Les Trans Musicales prévoient une 42e édition masquée, assise et distanciée

O festival bretão é mantido numa versão adaptada aos novos protocolos de saúde. De 2 a 6 de Dezembro, 42 artistas e duas companhias de dança participarão nas festividades, metade do número habitual.

Marie-Pierra Kakoma, uma jovem prodígio belga à beira do pop e do rap, no palco Trans no ano passado. Damien MEYER / AFPMarie-Pierra Kakoma, uma jovem prodígio belga à beira do pop e do rap, no palco Trans no ano passado. Damien MEYER / AFP

O festival des Trans Musicales de Rennes revelou o programa da sua 42ª edição, que será “mascarado, sentado e distanciado” e organizado em locais mais pequenos devido à crise de saúde.

Leia mais: Les Trans Musicales illuminent Rennes

“Decidimos manter esta edição com uma arquitectura diferente e um protocolo sanitário adaptado a cada sala”, explicou Béatrice Macé, co-fundadora da Trans Musicales com Jean-Louis Brossard, num vídeo transmitido na Internet. O festival será realizado de 2 a 6 de Dezembro “a menos, claro, que a pandemia se desenvolva negativamente, o que nos obrigaria a cancelar, como muitos festivais infelizmente já experimentaram”, disse a Sra. Macé. “Não podíamos interromper a relação com artistas e festivaleiros sem testar a nossa capacidade de adaptação às circunstâncias”, acrescentou ela.

O programa inclui 42 grupos e duas companhias de dança participarão nesta edição, metade do que é habitual. Os espectáculos serão sentados, com um limite de 1.000 pessoas em cada sala, um lugar livre entre cada pessoa, reserva obrigatória e respeito pelas regras de distanciamento.Entre os artistas previstos estão a cantora-compositora italiana Andrea Laszlo de Simone, que marcou o ano com o seu sumptuoso álbum tingido de pop cósmico Immensità, e a jovem Crystal Murray, a nova estrela da alma francesa com apenas 18 anos de idade.

Reuniões e debates

O festival, que se realiza geralmente em grande parte nos salões do Parque Expo no aeroporto de Rennes, terá desta vez lugar em seis salões mais pequenos, em Rennes e arredores, das 15h às 3h da manhã. Uma série de reuniões e debates, “previstos como uma tentativa de obter uma compreensão global desta crise da Covid-19”, será também organizada, segundo a Sra. Macé.

Em 2019, a Trans Musicales de Rennes tinha atraído 56.000 pessoas, em comparação com 58.000 no ano anterior. No total, foram realizados 125 concertos por 84 grupos (contra 89 em 2018) e duas companhias de dança durante os cinco dias do festival, o que abriu o caminho para a cena musical.

 

Artigo publicado originalmente no jornal Le Figaro a 13/10/2020

14.10.2020 | par martalanca | Andrea Laszlo de Simone, Crystal Murray, dança, festival bretão, festival des Trans Musicales de Rennes, Marie-Pierra Kakoma