Fundação Gulbenkian apoia artes performativas moçambicanas

Ele-Ela de Macário ToméEle-Ela de Macário ToméA Fundação Calouste Gulbenkian, através do Programa Gulbenkian Parcerias para o Desenvolvimento, apoia a CulturArte, um centro de desenvolvimento Moçambicano para as artes do espetáculo, em particular da dança contemporânea.

Este centro, fundado pelo bailarino e coreógrafo Panaibra Gabriel Canda, promove este ano uma ação de formação denominada “Dramaturgia e Coreografia” que tem como objetivo a profissionalização de artistas, agentes culturais e técnicos das artes do espetáculo de nacionalidade moçambicana.

A Fundação Calouste Gulbenkian reitera assim a parceria a esta organização, à semelhança do que aconteceu em 2013 com o apoio ao projeto Pamoja, que em língua swahili significa juntos. O projeto Pamoja é uma rede que une a CulturArte, os “Studios Kabako” em Kinsagani, na República Democrática do Congo e a Associação “1er Temps” em Dakar, no Senegal, que tem como objetivo responder à dificuldade que os artistas africanos têm em encontrar plataformas para criar e mostrar o seu trabalho, no âmbito da dança contemporânea, no continente africano.

1º Lab CulturArte1º Lab CulturArte

08.01.2014 | par martalanca | artes moçambicanas, fundação Gulbenkian