cindy Sissokho e do curador Kwasi Ohene-Ayeh. A sessão propõe uma reflexão sobre os legados coloniais na educação artística e sobre a construção de narrativas mais plurais, inclusivas e representativas na arte contemporânea.
Através da sua ligação à ARCOlisboa e do apoio a projetos culturais e artísticos, como a WAAU, a MEXTO reforça o seu envolvimento com iniciativas que promovem o diálogo entre arte, arquitetura, cidade e comunidade.
“Continuamos a investir em iniciativas que aproximam arte, comunidade e cidade, promovendo experiências criativas com impacto cultural no espaço urbano. A participação na ARCOlisboa reforça a nossa missão de criar pontes entre artistas africanos, instituições culturais e públicos internacionais, promovendo uma maior visibilidade para práticas artísticas ainda sub-representadas nos circuitos tradicionais da arte contemporânea”, afirma Elson Angélico, fundador da MEXTO e da WAAU e membro do Comité de Honra da ARCOlisboa.
Num momento em que arte, arquitetura e lifestyle se cruzam de forma cada vez mais natural, a criação artística assume um papel cada vez mais relevante na forma como experienciamos os espaços, contribuindo para a valorização cultural e identitária de projetos urbanos e imobiliários.
Organizada pela IFEMA MADRID e pela Câmara Municipal de Lisboa, a ARCOlisboa, que decorre na Cordoaria Nacional, volta a transformar Lisboa num dos principais pontos de encontro da arte contemporânea europeia, reunindo galerias, artistas, colecionadores e profissionais do setor de diferentes partes do mundo.
A MEXTO é uma promotora imobiliária focada no desenvolvimento de projetos que combinam inovação, identidade e impacto urbano. Com uma abordagem orientada para a criação de espaços contemporâneos e sustentáveis, a MEXTO tem vindo a afirmar-se através de projetos que valorizam a ligação entre arquitetura, cidade e experiência humana.
Paralelamente à sua atividade principal no setor imobiliário, a MEXTO desenvolve iniciativas ligadas à cultura, criatividade e lifestyle, entendendo a arte e a cultura como elementos fundamentais na valorização dos espaços e na construção de comunidades mais dinâmicas e inspiradoras.
A WAAU é uma associação sem fins lucrativos fundada por Elson Angélico, dedicada à promoção da arte contemporânea africana e das suas diásporas. Através de exposições, conversas e projetos culturais, a associação cria plataformas de encontro entre artistas, curadores, instituições e públicos internacionais.
Com uma abordagem centrada na representatividade e no pensamento contemporâneo, a WAAU desenvolve iniciativas que cruzam arte, educação e comunidade, contribuindo para uma maior visibilidade de narrativas africanas e afrodescendentes no panorama cultural internacional.
PARA MAIS INFORMAÇÕES, CONTACTE:
LLYC Portugal | 21 923 97 00
Cristina Girão | cgirao@llyc.global
Francisca Rodrigues | frodrigues@llyc.global
Beatriz Freitas-Branco | beatriz.branco@llyc.global
