FÓRUM DO FUTURO 2019 Crossings/ Travessias I PORTO

Ocupação, apropriação, extração em debate a partir dos 500 anos da primeira circum-navegação de Fernão de Magalhães 3 a 9 de novembro | Porto

Todo o programa em: www.forumofthefuture.com

Com: Chimamanda Ngozi Adichie / Danny Glover / Vandana Shiva / Arthur Jafa / David Adjaye / Wu Tsang / Ralph Lemon / Kevin Beasley / Sônia Guajajara / Ernesto Neto / Coco Fusco / Eszter Salamon / Elizabeth A. Povinelli / Christina Sharpe / Naeem Mohaiemen / Fiesta Warinwa / Clémentine Deliss / Vivian Caccuri / Calixto Neto / Lafawndah / Crystallmess / Fred Moten

Curadoria de: Filipa Ramos, editora da art-agenda (e-flux) e curadora da secção de Filme da Art Basel Gareth Evans, programador cultural e curador de cinema da Whitechapel Gallery Guilherme Blanc, diretor para a Arte Contemporânea e Cinema da Ágora E.M. e diretor artístico do Fórum do Futuro John Akomfrah, escritor, cineasta e artista.

Locais: Rivoli · Galeria Municipal do Porto · Casa Da Música · Serralves · Cinema Trindade

As sessões do Fórum do Futuro irão refletir sobre os sistemas de domínio e de libertação de indivíduos bem como de outros seres do planeta cuja existência se encontra condicionada e ameaçada por forças e pressões externas.

Aberto a todos os públicos, o programa do Fórum do Futuro 2019 foi desenvolvido a partir dos conceitos de alteridade, apropriação e extração. Reunindo um grande número de figuras-chave da cultura e do pensamento dos nossos dias, nacionais e estrangeiras, a edição deste ano foi concebida por uma equipa de curadores com distintas práticas de investigação e produção cultural. 

Violência imposta a pessoas e à natureza, processos de subjugação e subalternidade, amor a causas e oposição a preconceitos, solidariedade entre povos e reposição de valores de justiça e dignidade: estas são algumas das questões centrais do Fórum do Futuro 2019, cujo programa nos coloca no centro de uma das lutas mais urgentes e vitais que o mundo, incluindo Portugal, trava no presente momento – ou deve travar. 

Sobre o Fórum do Futuro:

O Fórum do Futuro é um projeto anual de palestras e performance que convida pensadores de diferentes disciplinas e origens a refletirem sobre questões prementes às sociedades de hoje. Desde a primeira edição do projeto, que se realizou em 2014, o Porto tem promovido encontros dedicados à partilha e reflexão, que visam proporcionar entendimentos plurais sobre o mundo e as culturas contemporâneas, ajudando a perspetivar novos caminhos para o futuro. O Fórum do Futuro foi criado e é organizado pela Câmara Municipal do Porto, tem como curador principal Guilherme Blanc, Adjunto do Pelouro da Cultura, e conta com a Casa da Música, a Fundação de Serralves e o Teatro Nacional São João, como parceiros estratégicos.

17.10.2019 | par martalanca | Forum do Futuro