Isto Não é São Tomé - diários de viagem (Fotografia de Joana Areosa Feio)

“Isto Não é São Tomé – diários de viagem”, é o nome dado por Joana Areosa Feio,n.1977, natural de Lisboa e antropóloga de profissão, à série de fotografias por si seleccionadas -  entre tantas outras não escolhidas, entre tantas outras não tiradas - resultantes da sua última visita à ilha de São Tomé, em 2012.

São olhares pessoais, são impressões, momentos expostos e entrecruzados com excertos de diários de campo escritos algures nessa viagem, escolhas que obedecem à lógica da afinidade estética, não obedecendo a uma lógica de sistematização de cariz etnográfico. Estas são fotografias que gosta de recordar. A grafia é a dos afectos das suas memórias dos lugares, das roças aos mercados, dos quotidianos às poses para a câmara, dos retratos inventados às paisagens (ora floresta ora mar), da marginal, da praia e baías, dos domingos, dos outros dias da semana, dos lençóis brancos, das cores, das ruínas que são poemas, dos mortos e mortes, dos sofrimentos e muito mais, das vitórias, do dia-a-dia, dos risos e silêncios, das estórias sem fim, das nuances, das texturas, dos campos de futebol perto das nuvens, das resistências, dos afogamentos e pescarias, dos salvamentos, dos encontros, dos alguidares e das pedras, das memórias e mais memórias. Dos esquecimentos e das ausências.  Isto Não é São Tomé– diários de viagem são impressões que poderiam resultar de olhar outro lugar qualquer, mas isto é tão verdade como mentira.

21 Junho em Noite Temática de São Tomé e Principe

Programa18h 30m - Abertura da Exposição “Isto Não é São Tomé – diários de viagem”, de Joana Areosa Feio
20h 30m - Jantar tradicional de São Tomé e PrincipeEntrada: banana pão fritaPrato: Calulu de Galinha com arroz brancoSobremesa: Arroz doce de cocoSujeito a inscrição prévia. Contribuição solidária de 13 interculturas (jantar + concerto - não inclui bebidas)
22h -  Música ao vivo: Filipe SantoContribuição solidária de 3 interculturas (só concerto)
Marcações para os jantares por telefone ou e-mail, com a antecedência mínima de 24h. Lotação limitada.––––––––––––––––––––––Centro Interculturacidade

Travessa do Convento de Jesus, 16 A, 1200-126 Lisboa(próximo da Assembleia da República, na rua da Escola Passos Manuel)Tel.: 21 820 76 57info.interculturacidade@gmail.com

20.06.2013 | par martalanca | S. Tomé